Timbuzada lamenta o tal golzinho no fim do jogo

(Temas: Náutico, Sport, Santa Cruz, Treze, Breno Calixto, Livro rubro-negro, Ricardo Rocha, Traçaia e Geroldo) 


Camutanga abriu o placar e festeja (Reprodução)

Nem tudo está perdido para o lado dos Aflitos, uma vez que há muita estrada a ser percorrida. Mas que o começo do Náutico nesta Série B 2020 é desanimador, não resta a menor dúvida. Três jogos, com dois empates em casa e uma derrota fora. A reabilitação, contra o CRB, estava praticamente garantida, mas o danado do Leo Gamalho apareceu para marcar aquele golzinho no fim do jogo, o que já virou um karma para os alvirrubros. O Timbu não foi sua excelência no jogo, mas o resultado terminou sendo um castigo, malgrado a reação do Galo da Pajuçara no desespero dos minutos finais. Salatiel tornou o ataque mais perigoso e se for mantido, precisa ser melhor acionado. Camutanga, não só pelo gol, esteve bem.

LEÃO DA BARRA – Com Gilson Kleina no lugar do rebaixado Gilmar Dal Pozzo, o Timbu sai para o segundo compromisso longe de seus pagos. Vai encarar o Vitória, quarta-feira (19), no Manoel Barradas, em Salvador, e não em Pituaçu, de triste lembrança para a timbuzada, pois foi lá a recente enxurrada (1x4) diante do Bahia. O Vitória vem de um empate por 3x3 com a Ponte Preta, em Campinas-SP, e está na quarta posição. O Náutico é o 15º colocado. O juiz será o conhecido catarinense Heber Roberto Lopes.

 E O LEÃO DA ILHA?

Entre os jogadores do Sport, a derrota de 2 x 0  para o Vasco, em São Januário, já é passado. Não há tempo para lamentações. Daqui a pouco, às 19h deste domingo (16), o time de Daniel Paulista estará novamente em campo, agora em Goiânia. No Estádio Pedro Ludovico vai encarar o Atlético Goianiense, que tem alguns jogadores que já vestiram sua camisa.  O Atlético é o 5º colocado, com 3 pontos, 1 jogo e 1 vitória; o Sport está em 9º, com os mesmos 3 pontos, 2 jogos, 1 vitória e 1 derrota. O rubro-negro goiano leva vantagem no saldo de gols, devido ao 3x0 com que premiou o Flamengo no meio da semana.

 SEM DESCANSO

O pessoal do Treze não tem tempo nem de respirar. O Galo da Borborema, que obteve neste sábado (15º), seu 16º título de campeão paraibano, em cima do arquirrival Campinense, já estará no Recife nesta terça-feira (18), enfrentando o Santa Cruz pela Série C do Brasileirão.

 BRENO CALIXTO – Ele mesmo. Aquele zagueiro cearense, que dentro da área transforma-se em ‘madeira de dar em doido’, é um dos novos campeões da Paraíba, ele que em 2018 ajudou o Náutico a tirar o pé da lama no Campeonato Pernambucano.


 EMBAIXADOR – O campeão do mundo Ricardo Rocha merece ser chamado de Embaixador do Futebol Pernambucano. Ele muito nos honra, prestigiando Pernambuco nas suas incursões pelos caminhos da mídia nacional. Independentemente de suas ligações com o Santa Cruz, que o projetou, Ricardo é um defensor intransigente das nossas equipes nos tradicionais debates de rádio e televisão.

MEMÓRIA RUBRO-NEGRA

O competente jornalista Beto Lago está empenhado em escrever um livro contando a história do Sport. Bela iniciativa. Sempre há algo especial para ser mostrado, principalmente à turma nova.

POR FALAR NISSO...

Lembro-me de certa tarde em que fui à Ilha do Retiro fazer uma reportagem com Traçaia, para o Diario de Pernambuco. O ponta-direita morava numa dependência do estádio, no primeiro andar, no lado das cadeiras. Na época, os times só treinavam uma vez por dia, e o Sport já havia se exercitado pela manhã. Quem estava ocupando o campo era o América. Pouco depois,  chega ao ‘apartamento’ de Traçaia, o lateral Geroldo, do Alviverde. A cerveja comeu no centro. 


De vez em quando um empregado do clube era acionado para ir buscar algumas garrafas do ‘precioso líquido’, com pedaços de gelo, uma vez que Traçaia não tinha refrigerador, como se dizia. Eu, que nunca recuso um convite, para não decepcionar os amigos, só não entrei na esbórnia porque precisava correr para escrever a matéria. Mas saí com muita pena, confesso. Pela cerva e pelo papo...   

Comentários