FUTEBOL ENTRE A CRUZ E A ESPADA (E mais nove notas)





Os clubes cada vez mais sentem a necessidade de voltarem a jogar. Não estão atrás de renda de bilheterias, mas precisam das chamadas rendas paralelas. Estas só virão quando a bola estiver rolando para valer. Talvez obtenham ajuda da galera de forma indireta, posto que todos estão cientes de que os jogos, pelo menos numa primeira etapa, serão como a maioria dos que têm acontecido na Europa ou no Rio de Janeiro, por exemplo. Sem público.

CONTRA E A FAVOR
Pessoas não inseridas diretamente no contexto, mas que amam o chamado esporte bretão, desaprovam o retorno imediato, achando que não há clima. Eu também. Mas não carrego sobre os ombros a responsabilidade de pagar jogadores, funcionários etc. O coronavírus realmente veio para atrapalhar o mundo. E como! Cada um sabe onde o calo lhe aperta, diz o ditado.

BAHIA NO PÁREO
A Bahia entrou em cena para sediar o que resta da Copa do Nordeste 2020. Clubes e federação estão se esforçando para tal. O prefeito de Salvador, Antônio Carlos Neto, é favorável, mas até um certo ponto. Não pretende alterar o calendário da saúde por lá.

CARGA PESADA
Os baianos reconhecem que Pernambuco leva vantagem, no momento, mas prometem apertar o cerco. Com todo o poder de fogo que possuem, irão até o último momento.

O CANTO DA SEREIA
O presidente do Náutico, Edno Melo ouviu a sereia cantar, através de um convite para concorrer a uma vaga de vereador no Recife. Não aceitou. Uma atitude sensata, pois a repercussão não seria tão favorável. Teria que deixar o barco alvirrubro, numa fase em que o Timbu, como os demais, precisa recuperar o tempo perdido com a terrível praga que nos assola. No futebol, Edno tem cem por cento de aprovação. Na política, quem sabe?

Edno Melo


VAI QUE É TUA, GIDEÃO
O goleiro Gideão é a mais nova aquisição do Central. Trata-se de um reforço valioso. Ele disse-me certa vez numa entrevista para a Clássico.Com, que ainda era adolescente, no Espírito Santo, e ficava encantado com o refrão criado por Galvão Bueno – “vai que é tua Taffarel.” Como não tinha essa habilidade toda para jogar na linha, envolveu-se com as defesas de Taffarel e abraçou a posição. É claro que Gideão está longe de querer se comparar ao atual treinador de goleiros da Seleção Brasileira.

Gideão (oGol)


QUE FASE A DO LEÃO...
Quem há uns dez anos esperava que o Sport, que parecia tão sólido, chegasse à situação dramática e humilhante em que se encontra? O presidente Milton Bivar, filho e irmão de presidente, está sentindo na pele o que é comandar uma nau praticamente à deriva, sem dinheiro, com contas a pagar e tendo que encarar a penhora de uma parte do seu patrimônio pela Justiça. Ninguém vai levar nada, a gente sabe, mas o Leão tem que chegar a um acordo com os homens da lei. E lembrar que Milton foi presidente na época da fartura, tendo, inclusive, conquistado a Copa do Brasil em 2008?

Milton Bivar (Reprodução internet)



EVALDO E RICARDO ROCHA
Na live com o campeão do mundo de 1994 Ricardo Rocha, o companheiro Evaldo Costa, que tem se dado muito bem nesse novo ramo de atividade jornalística, levou o ex-zagueiro a externar toda a sua pernambucanidade. Nota 10 para os dois. Para quem não sabe, o paraibano de nascimento, mas pernambucano de larga vivência Evaldo Costa começou sua gloriosa carreira jornalística, como cronista esportivo.

Evaldo e Ricardo identificam-se como tricolores


SÓ PARA LEMBRAR
Ricardo Rocha foi lançado no Campeonato Pernambucano pelo Santo Amaro, ele e Zé do Carmo. Eram do Santa Cruz e estavam emprestados para amadurecer. Recordemos a carreira do grande jogador, que tanto nos orgulhou: Santo Amaro, Santa Cruz, Guarani (SP), Sporting (POR), São Paulo, Real Madrid, Santos, Vasco, Fluminense, Newell’s Boys (ARG) e Flamengo.

NEY ANDRADE
Esta semana transcorreu mais um aniversário de Ney Andrade, nascido no Rio Grande do Norte, mas desde os anos 60 radicado em Salvador, onde é festejado pelos torcedores do Bahia, cuja camisa vestiu. Potiguar, depois de sido lançado pelo ABC, defendeu o Sport e o América em Pernambuco. Fez parte da lista inicial da Seleção Cacareco, que representou o Brasil no Sul-Americano Extra de Guayaquil-Equador (1959), mas uma lesão causou seu afastamento. 

Ney Andrade (Blog Bahêa  na Historia)


Lateral esquerdo, defendeu também o Fluminense carioca. Na excursão do Bahia à Europa, em 1960,  funcionou como ‘correspondente’ do Diario de Pernambuco. Mandava as notícias e aspectos interessantes da viagem, e Adonias de Moura, o editor, transformava em reportagens. Ney e o filho Elney curtem o Esquadrão de Aço com muito amor. Como foram muitos os cunoprimentos, ele fez um agradecimento geral, via internet.

NOVOS HÓSPEDES

As autoridades da saúde pública têm muito a fazer com esta crise causada pelo coronavírus, a gente sabe. Mas alguém pode dar uma olhada na Rua Petrolina, em Boa Viagem, na esquina onde funcionou o Recife Monte Hotel, antes Hotel Miramar. Há anos o estabelecimento não funciona mais.

Só que de uns tempos para cá, em vez de craques do futebol, voleibol etc., artistas e empresários, o velho prédio onde já funcionou um “cinco estrelas”, agora hospeda morcegos. Quando escurece, quem vem do supermercado Extra, da farmácia Pague Menos ou mesmo da caminhada pelo calçadão, precisa ter jogo de cintura para se livrar dos velozes e perigosos mamíferos voadores no seu ziguezague, em voos rasantes. Há quem prefira dar uma volta pela Conselheiro Aguiar para evitá-los. 





Comentários