GORRO, ÓCULOS E TOALHA


 

Em 1919, a equipe do Botafogo excursionou ao Recife. O jogador que mais atenção despertou entre os cariocas foi o zagueiro Osny Werner. Ele sofria da vista e jogava de óculos. Logicamente, isso despertava curiosidade e servia de comentário entre os torcedores. Todavia, o exotismo demonstrado por Osny Werner não parava aí. É que o zagueiro botafoguense usava uma toalha presa ao ombro, com a qual enxugava o rosto constantemente. Além disso, levava um casquete, ou gorro, à cabeça.

Esse jogador era paulista, tendo figurado na seleção de seu Estado. Foi contratado pelo alvinegro de General Severiano em 1916. Também defendeu a Seleção Brasileira. Mais tarde seria definido pelo célebre escritor Nelson Rodrigues, pernambucano radicado e consagrado no Rio de Janeiro, como um jogador que “varava o campo como um centauro de cobertor”.

Osny Augusto Werner nasceu em 11/10/1894 e morreu em 14/05/1971. Jogou no Glorioso entre 1916 e 1919, tendo realizado 70 partidas. Jogou uma vez pela Seleção Brasileira, em 18/07/1916, contra o Uruguai, em Montevidéu. Além de jogar, também atuava como árbitro.

 




 

Comentários