Irmãos Caldas, bons de bola e de passo

Sport, campeão de 1928 (Foto: Revista da Cidade/Fundaj)



Em 1928, o Sport agitava o futebol pernambucano ao contratar o uruguaio Carlos Viola, primeiro treinador a atuar profissionalmente em Pernambuco. O Leão foi logo levantando o Torneio-Início, repetindo o feito do ano anterior

Viola era uma novidade, e os treinos leoninos atraíam muita gente interessada em ver de perto o método de trabalho do técnico. O Sport sagrou-se campeão do ano, mas Viola não foi a única atração. No time rubro-negro jogavam o jovem Jubal, de 17 anos, e seus irmãos Péricles e Aluízio. Eram os Irmãos Caldas, que, além do futebol notabilizaram-se pela sua participação no carnaval de Olinda. Jubal foi durante vários anos presidente da Pitombeira dos Quatro Cantos.

Nesta foto, os nomes não estão necessariamente na ordem em que os jogadores aparecem, mas a equipe é a que fez a festa em 16/09/1928 após derrotar o Santa Cruz por 1x0, na Avenida Malaquias, gol de Aluízio, de pênalti. Vejamos: Né; Joãozinho e Alarcon; Ademar, Ary e Aureliano; Bulhões, Jubal, Péricles, Zezé e Aluízio.
Vale salientar que Aluízio era o pai de Ilo, conhecido entre os boleiros, como Ilo Doido, que também vestiu a camisa rubro-negra, isso nos anos 50/60.

Comentários