FUTEBOL & ESSA COISA TODA...Lenivaldo Aragão

 

Santa Cruz comemora a vitória, nos pênaltis, contra o Afogados (Foto: Rafael Melo/SCFC)


O FILÉ DO CAMPEONATO


Náutico x Santa Cruz e Sport x Salgueiro, eis as semifinais do Campeonato Pernambucano de 2021, que já começam domingo que vem, 9 de maio, de acordo com a tabela divulgada pela FPF. O Alvirrubro e o Rubro-Negro tinham se classificado antecipadamente sem precisar de disputar as quartas de final realizadas pela metade, com apenas os jogos de ida, como acontece na Copa do Mundo, por causa da falta de datas. Salgueiro, em busca do bicampeonato, e Santa Cruz completam o pelotão.

AO APAGAR DAS LUZES

No Estádio Cornélio de Barros, o Salgueiro estava derrotando o Vera Cruz por 1 x 0, gol de Renato, permitiu o empate (Valtinho), o jogo passou a ser renhidamente disputado, e quando todos esperavam a decisão nos pênaltis, Renato voltou a balançar a rede. Aos 44 do segundo, o Carcará entrava nas semis, sem a angústia das penalidades máximas. O treinador Marcos Tamandaré e seus comandados agora estão de olho para o pega que o campeão pernambucano terá com o Sport.  


O Carcará fez valer o mando de campo e safou-se na última hora (Foto: Rodrigo Avelar/SAC)


CLÁSSICO DAS EMOÇÕES

Na fase classificatória, o Náutico derrotou o Santa Cruz no empapado gramado dos Aflitos por 2 x 1. Agora, o Timbu e a Cobrinha voltam a se encontrar nas semifinais. Os alvirrubros já decidiram levar o jogo em que serão mandantes, o segundo, para a Arena de Pernambuco, cujo campo aguenta temporal, pois a drenagem lá funciona, como acontecia com a dos Aflitos em épocas passadas. Destarte, o primeiro Clássico das Emoções, semifinal, será no Arruda.

PÊNALTIS CARIMBARAM A VAGA

Por mais que Santa Cruz e Afogados tenham tentado, o dono da casa mais que o visitante, o gol não saiu nos 90 minutos, no Arruda. Disputa de pênaltis pau a pau. O Afogados que já eliminou o Atlético Mineiro na Copa do Brasil, nas penalidades máximas, desta vez viu o Santinha fazer a festa.

POLÍCIA EM CAMPO

Sempre estranhei o fato de terminado o jogo ou o primeiro tempo, em Pernambuco, o quarteto de árbitros ficar no meio do campo, desamparado, esperando o momento adequado ir para o vestiário. A situação mudou. Em Salgueiro, após a eliminação, alguns jogadores do Vera Cruz partiram pra cima da turma do apito, mas a outra turma, a do cassetete, agiu rapidamente, sem que tenha sido preciso usar seu ‘instrumento de trabalho.’

ARBITRAGEM NA BERLINDA

Depois que o Sport quebrou a invencibilidade do Náutico, fazendo com que as reclamações contra a arbitragem saíssem da Ilha para as hostes alvirrubras, o quadro de árbitros de Pernambuco tem tido sua capacidade técnica posta em dúvida. Para o Náutico, o Sport ganhou o Clássico dos Clássicos (3 x 0) no grito. Tinha pedido juiz de fora para seu jogo contra o Retrô, que venceu. Estrategicamente aceitou um trio local para o clássico, mas a turma da casa tremeu ao ouvir o esturro do Leão. Isso é o que se depreendeu das declarações do técnico Hélio dos Anjos.

PERMANÊNCIA

Nessa quarta-feira, 5 de maio, começou o Quadrangular da Permanência, ou Quadrangular Antirrebaixamento. Nele, Retrô, Central, Sete de Setembro e Vitória procuram se manter na Primeira Divisão, a Série A1. Só há vaga para dois; o terceiro e o quarto colocados caem para a Série A2. Na primeira rodada, Retrô 2 x 1 Central, e Sete de Setembro 0 x 0 Vitória. Domingo (9), às 15h, tem Central x Sete e Vitória x Retrô. Quarta (12), terceira e última rodada, com Retrô x Sete e Central x Vitória, ambos, às 15h.

O GIGANTE ACORDOU

Após passar toda a fase classificatória levando os jogos em que tinha mando de campo para o Lacerdão, em Caruaru, o Sete de Setembro, finalmente, voltou a utilizar o Gigante do Agreste, que passava por melhoramentos. Pena é que o Estadual já esteja mais pra lá do que pra cá.

GRAFITE É ATRAÇÃO

Depois daquele gol por cobertura na vitória por 2 x 0 contra o Santa Cruz, no Arruda, o atacante Grafite, do Sete, passou a despertar a curiosidade do torcedor pernambucano na parte restante do Estadual 2021. Muita gente está atenta aos jogos do alviverde de Garanhuns, justamente por causa dele.

OS MARGINAIS DO FUTEBOL

Se a pandemia faz crescerem as dificuldades dos clubes, parece que o Náutico vai ter que aumentar seus gastos com a segurança. Nenhuma violência se justifica, principalmente a que aconteceu domingo passado nos Aflitos, proporcionada por um punhado de marginais. O Timbu jogando na Ilha do Retiro, calmaria na sede alvirrubra. Eu disse calmaria? Pois sim, vários fora da lei resolveram invadir aquela propriedade privada, de maneira brutal. A Polícia Militar foi acionada, botou os desordeiros deitados na calçada e os levou. Ficaram no xilindró ou apenas cumprimentaram o delegado e foram embora? Esses caras são desaforados, causando malefícios a todos os clubes, posto que Santa Cruz, Sport, Central etc., também são vítimas. E a pessoas que nada têm a ver com a sua maledicência.


 


TIMBU LEVA GOLEADA

O Náutico estreou na Copa do Brasil Sub-20  na noite desta quarta-feira (5), perdendo para o Palmeiras, no Allianz Parque, por 4 a 0, pelas oitavas de final. O segundo encontro está marcado para domingo (9), às 16h, no Recife. O classificado vai enfrentar Avaí ou ABC nas quartas de final.

DESFALQUES

A equipe dos Aflitos, que representará Pernambuco no Campeonato Brasileiro Feminino da Série A 2, perdeu a artilheira Nadine para o Atlético Mineiro, e Grazy, que foi contratada pela Ferroviária de Araraquara-SP, atual campeã da Libertadores.

QUE FRIIIIIO!

Falei na quase gélida Garanhuns e me lembrei do jogo em que o Sport enfrentou o Palmeiras na chamada Suíça Pernambucana, em 2003, pela Série B do Campeonato Brasileiro. O Estádio da Ilha do Retiro estava suspenso pela CBF após uma invasão de campo por torcedores num jogo contra o próprio Palmeiras. Os paulistas queriam levar o encontro com o Leão para João Pessoa ou Maceió, mas o Sport não concordou porque em qualquer uma destas capitais, o estádio seria tomado por palmeirenses residentes no Nordeste. Jogo programado para Garanhuns. Local, Estádio Marco Antônio Maciel, o popular Gigante do Agreste. Jogo noturno. 

Gigante do Agreste, onde o Palmeiras enfrentou o Sport (Foto:Dárcio Rabelo)

Achei engraçado a chiadeira de algumas mulheres, familiares de cartolas do time paulista, que estavam nos camarotes, queixando-se do frio. Certamente imaginaram que por se tratar do Nordeste iriam encontrar um calor de doer. Por isso não trouxeram agasalho. Doeu, mas de frio...

 

Comentários

Postar um comentário