FUTEBOL & ESSA COISA TODA-Lenivaldo Aragão

 Novos técnicos dão mais animação ao Campeonato 


Alexandre Gallo, do Santa (Foto: Terceiro Tempo)


 

Se estavam reclamando da ‘moleza’ do Campeonato Pernambucano, esse queixume perdeu sua razão de ser. A chegada dos novos técnicos, Alexandre Gallo (Santa Cruz) e Umberto Louzer (Sport) animam tricolores e rubro-negros para apertar o Náutico, que está flanando na competição. Gallo já foi do Sport e do Náutico. O irrequieto e competente Hélio dos Anjos certamente terá mais trabalho para manter a excelente fase que seu time está atravessando, mas a timbuzada confia no seu taco.

Umberto Louzer, do Sport (Foto: Portsl Paraná)


CLÁSSICO DAS EMOÇÕES

Por ter ficado fora da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste, o Timbu até agora deslizou na pista do Estadual. Vitorioso nos seis jogos que já disputou, contra Vitória, Vera Cruz, Sete de Setembro, Central, Salgueiro e Retrô, o líder invicto encara o Santa domingo que vem, 18 de abril. Jogo nos Aflitos. O Santinha tem dois jogos a menos que o Timbu. Venceu Vitória e Vera Cruz e empatou com Central e com o Sport (1x1), no Arruda.

NÚMEROS

Depois dos jogos do meio desta semana – Sport 3 x 0 Vitória, Vera Cruz 2 x 0 Salgueiro e Central 1 x 1 Afogados, a classificação é esta:

1º Náutico, 6 jogos-18 pontos

2º Sport, 6-11

3º Santa Cruz, 4-8

4º Retrô, 4-7

5º Afogados, 5-7

6º Salgueiro, 4-6

7º Vera Cruz, 4-5

8º Vitória, 6-4

9º Central, 6-3

10º Sete de Setembro, 5-2

A primeira fase tem nove rodadas, em jogos apenas de ida.

Hélio dos Anjos


CAMPEÃO SEM FÒLEGO

Para usar uma expressão que está na moda, a recusa do Salgueiro em disputar a Série D do Campeonato Brasileiro 2021, foi um ponto fora da curva. No ano passado, o clube sertanejo mostrou-se impossibilitado financeiramente de participar das Copas do Nordeste e do Brasil, mas terminou encarando o ‘sacrifício’. Esperava-se que o título de campeão pernambucano de 2020 empurrasse o Carcará para um voo bem mais alto. Deu o inverso. O que se viu foi uma inacreditável pipocada.

NAS ASAS DA PATATIVA

O Central nem sonhava, quando viu a vaga na quarta divisão nacional, que pertencia ao Salgueiro, enroscar-se sob suas asas. É outro clube eternamente em crise, mas a chance não deve ser desperdiçada. Em futebol a meta é sempre avançar e não ficar a marcar passo.

NADA É ETERNO

A assertiva está confirmada com a saída do técnico Ricardo Gaúcho, do Grêmio, depois de quatro anos no cargo.

FUTEBOL DÁ E TIRA

A frase foi pronunciada certa vez pelo zagueiro Fraga (Náutico e Sport), a quem eu por brincadeira, fiquei chamando de ‘o filósofo do futebol’. Há pouco tempo, o técnico Sílvio Criciúma foi despedido pelo Central por não estar correspondendo. O ABC o levou, e lá, ele tem dado conta do recado. A última façanha do Rio Grande do Norte foi eliminar o poderoso Botafogo, da Copa do Brasil, botar R$ 1,75 milhão no cofre e seguir em frente na competição nacional.

DUELO PERNAMBUCANO

É o que se verá domingo (18) em Salvador, no jogo Bahia, comandado pelo arcoverdense Dado Cavalcanti, e o CRB, do recifense Roberto Fernandes. Partida pelas quartas de final da Copa do Brasil.

DADÁ JACARÉ

Assisti a uma entrevista do centroavante Dario na televisão e diverti-me à beça. Ele lembrou uma história que já foi até contada por mim. Nos seus primeiros tempos no Atlético Mineiro, nem para treinar era escalado. Um dia tomou coragem e queixou-se ao técnico Yustrick. Num coletivo, o Homão dirigiu-se a ele, com estas palavras: “Menino, você vai entrar de centroavante no time reserva”. O coração de Dadá quase pulava, mas ele cumpriu sua missão. Terminado o primeiro time, a turma da laranja vencia por 2 x 0, gols sabe de quem? Dele mesmo, Dario, que na segunda fase treinou entre os titulares, que viraram de 0 x 2 para 3 x 2, gols de Dadá Jacaré.  A carreira do grande artilheiro estava só começando. Dario vestiu as três principais camisas do futebol pernambucano, pela ordem, Sport, Santa Cruz e Náutico.

Dario, o artilheiro de muitas histórias (Foto: Arquivo do Blog)


Comentários