FUTEBOL & ESSA COISA TODA-Lenivaldo Aragão

 DUELO DE LÍDERES NA ARENA



A Arena de Pernambuco, enquanto espera o clássico Brasil x Argentina em 30 de março, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo 2022, tem recebido muito jogo que não está à altura de seu porte. Nesta quarta-feira (9) abre-se uma exceção com Vera Cruz x Centro Limoeirense, às 15h. Os dois estão à frente no Hexagonal da Série A 2. O vice-líder Vera Cruz recebe o líder Centro Limoeirense, pela terceira das seis rodadas. Ambos têm 6 pontos, porém, os limoeirenses levam a melhor no saldo de gol: 3 x 2. Para quem quiser conferir, a FPF-PE TV vai transmitir.





PINTANDO O SETE

É isso o que o Sete de Setembro (3º/6) pretende fazer com o Íbis (4º/4), no Ademir Cunha, em Paulista. Esse jogo promete. O time de Garanhuns tem os mesmos 6 pontos de Centro e Vera Cruz, mas perde  no saldo de gol. O Íbis precisa vencer para voltar a sonhar com o acesso à Série A 1. Veja o jogo pela FPF-PE TV. Também às 15h.

SULANCA

Em Caruaru, no Antônio Inácio de Souza, antigo campo do Vera Cruz, Porto (5º/3) e Ypiranga (6º/1), estarão frente à frente. O time de Santa Cruz do Capibaribe dispensou seu treinador, Zé Roberto, em meio à campanha. Matematicamente, têm chances, mas dependem de outros resultados também.  As duas cidades fazem parte do Polo da Sulanca, que teve seu início em Santa Cruz, na década 50 do século passado.

SAL GROSSO

A televisão mostrou claramente uma pessoa da comissão técnica do Cruzeiro, jogando pedras de sal grosso no gramado do Mineirão, para tirar a inhaca antes da goleada da Raposa sobre o Brasil/RS por 4x1.

VEM DE LONGE

Décadas atrás, o futebol pernambucano abrigou mais de uma vez, um mineiro que tinha esta e outras crendices. Falo de Davi Ferreira, o popular Duque. Durante um campeonato, ele usava a mesma camisa surrada, do primeiro ao último jogo, calçando meias de cores diferentes, uma da outra. E participava de muitos rituais na própria concentração, fosse do Náutico, Santa Cruz ou Sport.

Duque

SAL-GEMA

Depois da goleada sobre o Brasil, certamente vai faltar sal grosso em Belo Horizonte. Aliás, deve ter faltado nesta terça (8), mas no Rei Pelé, onde a Raposa não passou de sofrido 0 x 0 com o CRB. Acontece que Maceió repousa sobre um grande lençol de sal-gema, que não tem os poderes mágicos do sal grosso.

DANIEL PAULISTA

Como a sustentabilidade dos técnicos de futebol no Brasil é coisa rara, Daniel Paulista não deve ter dormido bem, de ontem para hoje, depois do 5 x 1 que seu Confiança levou do CSA, em Aracaju. Quando ainda perdia por 3 x 1, o alvirrubro alagoano carimbou a trave duas vezes.

 DIEGO SILVA

O Retrô ficou fora do Hexagonal que indicará os dois times a subir da Série A2 para a Série A1 de 2021. Nem por isso está acomodado. Pelo contrário, já procura se fortalecer para a próxima temporada, haja vista a contratação do zagueiro Diego Silva, ex-Náutico.

Diego Silva 


CHAFURDO

Nota-se uma acentuada ousadia dos jogadores, querendo interferir na arbitragem. Cobram de maneira acintosa a marcação de faltas e até a aplicação de cartão. Com isso passam o jogo todo chafurdando o pobre do juiz. É irritante para o espectador, imagine para a vítima. Na realidade, a turma do apito está dando moleza nisso aí. É preciso coibir.

COTOVELO

Como a cotovelada está em evidência, substituindo o abraço por causa da pandemia, é utilizada exaustivamente dentro de campo, não como um ato social. Numa disputa mano a mano, quero dizer cotovelo a cotovelo, os ‘gladiadores’ já entram armados, muitas vezes atingindo o rosto do adversário. Deveria haver mais austeridade para tolher essa ação antidesportiva.



BOLEIROS

A tradicional festa reunindo anualmente a turma que já jogou bola profissionalmente, está cancelada este ano. Motivo: coronavírus. Uma pena. Vem gente até de outro Estado, como o cearense Facó, campeão de 1969 com o Santa Cruz, que está sempre presente.

HORA DO ADEUS

Está chegando para 12 dos 20 times que participam do Campeonato Brasileiro Sub-20, entre os quais estão o Sport e o Ceará, que se enfrentam às 15h desta quarta-feira (9), na Ilha do Retiro, pela penúltima rodada da primeira fase. O Sport é o 13º, com 20 pontos. E o Ceará: 18º/16. O rubro-negro pernambucano ainda enfrentará o Grêmio, em Porto Alegre, na despedida. Classificam-se para a segunda fase os oito primeiros colocados, que atualmente são:

1º) Atlético MG-35 pontos

2º) Athletico PR-34

3º) Corinthians-31

4º) Fluminense-31

5º) São Paulo-28

6º) Flamengo-27

7º) Grêmio-17

8º) Vitória, 27

LEÃOZINHO

No Estádio do Café, em Londrina-PR, o Sport faz nesta quarta (9) o jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil Sub-17. O adversário é o Londrina, e a chance de passar para a próxima etapa é boa, uma vez que na ida o Leãozinho venceu por 2 x 0.

TIMBUZINHO

Trata-se da Copa do Nordeste Sub-20, que começa nessa sexta-feira 11, com jogos na Arena, Ademir Cunha, Aflitos, Arruda e Ilha do Retiro. Todos os jogos em Pernambuco. É uma pena que, com a pandemia, o torcedor não possa apreciar.

TRIO EM AÇÃO

O chamado Trio de Ferro estará presente, uma vez que Santa Cruz e Sport entraram por classificação técnica. Já o Timbu obteve a vaga numa disputa com o Ferroviário do

Ceará. Venceu por 2 x 0.

TOMOU DORIL

O médico Maeterling Rego Mendes, cuja vida está diretamente ligada ao América de Natal, produziu mais um livro sobre o alvirrubro potiguar. Há tempo ele botou um no Correio destinado a mim. Todavia, com a desordem provocada pela pandemia, a obra nunca chegou ao seu destino. Dei muitas gargalhadas com o primeiro, Na Boca do Túnel, e vez por outra público uma de suas hilariantes histórias. Estou ansioso pelo segundo.

TRADIÇÃO FAMILIAR

A turma mais antiga certamente ainda se lembra de Ney Andrade, um lateral esquerdo vindo do ABC, que defendeu o Sport e o América, tendo se mandado para Salvador, onde vestiu a camisa do Esporte Clube Bahia e tornou-se um apaixonado torcedor do Esquadrão de Aço. Transferiu a paixão para os filhos. Elney Pitangueira de Andrade participa ativamente da vida do clube, sendo, inclusive, ligado ao remo da Boa Terra. Sua irmã Eliney tem a mesma devoção ao Bahia e está disputando uma vaga no Conselho Deliberativo do clube, cujas eleições serão neste sábado (12). Há tempos, o casal de filhos de Ney Andrade vem fazendo uma campanha intensa..



 

Comentários