JAMES MORAES THORP

Herdeiro de “seu Jimmy” na paixão pelo Santa era um emotivo tricolor

 

O Santa Cruz não saía do pensamento de James filho (Foto: internet) 


Lamento o falecimento de James Moraes Thorp, a quem eu, brincando, tratava como tricolor “sangue azul”. O pai, James Mark Sutton Thorp, ex-presidente executivo e do Conselho Deliberativo do Santa Cruz, era pernambucano, mas filho de ingleses. O Galego ou seu Jimmy, como o povão o tratava, apaixonou-se ainda adolescente pelo Santa Cruz, situação compartilhada mais tarde pela esposa, dona Carmen, e os filhos James (Tico) e Thomas (Tominho).

Os dois, ainda crianças, na época do pentacampeonato coral (1969/1973), quando o pai reinou nas Repúblicas Independentes do Arruda, entravam em campo vestidos como mascotes do time, acompanhando o goleiro Pedrinho, o volante Zico, os meio-campistas Givanildo e Luciano, os atacantes Cuíca, Fernando Santana, Ramon e muitos outros que ajudaram a edificar o patrimônio de glórias da Cobra Coral.

Adulto, James filho passou muito tempo fora do Recife, posto que exercia suas atividades profissionais em São Paulo.

James e Carmen Thorp (Foto: revista Placar)


Reencontrei-o entre os frequentadores assíduos do bar de Raimundo, hoje comandado pelo filho Chade, no Mercado de Boa Viagem, onde se curte a música chamada de brega, mas para mim, música brasileira, de raiz.

A presença de Tico, como ainda era tratado por Pedrinho, o ex-goleiro do Santa, no início da caminhada do Penta, era uma constante. Fosse boa ou má a fase do Santinha, ele sempre comparecia ao Arruda, acompanhado dos filhos, Anchieta e James Dantas, que seguiram seus passos, bem como os dos avós James-Carmen, na devoção ao Santinha.

James, que morreu aos 60 anos de idade após sofrer dois AVCs e de ter sido acometido pela Covid-19, era uma criatura do bem, sobretudo emotiva, principalmente quando falava das proezas e dos gastos do pai para tornar o Santa várias vezes campeão. Fui testemunha desse lado sentimental em 2014, na igreja da Santa Cruz do Bom Jesus da Via Sacra, no central bairro da Boa Vista, quando da comemoração religiosa do centenário tricolor.

James filho ou Tico, como queiram, nos deixou nessa sexta-feira 14/05/2021, sem levar avante um projeto que tinha em mente, que era contar em livro a trajetória de “seu Jimmy”, à frente do Santa Cruz. Com muita justiça, a diretoria do Clube das Multidões decretou luto oficial de três dias.

Comentários

Postar um comentário