Futebol & Essa Coisa Toda-LENIVALDO ARAGÃO

 SPORT ANIMADO EM SÃO JANUÁRIO



 

E mais: Neymar, Viradas, Zebras, Covid-19, Arbitragem


 

Há uma certa expectativa a respeito da exibição do Sport nesta quinta-feira (13) no Estádio de São Januário, no Rio. Jogo marcado para 20h. O Vasco da Gama, dono da casa, estreia no Brasileirão, com arquibancadas vazias, conforme o protocolo.

O primeiro jogo do Leão em seus domínios, contra o Ceará, mexeu mais com os nervos da galera, do que este. O Vovô acabara de sagrar-se campeão do Nordeste e é dirigido pelo ex-treinador rubro-negro, Guto Ferreira. O retrospecto do time da Ilha não era nada animador, culminando com a humilhante participação no Quadrangular do Rebaixamento, no Campeonato Pernambucano, de onde saiu – e não poderia ser o contrário – com distinção e louvor. Depois mostrou que a decantada garra persiste ao derrotar o alvinegro cearense.

 O ‘GARÇOM’ NEYMAR  

Futebol é mesmo uma ‘ciência’ sem lógica, haja vista a sensacional vitória do Paris Saint Germain sobre o Atalanta. Espetacular virada para 2x1, quando os italianos já festejavam o triunfo no Estádio da Luz, em Lisboa. Ao empatar, com um gol autenticamente brasileiro – o zagueiro Marquinhos balançou a rede após receber um valioso passe de Neymar – o time parisiense já se dava por satisfeito pelo direito de ir à prorrogação. O segundo tento, então, de Choupo Maling, novamente com a participação de Ney, significou a passagem para a semifinal da Liga dos Campeões. O PSG vai enfrentar o vencedor do duelo Leipzig, da Alemanha x Atlético de Madri.


DE LÁ PARA CÁ

A tal falta de lógica cruzou o Oceano Atlântico e pairou no Campeonato Brasileiro, espraiando-se pelo Sudeste. Vejamos: Atlético Goianiense 3 x 0 Flamengo e Atlético Mineiro 3 x 2 Corinthians. A equipe paulista levou uma estrondosa virada, depois de estar vencendo por 2x0.

BILHETE AZUL NOS AFLITOS

O Náutico está sendo notícia Brasil afora, não tanto pelo seu início desanimador na Série B do Brasileiro, com uma vitória fora (Avaí) e um empate em casa (Operário-PR). O que colocou o Timbu na mídia foi a dispensa do técnico Gilmar Dal Pozzo. Foi o primeiro a receber o ‘bilhete azul’ no Brasileirão 2020. Para mim, falhas individuais, e a lesão sofrida por Jean Carlos, o melhor jogador do time, agregada à intervenção cirúrgica a que Ronaldo Alves se submeteu, tiveram mais influência para a queda do treinador do que a badalada questão tática. O treinador tem que utilizar um sistema de jogo, aproveitando a habilidade dos jogadores, argumenta-se... Epa, falei em HABILIDADE!


A TAL COVID-19

A ex-gripezinha tem fustigado o futebol pelo mundo. O torcedor vai se acostumando com a televisão, porém, ver os estádios vazios, enquanto a bola corre lá dentro, deve ter o gosto de refresco de chuchu. Jogos têm sido adiados porque atletas são barrados no obrigatório exame antivírus. Por isso, já se questiona se não foi uma precipitação o reinício dos campeonatos?

APITO PERNAMBUCANO

Até que enfim apareceu um trio pernambucano na arbitragem da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogo CRB 1x0 Oeste, nesta quarta (12), foi apitado por Tiago Nascimento dos Santos, que teve coo assistentes, Francisco Chaves Bezerra Junior e John Andson Alves Ribeiro. Na primeira rodada da Série C tivemos um trio atuando em Manaus. Ainda espera-se a primeira indicação para a Série A.

Comentários