Sete de Setembro traz Garanhuns de volta ao Estadual

 

 

O Guará do Agreste encontrará um campeonato diferente (Thomas Davelly/Divulgação)


 

 A volta do Sete de Setembro ao cenário estadual, apesar da época atípica, agitou Garanhuns. Junto com o Vera Cruz de Vitória de Santo Antão, campeão da Série A2 2020, o Guará do Agreste, na condição de vice-campeão, está novamente na elite.

Clube de tradição, fundado em 7/9/1950, tendo, portanto, 72 anos de atividades, o alviverde da chamada Suíça Pernambucana, já participou do Estadual em outras oportunidades, nas duas divisões, tendo sido campeão da A2 em 1992.

É uma pena que o Campeonato Pernambucano já não tenha o fulgor de outrora, quando os jogos dos grandes no Interior faziam a cidade anfitriã viver dias de festa. Agora, o torcedor interiorano nem sempre pode contar com a visita de Náutico, Santa Cruz e Sport, o tripé que por aqui se convencionou chamar de Trio de Ferro, como os paranaenses tratavam em décadas já longínquas, a tríade formada por Athletico, Coritiba e o extinto Colorado.

Numa entrevista concedida há pouco tempo ao Diário de Pernambuco, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, informou que só dispunha de oito datas para realizar o certame de 2021. A queixa é extensiva a outros Estados, uma vez que se trata de uma injunção da CBF para poder adaptar o futebol nacional ao calendário Fifa.

Sinceramente, um campeonato com oito rodadas não passa de um torneio, desestimulando os clubes e dando asas aos que defendem a cada ano a extinção dos Estaduais.

Faz até lembrar a ingenuidade do célebre Garrincha, na Suécia, em 1958, ao descobrir que a Copa do Mundo não tinha returno, e que um país enfrentava o outro apenas uma vez.

No caso do Sete e do Vera Cruz, que batalharam intensamente para voltar à divisão principal, prevendo dias melhores, o acesso tem seu lado benéfico porque os coloca em evidência, porém traz um quê de frustração ao se fazer a comparação com os campeonatos de outros tempos.

Atualmente, os certames estaduais caminham tropegamente, mas num país de dimensões continentais, como o nosso, têm a sua importância no tocante à preservação dos valores regionais, apesar dos percalços.

Por outro lado, a  possibilidade de participação em alguma das divisões do Campeonato Brasileiro cria outra motivação.

Comentários

Postar um comentário