NORDESTE CONHECE SEU NOVO CAMPEÃO



O lateral Samuel Xavier está perto do título de campeão do Nordestão (Foto: O Povo)


Surgirá na noite desta terça-feira (4), o campeão da Copa do Nordeste 2020. O Bahia, depois de perder a primeira partida final por 3 x 1, procura dar a volta por cima sobre o Ceará do técnico Guto Ferreira, que só precisa empatar. O time da casa não terá o apoio de sua poderosa torcida, impedida de ir ao estádio por causa do coronavírus. Os dois já foram campeões do Nordestão. O Bahia em 2001/2002 e 2017; o Ceará em 2015.

A ZEBRA – Nos comentários antes das quartas de final da Copa do Nordeste, Bahia, Fortaleza e Ceará, pela ordem, eram considerados os favoritos para levantar a taça. O menos cotado está para dar a volta olímpica. Com a vantagem estabelecida no jogo de ida, o Vovô dificilmente deixará o título escapar. Mas, como dizia o célebre Vicente Matheus, “futebol e uma faca de dois legumes”. É aí que está a esperança dos torcedores do Bahia.

BICAMPEÃO  –  Se der a lógica, o futebol cearense, que atravessa um esplêndido momento, consagrar-se-á como bicampeão do torneio, uma vez que o certame do ano passado foi conquistado pelo Fortaleza, o arquirrival do Ceará..

TODAS AS VELAS – O que não faltará é vela acesa em encruzilhada e recôndito baianos. Dizia João Saldanha que “se mandinga ganhasse jogo, o Campeonato Baiano só terminava empatado”.  De qualquer forma, com vela ou sem vela, o Esquadrão ao longo de sua história tem protagonizado feitos, os mais extraordinários, como na primeira Taça Brasil, em 1959, quando atropelou o Vasco e o Santos, com Pelé e sua trupe, tendo se sagrado campeão. No Brasileiro de 1981 recebeu o Santa Cruz, que poderia perder até por quatro gols de diferença. O Bahia fez 5 x 0 e comeu de coco. Classificou-se para a fase seguinte e eliminou a Cobra Coral.

PITUAÇU – A realização do restinho do Nordestão 2020 em Salvador serviu para mostrar que, além da Fonte Nova e do Barradão, a capital baiana tem outro local apto a receber jogos oficiais. Trata-se do Estádio Metropolitano Governador Roberto Santos, inaugurado em 1979, no bairro Pituaçu. Comporta 32.157 espectadores e, como a Fonte Nova, pertence ao governo estadual.

APITO POTIGUAR – A arbitragem será do Rio Grande do Norte, incluindo o pessoal do VAR, lá na cabine. Dentro de campo estará Caio Max Augusto Vieira. Bandeirinhas também potiguares: Jean Marcio dos Santos e Flávio Gomes Barroca.

LÁ VEM ELE – O Ceará, como campeão ou vice-campeão do Nordeste, é o primeiro adversário do Sport na Série A do Brasileirão. Jogo programado para o próximo sábado (8), às 20h, na Ilha do Retiro. Será o reencontro do técnico Guto Ferreira, dispensado há pouco tempo pelo Rubro-Negro, com a torcida leonina. Certamente, na orla do gramado o que não faltará é abraço, ou melhor, cotovelada, entre Guto e seus ex-companheiros de comissão técnica e ex-pupilos.   

O OLHO DA TV JORNAL – O jogo interessa aos pernambucanos por se tratar de uma decisão regional importante e porque o Ceará vem aí para enfrentar o Sport. Mais uma vez, a TV Jornal estará em ação transmitindo a sensacional partida.

Comentários