FUTEBOL E ESSA COISA TODA-Lenivaldo Aragão

(Assuntos os mais variados estão aqui) 



BOMBARDEIO JUNINO


Detonou na Ilha do Retiro, com a renúncia do presidente Milton Bivar e seu vice, Carlos Figueiredo. Todos se lembram que as eleições do Sport transformaram-se numa verdadeira novela, tendo sido procrastinadas mais de uma vez. Milton não era candidato à reeleição, estava licenciado, e de repente pareceu mergulhar na mitologia e, como uma fênix ressurgindo das cinzas, entrou na disputa do posto que era seu e comeu de coco. Porém, não aguentou o rojão.

(Divulgação)


TORCIDA QUER ENTRAR

Caberá ao presidente do Conselho Deliberativo, Pedro Leonardo Lacerda, comandar os destinos do Leão durante três meses até que seja eleito o substituto definitivo do presidente renunciante. Torcedores e sócios aproveitam o vácuo para pedir uma reforma nos estatutos do clube. Querem que o Leão abra as eleições para o corpo social, como acontece com o Náutico e o Santa Cruz. Por enquanto, só os conselheiros têm o direito de eleger o presidente do clube. Os sócios votam apenas para escolher os novos componentes do Conselho Deliberativo.

MAIS BOMBA

Outra explosão, no outrora ardente e festivo mês de junho, partiu do Arruda. Ao dar o bilhete azul a Bolívar, seu quarto técnico, só este ano, o Santa Cruz contratou um velho conhecido. O novo treinador da Cobra Coral é o recifense da gema Roberto Fernandes, que, por sinal, já dirigiu a equipe coral. Tirar o Santinha do caos em que se encontra, é a missão de Bob, como o treinador é tratado entre os amigos. O Tricolor do Arruda patina na Série C do Campeonato Brasileiro, com a qual parece já estar se acostumado.


(TV Coral)



LANTERNA X VICE-LANTERNA

Roberto Fernandes já está em plena atividade no Arruda, visando à recuperação do time das três cores, que, para usar a linguagem das gerais, ainda está ‘donzelo’ na Série C, a terceira divisão nacional. Em três jogos foram duas derrotas e um empate.  O Santa volta a jogar na próxima segunda-feira, 21 de junho, quando recebe o Jacuipense da Bahia. Será o duelo entre o vice-lanterna do Grupo A (Santa Cruz) e o lanterna.

POR FALAR NISSO...

Na Ilha do Retiro, nesta quinta-feira (17), às 19h, um encontro entre dois times que procuram sair da forca na Série A. O penúltimo colocado Grêmio – o lanterna é o América Mineiro – visita o Sport, que está apenas uma colocação acima, pois ocupa o 18º lugar. Espera-se que a crise em que o clube está mergulhado não tenha afetado o time leonino.

O tricolor gaúcho perdeu os dois jogos que disputou até agora. Já o rubro-negro pernambucano tem duas derrotas e um empate. Poderia até estar numa situação menos desfavorável não fosse a esquisitice do zagueiro Maidana naquele pênalti que levou o Leão da Ilha do Retiro a perder para o Fortaleza, o Leão do Pici, num jogo que estava chegando ao fim e caminhava para um empate.

BOMBINHA

Não me refiro à figura popular de Caruaru, que tinha esse apelido. Falo da saída inesperada do técnico Lisca, do América Mineiro. No Coelho, o gaúcho, que foi técnico do Náutico mais de uma vez, era festejado e respeitado pela torcida. Mas, como o América vai mal das pernas, sobrou para o treinador. Como não nos abalou diretamente, repercutiu apenas como uma bombinha.

JOGÃO NOS AFLITOS

É pena que o torcedor ainda não possa comparecer, e não pode ser diferente. Não fora isso, domingo que vem (20), o Caldeirão dos Aflitos estaria fumegante. O líder invicto Náutico, com 100 por cento de aproveitamento, recebe o Botafogo, quarto colocado da Série B. O alvinegro carioca já começa a percorrer o caminho da volta à Série A – daqui para lá haverá muitas curvas e muitos precipícios – e está vindo com de ‘venta acesa’ para encarar o Timbu. Este, por sua vez, desperta a atenção da mídia nacional. Jogão!


Kieza e Kuki, gols de hoje e de ontem (Divulgação)


GENTE DE CÁ

O Botafogo, é bom lembrar, vez por outra conta com gente saída de Pernambuco, que ostenta a camisa da Estrela Solitária. O mais célebre é o goleiro Manga, que depois de passar vários anos no Equador, vive hoje numa casa de repouso no Rio de Janeiro. Outro pernambucano famoso no Fogão foi o lateral esquerdo Rildo, recentemente falecido, revelado pelo Sport, como Manga. Por lá pintaram também o zagueiro Nagel e o volante Abelardo, ambos saídos do Santa Cruz, e o ‘nômade’ centroavante China – Náutico, Sport, Palmeiras, Bahia e por aí vai. Lembro-me também de Mura e Iroldo.

O BRASIL SUBINDO A LADEIRA

Hoje tem Seleção Brasileira novamente. Depois da estreia vitoriosa em Brasília, na Copa América, a equipe verde e amarela joga no Rio, no Estádio Nilton Santos, do Botafogo. A equipe comandada por Tite realizará sua segunda partida na competição continental, tendo como adversário o Peru, que faz sua estreia.  Pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, o Brasil derrotou os peruanos, em Lima, por 4 x 2. Todavia, nem por isso esperem moleza. Jogo programado para 21h30. A TV Jornal, afiliada do SBT, transmite.

PATATIVAS CENTENÁRIAS

Vivendo e aprendendo. Não é assim que diz o ditado? Vim a saber, através de um comentário do veterano cronista esportivo de Caruaru, Hélio Vasconcelos, sobre o 102º aniversário do Central, ocorrido em 15 de junho, de uma curiosidade. O preto e o branco, as cores do clube, foram escolhidos por causa de bandos de patativas que habitavam a área em que a turma jogava bola.



A BOLA É DELAS

Náutico e Sport jogam nesta sexta-feira (18), pela Série A 2 do Campeonato Brasileiro Feminino. O Timbu apresenta-se às 16h30, na Arena das Dunas, em Natal, contra o América-RN. Arbitragem da potiguar Mariana Regina de Paiva Oliveira. Jogo do Grupo C, primeira fase. Entre os seis clubes que participam do Grupo C, o América é o quarto colocado, e Náutico é o quinto. O Ceará lidera.

O Sport, componente do Grupo D, estará em ‘casa’.  As leoas enfrentarão o Criciúma-SC, às 16h30, na Arena de Pernambuco. Arbitragem de Cesar Pereira Leite-PE. O Sport está em quarto lugar e o Criciúma em quinto.

GAROTADA EM CAMPO

Também os garotos do sub-17 do Sport estarão em ação, mas sábado. Pela sétima rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro, os rubro-negros (9º) visitarão, às 17h, o Atlético Mineiro (4º), no Sesc das Alterosas, em Belo Horizonte. Juiz, Murilo Francisco Missan Junior (MG). Jogo válido pelo Grupo B.

COM TEVÊ

Os dois jogos pelo Feminino e o encontro do Sub-17 serão transmitidos pela FPF=PE TV.

DOMINGO NA SÉRIE D

Pelo Grupo C, o Central que vem de uma sensacional vitória sobre o Caucaia, visita o Treze, no Amigão, em Campina Grande. Jogo entre alvinegros, integrantes do Grupo 3. O de Pernambuco é o terceiro colocado, enquanto o da Paraíba vem em oitavo lugar,

No Grupo D, o Retrô, que capitulou na rodada passada ao perder para o Sergipe, em Aracaju, receberá o Atlético de Alagoinhas-BA, na Arena de Pernambuco. Posições: Retrô, quarto colocado, Atlético, sexto.

SE A MODA PEGA...

Depois de Cristiano Ronaldo, retirando da mesa de entrevista duas garrafas de Coca Cola, outros estão seguindo seu exemplo. Se a moda pega, muitos anunciantes que se sentirem lesados – a exposição de seu produto deve fazer parte do contrato – vão terminar tirando o time de campo. O rendimento dos clubes, com a publicidade, talvez não a curto prazo, mas de maneira inexorável, poderá forçá-los a repensar seus limites salariais. Givanildo, quando era jogador, já fez uma movimento parecido, mas em termo da camisa do Santa. Porém, terminou aceitando.   

O DOUTOR NO ESTALEIRO

O médico Omar Braga, terminado um jogo, nos Aflitos, foi abordado pelo repórter Eriberto Ramos, o popular Caté, da Rádio Clube de Pernambuco

– Quantos estão machucados, doutor? – Eram dois, agora são três.

– Como assim?

– Você acaba de pisar no meu pé, justamente onde tenho um machucão – respondeu o gaiato e brincalhão médico do Timbu.

Omar Braga


 

 

 

Comentários