TEM BONITENSE NA PARADA!

Lucídio José de Oliveira





A postagem do mestre Roberto (Vieira) no Face me chamou a atenção. A notícia é do meu tempo, foi naquele ano de 1948 que comecei a ver jogo a ver jogo no Recife. Vi dois jogos do Bahia naquela temporada. Contra o Náutico (2x2), nos Aflitos, no domingo 26 de setembro, e contra o Sport, na Ilha, uma semana depois. O Bahia havia derrotado antes o Íbis e no meio da semana, o América. Era o “Esquadrão de Aço”, treinado por Dante Bianchi. Tinha Leça e Pedrinho, campeões pelo América em 44, e a famosa ala esquerda do ataque, Velau e Isaltino, depois jogadores do Flamengo e Botafogo, respectivamente.

Mas o que chamou a atenção foi a foto do time do Íbis. Fui confirmar a escalação do time na coleção do Diario de Pernambuco na Webb. Três jogadores da foto, velhos conhecidos meus daquele tempo: Amaro China, lateral esquerdo, campeão pelo Náutico em 1945, é o cabeludo da fila de trás, bem no meio da foto. Está com o braço direito apoiado em Toinho, meia direita, irmão de Amaury ao lado de quem jogou no Santa Cruz. Os dois nascidos aqui em Bonito, registrados, porém, na cidade vizinha de Bezerros...

O terceiro jogador por mim identificado é Plínio, ponta direita, também campeão pelo Náutico em 45; é o bigodudo veterano, agachado na extrema esquerda da foto. Bons tempos!

Comentários