RETA FINAL NA BUSCA DO ACESSO Á SÉRIE A1 PE

 

 

(Foto: Zazzie.com.br)

  

São cinco rodadas decisivas. Delas sairão os dois novos integrantes da Série A 1 do Campeonato Pernambucano em 2021. Das 13 equipes que começaram a disputa da Série A 2 sobraram seis, que se envolverão num torneio hexagonal com jogos apenas de ida, a partir desta quarta-feira (25). O campeão e o vice-campeão estarão no chamado grupo de elite, ano que vem. Ninguém entra com vantagem, todos começam com zero ponto.

Os seis clubes que se classificaram e que já participaram da divisão principal de Pernambuco noutras ocasiões, foram:

Grupo A

VERA CRUZ FUTEBOL CLUBE – Fundado em 3 de fevereiro de 1960, em Vitória de Santo Antão, no dia 3/2/1960. Está com 60 anos. Tem um galo como símbolo e suas cores são o preto, o vermelho e o branco.



ÍBIS SPORT CLUB – Fundado em 15/11/1938, no Recife, tem 82 anos. Idealizado por empregados de uma indústria tecelã – Tecelagem de Seda e Algodão de Pernambuco (TSAP) – tem como símbolo um íbis. Esta ave, de penas negras, segundo a mitologia grega, protegia as plantações, de onde saíam os produtos que originavam os tecidos. O Íbis, por esse motivo, é chamado de Pássaro Preto. Suas cores são o vermelho e o preto.


 


Grupo B

CENTRO LIMOEIRENSE DE FUTEBOL – Fundado em 15/9/1913, em Limoeiro. Com 117 anos, é o mais antigo do sexteto. Por esta razão foi o primeiro do grupo a participar do Campeonato Pernambucano, o que aconteceu em 1963. Alvirrubro, tem um dragão como símbolo.



CLUBE ATLÉTICO DO PORTO – Fundado em 30/7/1993, na Rua Porto Alegre – daí o nome – em Caruaru. Tem 27 anos. Suas cores são o preto, o branco e o azul. É simbolizado por um gavião, ave carnívora abundante no Agreste, onde o Porto está sediado. Por isso tem a alcunha de Gavião do Agreste.



 Grupo C

SETE DE SETEMBRO FUTEBOL CLUBE – Fundado em 7/9/1950, em Garanhuns, está com 70 anos. É representado por um lobo-guará, animal escolhido para figurar na nova cédula brasileira de 200 reais. As cores do representante garanhuense são o verde e o branco.


SOCIEDADE ESPORTIVA YPIRANGA FUTEBOL CLUBE – Fundado em 3/8/1938, em Santa Cruz do Capibaribe, tem 82 anos de atividades. Cores: azul e branco. Seu símbolo é uma máquina de costura, que retrata o forte pendor da cidade para a indústria de confecções, surgida rusticamente nos anos 50 do século passado, com o que inicialmente era chamado de retalho, passando depois para a sulanca.



 

PRIMEIRA RODADA

Quarta-feira, 25 de novembro

Vera Cruz x Sete de Setembro

Arena de Pernambuco, São Lourenço da Mata, 15h

Íbis x Porto-transmissão pela FPF-PE TV

Estádio Ademir Cunha, Paulista, 15h

Centro Limoeirense x Ypiranga

Estádio José Vareda, Limoeiro, 15h

Comentários