IVAN BRONDI, ETERNO ÍDOLO ALVIRRUBRO



Lenivaldo Aragão


 

O time do Hexa: Valter, Fernando Matias, Ivan Limeira, Gena, Jardel e Toinho; agachados:Miruca, Ramos, Nino, Ivan e Lala. Depois entraram Rato e Ede. (Foto: CNC)

Nesta quarta-feira, 7/10/2020, o dentista Ivan Brondi de Carvalho, paulista de Santa Cruz do Rio Pardo, que a longa vivência entre nós, transformou num recifense dos mais autênticos, esteve comemorando seus 79 anos de vida. Trata-se de Ivan, o valoroso capitão da equipe do Náutico na vitoriosa campanha do hexacampeonato e noutras jornadas, na maioria das vezes coroadas de sucesso; noutras ocasiões nem tanto, como costuma acontecer no futebol.

Em rodas de amigos em que estou presente, Ivan, que, como a turma de sua época me trata por Berascochea – nome de um ex-jogador uruguaio que atuou no Brasil e depois virou técnico, tendo dirigido o Central de Caruaru – lembra que fui o primeiro repórter com quem travou conhecimento na sua chegada ao Recife.

Realmente, numa noite de 1963, estávamos no antigo Aeroporto dos Guararapes, eu o técnico Alfredo Gonzalez e o centroavante China, que os jogadores apelidaram de Bode. Esperávamos um jovem ex-juvenil do Palmeiras, a respeito do qual o treinador dizia maravilhas.

No Parque Antártica, o argentino Gonzalez tinha muitas amizades por ter jogado e trabalhado no clube. O garoto veio para desabrochar em Pernambuco e, naturalmente, voltar para o Palmeiras. Ficou definitivamente.

Mesmo ainda sendo verde, trazia a experiência de ter passado pela seleção olímpica, isso na Olimpíada de Roma, em 1960.

 POLÊMICA

Chegou aos Aflitos, como meia armador, fazendo a ala esquerda com Rinaldo, pernambucano egresso do Treze, de Campina Grande. Gonzalez resolveu inverter as posições e teve que lutar para convencê-los a aceitar sua ideia. Disse a Rinaldo que o futebol brasileiro estava carente de ponta esquerda e que, fatalmente, ele chegaria à Seleção. Acertou em cheio. Ivan chegou a pensar a retornar a São Paulo. Todavia, aceitou as ponderações do treinador, que conhecia de perto.

A grande equipe alvirrubra estava nascendo, com Lula Monstrinho – substituiu o notável Waldemar – os irmãos Bita e Nado, Nino, Lala, China, Salomão e outros que foram chegando.

RECORDISTA

Na primeira parte de o “Náutico-Retrospecto de Todos os Jogos” – 1909 a 1969 – de Carlos Celso Cordeiro e Luciano Guedes Cordeiro, o nome de Ivan aparece pela primeira vez numa escalação do Timbu, num amistoso de portões abertos. Era o Primeiro de Maio de 1963. Tal jogo com entrada grátis no Dia do Trabalhador fazia parte do calendário do futebol pernambucano. O Governo e a indústria pagavam aos clubes. O estádio enchia. Quando não era um clássico local, havia um time de fora enfrentando uma das nossas principais equipes.

Em 1/5/1963 jogaram Náutico e Santa Cruz, na Ilha do Retiro. Vitória tricolor por 3 x 2. Os gols dos alvirrubros foram assinalados por China. Arbitragem do também iniciante Louralber Monteiro, cearense, na época radicado no Recife. O time alvirrubro foi este:  Waldemar; Paulinho, Zé Luís, Gilson e Evandro; Salomão e Ivan; Nado, Bita, China e Rinaldo.  

A história desse paulista pernambucano é vasta e vitoriosa. Ele foi um dos seis jogadores que participaram dos seis campeonatos do Hexa – os demais foram Lula Monstrinho, Clóvis e Lala.

Presente em 125 das 140 partidas do hexacampeonato, ele foi o que mais atuou em toda a campanha.

Fora de campo, Ivan foi um dos iniciadores do que hoje é o Centro de Treinamento Wilson Campos. Ultimamente teve uma experiência para um cargo para o qual não estava preparado, que foi a presidência do clube. Era vice e substituiu o titular Marcos Freitas.

A torcida o Clube Náutico Capibaribe reconhece a importância de Ivan, uma pessoa humilde e de fino trato, na caminhada do centenário clube dos Aflitos.

Comentários