Sopa de tutano

 


Em 1956, o Sport estava concentrado numa chácara em Aldeia, Camaragibe, município vizinho ao Recife. O Leão enfrentaria o Náutico. A torcida ainda demonstrava sua alegria pela conquista do título de 1955, ano do cinquentenário do clube. Gentil Cardoso, o célebre treinador que fez história no futebol brasileiro – “Deem-me Ademir, que eu lhes darei o campeonato”, disse certa vez aos dirigentes do Fluminense e cumpriu – já tinha saído, depois da conquista da taça no campeonato dos 50 anos. Ele havia trazido alguns jogadores, como Traçaia, Moreira, Gringo e Soca, que, pejorativamente foram chamados de “os bondes de Gentil”. Mas foi com a ajuda deles que o Sport levantou a taça. É daquela época a história, verdadeira ou não, de que o presidente do clube, o empresário e político Adelmar da Costa Carvalho, que dá seu nome ao Estádio da Ilha do Retiro, teria abordado o treinador,  no início da temporada, indagando a razão de ele ter contratado os jogadores que haviam sido solicitados e o time não vir acertando.

– É que está faltando entrosamento, meu presidente – foi a resposta de Gentil.

 – Diga onde é que está esse homem pra gente mandar buscá-lo urgentemente – teria replicado o cartola.

O Moço Preto, como Gentil gostava de ser chamado, já tinha ido embora, pois dificilmente passava mais de um ano num clube. O time rubro-negro era comandado pelo argentino Dante Bianchi e lutava por mais um bicampeonato, que terminou acontecendo. Na concentração, o diretor Otávio Santos, muito ligado aos jogadores, para dar mais sustança à equipe, preparou na véspera do Clássico dos Clássicos, uma sopa de tutano. A turma entrou de sola, pois segundo um dos comensais, o ex-lateral-esquerdo Pinheirense, que ainda está vivo para confirmar a história, a iguaria estava deliciosa.

Porém, houve um acidente de percurso. A apetitosa janta fez um verdadeiro estrago hepático em alguns jogadores, que, até mesmo momentos antes de o time entrar em campo, contorciam-se de cólica. Era o caso de Dedeco, Miguel, Diogo e do próprio Pinheirense. Mal podiam ficar em pé. E a sopa de tutano, preparada com a melhor das intenções, terminou fazendo efeito contrário.

 

Comentários