FUTEBOL E ESSA COISA TODA... Lenivaldo Aragão

 VÍRUS PERVERSO



A tal Convid 19 continua ceifando vidas. Segunda-feira (17) foi surpreendido com a morte do jornalista Beto Resende, que no começo da carreira formou na equipe esportiva do Jornal do Commercio, capitaneada por Sílvio Oliveira, que também já se fui, e na qual eu exercia a função de subeditor. Depois assumi a titularidade. Beto diversificou suas atividades jornalísticas e o perdi de vista.

Nesta quinta-feira (20), meus conterrâneos de Santa Cruz do Capibaribe foram abalados com o falecimento do empresário e político Fernando Aragão, meu parente.Ex-vereador da cidade, era muito querido e prestigiado. Foi fazer companhia aos irmãos Paulo, Lamartine, Dina e Uda, bem como aos pais Alcindo e Helena.

De Beto e Fernando guardo boas e eternas lembranças.


Fernando Aragão e o sobrinho neto Diogo Moraes com o governador Paulo Câmara (blog Edmar Lyra)

MAIS UM

Também registro a outra viagem sem retorno, que eu e outros amigos seus soubemos com muito atraso, pois ocorreu em abril. Refiro-me ao sociólogo, escritor e mini empresário Antônio Falcão, um boêmio que não bebia, como ele se definia. Nascido em Belo Jardim, criou-se em Caruaru e chegou a vestir a camisa do Rosarense, como juvenil, de acordo com o que informou diretamente de Salvador, seu contemporâneo Abdon Jordão, egresso de Cachoeirinha para a Capital do Agreste, de onde migrou para a Boa Terra. Toinho, como a turma mais íntima o tratava, me deu a honra de escrever o prefácio de um dos meus livros abordando o folclore do futebol, “Comigo ou Sem Migo”. Escreveu vários livros, inclusive sobre futebol, pelo qual era apaixonado.

BOLA 13

Daqui a dois meses, precisamente no dia 18 de outubro, terá início o Campeonato Pernambucano 2020 da Segunda Divisão, a chamada Série A2. Serão 13 clubes distribuídos nestes grupos:

A – Pesqueira, 1º de Maio (Petrolina), Sete de Setembro (Garanhuns) e Ypiranga (Santa Cruz do Capibaribe).

B – Centro Limoeirense, Ipojuca, Porto (Caruaru) e Timbaúba.

C – América (Recife), Cabense e Ferroviário (Cabo de Santo Agostinho), Íbis (Paulista) e Vera Cruz (Vitória de Santo Antão).

Jogadores até 23 anos, sendo, porém, permitida a presença de cinco em cada equipe, além dessa idade.

 

COMO VAI SER

Na primeira fase, jogos em ida e volta dentro de cada chave. Os dois melhores de cada grupo classificam-se para um hexagonal com partidas apenas de ida. Os dois que somarem mais pontos disputam a Série A1 em 2021. O primeiro colocado automaticamente será o campeão, e o segundo, o vice.

No hexagonal, o critério adotado para quem faz mais partidas em casa será a campanha na primeira fase.

 

DEPOIS DA LAPADA

O técnico Quique Setien não resistiu à goleada por 8 x 2 que o Barcelona levou do Bayern de Munique. Recebeu o bilhete azul e deve aproveitar o verão europeu para curar a ressaca, não obstante à pandemia do Covid-19.

BURRICE

Ival Saldanha, comentarista esportivo bissexto, sobre a indicação de Camutanga para a seleção da segunda rodada da Série B: “O que diria o técnico Roberto Fernandes agora?” Refere-se à reação do ex-treinador do Náutico, a uma jogada desmantelada do zagueiro. “Deixa de ser burro, Camutanga!” Parece que o conselho, na realidade um carão, foi ouvido pelo jogador.

CAMARAGIBE RECORDA MANGA

Nesta quinta-feira, 20 de agosto de 2020, o Guarany Esporte Clube, de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, está festejando seu centenário de fundação, o que ocorreu em 20/08/1920. Localizada na Rua Muniz Machado, 511, no tradicional bairro Vila da Fábrica, essa conhecida agremiação, militante do futebol amador de Pernambuco, tem as cores branca, vermelha e azul, sendo simbolizada, como não poderia deixar de ser, por um indígena. Por isso é carinhosamente chamada de Índio ou Cacique. O Guarany, nestes cem anos de atividades, tem participado das mais diversas competições, e os mais antigos lembram-se da sua rivalidade com outro time da cidade, chamado Peñarol. Um motivo de orgulho para os desportistas de Camaragibe é o fato de o célebre goleiro Manga, quando ainda estava dando os primeiros passos no futebol, ter vestido a camisa do tricolor da cidade, como mostra a foto cedida por Quinha do Guarany.

 

 

 

 

 

Comentários