O ADEUS A GENARO

 Lucídio José de Oliveira, em 24/10/2020


 


Leio com pesar a notícia publicada ontem à noite pelo amigo e colega Djalma Agripino: “Faleceu nessa madrugada FRANCISCO GENÁRIO SALES, professor de cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco”.


Genaro embarcando com o Náutico para a excursão à Europa em 1953. Em pé, Palmeira (técnico), Marcos, Vicente, Lula, Ivanildo, o presidente Eládio de Barros Carvalho, que não viajou, Genaro, Alheiros, Gilberto, Wilton e Ivson; agachados, Manuelzinho, Hélio Mota, Alcidésio, Irani, Djalma, Dico, Caiçara e o jornalista Hélio Pino  

Genaro, sem o i, como ficou conhecido no futebol, era cearense de Aquiraz, cidade do litoral, próxima de Fortaleza. Fomos contemporâneos na faculdade do Derby. Trabalhamos juntos no serviço público. Chegou ao Recife em 1951 para estudar medicina, assinando na época contrato profissional com o Náutico. Sem alcançar jamais a titularidade no time, vez ou outra participava de jogos como lateral esquerdo, substituindo Jaminho ou mais raramente em outra posição na defesa. Foi campeão com o Náutico em seu primeiro ano nos Aflitos. E em 1953, na excursão do time à Europa, teve a sua grande oportunidade de servir ao clube.

Nem tanto participando dos jogos (como reserva entrou no correr de uma ou outra partida), mas por se tratar de um estudante de medicina, e como não havia médico na delegação, era Genaro quem cuidava da saúde do grupo. Além do que, sua condição de estudante universitário, com algum conhecimento de francês dos preparativos para o vestibular, foi bem aproveitada durante a estada do time na Europa. Ouvi de Genaro muita história interessante dessa aventura como intérprete dos companheiros nas saídas em grupos depois dos jogos nas cidades da França e da Alemanha.

Comentários