FUTEBOL & ESSA COISA TODA-Lenivaldo Aragão

 

O Santa Cruz fez a sua parte, mas não conseguiu o acesso (Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)


 

O Santinha mais um ano nas trevas

 



O Leão e o Timbu continuam na luta

 

 

Sport e Náutico ainda se debatendo contra a ameaça de queda – para as Séries B e C respectivamente – e o Santa Cruz amargando a triste realidade de mais uma temporada na C, a terceira divisão nacional. Este o panorama do futebol pernambucano após o fim de semana, cujos resultados foram Fluminense 1x0 Sport (A), Ponte Preta 0x2 Náutico (B) e Santa Cruz 3x1 Brusque (C).

DESILUSÃO

Com o Santa Cruz vencendo o Brusque, no Arruda, e o empate por 0 x 0 sendo mantido até os 30 minutos do segundo tempo de Ituense x Vila Nova, o acesso do Santinha parecia assegurado. Mas o Vila terminou encontrando o caminho do gol e fazendo o Tricolor morrer na praia para a tristeza de sua imensa torcida.

VANDALISMO

É inconcebível que torcedores moleques reajam a um resultado adverso, num jogo ou num campeonato, querendo destruir o patrimônio do clube. Isso chegou a ser ensaiado ontem, no Arruda, em cujas cercanias muita gente se aglomerou, na impossibilidade de entrar no estádio. Ainda bem que a Polícia Militar, que estava a postos, evitou que os vândalos dessem vazão a seu instinto destrutivo.

REFLEXO NAS URNAS

É possível que o fracasso na nova tentativa de voltar à Série B seja retratado nas eleições do Santa Cruz, que estão para se realizar. A oposição trabalha amiúde para reunir forças capazes de defenestrar o grupo que há muito tempo vem dando as cartas na Cobra Coral. É bom salientar, entretanto, que a situação sabe o caminho das pedras.

SEM CLIMA

No dia 3 de fevereiro, o Santa Cruz completará 107 anos de fundado, porém, festa que é bom, nada. Além da pandemia da Covid-19, não há clima para comemoração, penso eu.

PAIXÃO DUPLA

Depois de muito tempo, tive o prazer de cumprimentar, ligeiramente e a distância, o amigo caruaruense Junancy Galvão, duplamente apaixonado – pelo Central e pelo Náutico. A pandemia transformou-o quase num ermitão, não fosse a dedicação com que é tratado pela esposa, a professora de jornalismo, aposentada, Lúcia Noya.

AS DÚVIDAS DO VAR

A aplicação do tira dúvidas no futebol – leia-se VAR –, que a Fifa levou um tempão para aprovar, parecia ser o meio adequado para acabar com as polêmicas causadas por lances de jogo. Não foi. Antes condenava-se o juiz; agora, o VAR também está na roda. E as discussões continuam. A respeito da expulsão de Jorge Tavares, do Sport, contra o Fluminense, ouvi um ex-árbitro e um ex-delegado de jogo. O primeiro considerou errada a aplicação do cartão vermelho; o segundo aprovou. Estou com o antigo árbitro.

CONFINADO

Por falar em árbitro, como a escola de arbitragem da FPF não está funcionando por causa da pandemia, seu diretor, Sebastião Rufino, só pode ser encontrado em Bom Jardim, ou na fazenda que possui nas imediações de sua cidade natal. Coronel Rufino só vem ao Recife por extrema necessidade.

FUTEBOL É DETALHE

É isso o que dizem os jogadores, com alguma razão. Foi um escorregão que fez com que Anderson levasse o primeiro gol no jogo em que o Náutico perdeu para a Ponte Preta por 2 x 0, em Campinas.

AJUDA BAIANA

O Timbu não voltou para a zona de rebaixamento porque o Vitória não conseguiu passar pela Chapecoense, ficando no empate sem gol, no Barradão. Com 39 pontos, o rubro-negro baiano abre o Z 4, seguido pelo Paraná (18º / 36), Botafogo-SP (19º / 34) e Oeste (20º / 26). O Náutico é o primeiro fora do pelotão da morte, com os mesmos 39 pontos do Vitória. O Alvirrubro está à frente do Leão da Barra por ter uma vitória a mais.

 LANTERNA

Depois da lapada em Campinas, o Náutico prepara-se para receber o lanterna Oeste, quarta-feira, às 19h15. É preciso estar atento, pois o time de Barueri começou a botar as unhas de fora nesta parte final da Série B 2020.

 VENDO ESTRELAS

Sem querer fazer trocadilho, esta é a verdadeira situação do Cruzeiro. Tido como um dos clubes mais poderosos do Brasil, passa por uma situação muito difícil. No tempo do discriminatório Clube dos Treze, um time da Primeira Divisão ao cair para a Segunda, já se sabia que só passaria um ano. Em superioridade econômica diante dos concorrentes, tinha condições de formar uma equipe de arromba. Quem ousaria pensar que o clube estrelado passaria dois anos seguidos na Série B? É o que vai acontecer.

LEÃO AINDA FORA

O Sport, depois de enfrentar o Fluminense, volta a jogar fora de casa. Quinta-feira (21) visita o Corinthians, às 21h, em São Paulo. Se repetir o futebol apresentado contra o tricolor carioca, pelo menos enquanto esteve completo, tem condições de encarar o Timão.

 

A TRÊS CASAS DO Z 4

O Sport, apesar da derrota para o Fluminense, mantém-se três posições à frente do Bahia, que abre a zona de rebaixamento da Série A. Em 14º lugar, tem os mesmos 32 pontos de Vasco (15º) e Fortaleza (16º), levando vantagem nos itens de desempate. O Z 4 conta com:

17º ) Bahia, 29

18º) Goiás, 26

19º) Coritiba, 25

20º) Botafogo, 23

AS TIMBUZETES

Fazia doze anos que a equipe feminina do Náutico só fazia apanhar do Sport. É verdade que não jogaram tantas vezes, mas o retrospecto chateava as jogadoras alvirrubras. Mas, como araruta tem seu dia de mingau, chegou a vez. Foi sábado (17). Pelo Campeonato Pernambucano Feminino, no Ademir Cunha, Sport 2 x 3 Náutico. Os gols foram de Nadine (2) e Débora (Nau); Amanda Leite e Bicé (Spo).



 

MENINOS DO LEÃO

Também sábado (17), o Sport brilhou com vitórias no Pernambucano Sub-15, sobre o Santa Cruz por 3 x 2 e no Sub-17, no qual derrotou o Náutico por 2 x 1.

 

Comentários

Postar um comentário