NESSE GALETO NINGÚEM ENCOSTA



(Foto: Iiyernet)


Com os restaurantes fechados por causa do maldito coronavírus, o companheiro Amaury Veloso, que tem muita história para contar, lembra a figura de Barbosa (Severino). Gorducho, baixinho, foi supervisor do América e das equipes básicas do Sport. Eu o chamava de Buda, na brincadeira. Porém, ele era conhecido mesmo, como Biu Croinha. Nascido em Limoeiro, sofrendo de diabete, era, sobretudo um comilão. Morreu de um acidente. Vamos a dois casos contados por Amaury sobre seu apetite quase insaciável:

“O homem na gula não perdia para ninguém. E não tinha comida predileta. Ele queria era ver o prato cheio, mas cheio em certa altura. Fizemos uma viagem para Santa Cruz do Capibaribe, com o América. Eu, ele e meu filho Adaury. No Interior se come bem. Mas nem eu mesmo esperava pelo acontecido. No restaurante, pedi um filé. Adaury acompanhou e Barbosa também. Quando o almoço chegou eram três travessas. Só uma dava para os três. Eu e meu filho conseguimos comer a metade. Mas o conhecido supervisor foi diferente: papou o que veio para ele, e o que sobrou de nós, ele devorou. Insatisfeito, tomou 10 coca colas das pequenas, pediu um pudim e antes de sair do restaurante, pediu uma água mineral.

Deixamos o local e nos dirigimos para o estádio. Existia uma barraquinha vendendo doce de banana em calda. Ele não pensou no preço e comeu sem deixar nada.
Quando estava no Sport viajou para Caruaru ao lado do hoje diretor de Patrimônio Otávio Coutinho e de mais outro diretor. 

Ao chegar na Encruzilhada de São João, em Bezerros, resolveram almoçar. Barbosa, ao sair do carro, sentou na cadeira e pediu um galeto completo. Logo Coutinho e o companheiro chegam ao restaurante e sentam onde estava Barbosa. E eles pediram o cardápio para solicitar os pratos prediletos. Foi quando o funcionário disse: ‘Ele (Barbosa) já pediu o almoço para os três.’ Barbosa retrucou: ‘Para os três não, pedi para mim.’
E almoçou o galeto completo sob os olhares dos amigos, que ficaram sem acreditar.
Sem restaurante agora, como ele iria se virar?”  

Comentários

Postar um comentário