Seleção Brasileira Feminina é patrocinada pela Vivo (Foto: CBF)
Neste período dos jogos de Tóquio, a Vivo convida a sociedade a refletir sobre a pouca visibilidade das modalidades femininas nos esportes ao lançar o projeto “4%”, que inova ao criar um bot para dar luz ao tema. A iniciativa faz parte do movimento “JogueComElas” e tem o nome derivado de um estudo realizado pela Unesco, que traz um resultado impactante: de toda cobertura esportiva mundial, apenas 4% do espaço é dedicado às modalidades praticadas por mulheres.
Patrocinadora da Seleção Brasileira Feminina de Futebol desde 2005 e com diversas ações premiadas internacionalmente no campo de esportes voltados à realidade das mulheres, como MyGame MyName e Equality, a Vivo acredita na importância da equidade de gênero e no protagonismo das mulheres com suas escolhas.
O projeto “4%” apresenta um filme de 30 segundos, que dá a dimensão da proporção da cobertura das modalidades femininas no universo esportivo. O filme, assinado pela Soko, que estreou no dia 19 de julho, materializa a proporção desigual que existe entre a cobertura masculina e a feminina.
Para iniciar esse movimento de aumentar
a visibilidade das mulheres no esporte, a Vivo lançou ainda, no mesmo dia, um
bot no Twitter que, quando marcado por um usuário ao ver tweets sobre o
universo esportivo masculino, responderá à publicação com uma sugestão de
matéria sobre o esporte feminino produzida por creators e perfis
especializados. A marca contará também com a parceria de mais de 10 perfis de
criadores de conteúdos voltados às mulheres no esporte, como forma de impactar
o público que já acompanha o tema, além de usar a força e presença da marca
para amplificar o trabalho realizado por essas profissionais.
Recentemente, a Vivo utilizou o embaixador global da marca Telefónica, Rafael Nadal, para trazer o tema da equidade de gênero, contando a estória inédita e real da menina Maria Eduarda Abreu, a “Duda”, que é apaixonada por futebol. O filme, criado pela agência Africa, mostra como o esporte tem papel fundamental na transformação da realidade e mudança no cenário de pouca representatividade feminina.
ESTÍMULO
Durante todo o período olímpico, o bot vai estimular que as pessoas consumam mais conteúdos ligados ao desempenho das mulheres no esporte.
“A campanha foi criada para impactar as
pessoas sobre a desigualdade entre gêneros no esporte, mas também incentivar
mulheres a buscarem seu espaço. No cenário esportivo, sabemos que é preciso
mudar a realidade que temos hoje, garantindo a representatividade feminina e
inspirando as jovens atletas” explica Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação
da Vivo.
“Apenas 4% da mídia esportiva no mundo é destinada ao esporte feminino. Essa disparidade não só nos chocou como serviu de inspiração para pensarmos em uma campanha que pudesse mobilizar a imprensa e todos os canais de mídia, como influenciadores, a doarem espaços para falar mais sobre as mulheres no esporte e diminuir esse hiato presente entre o universo feminino e masculino nos veículos de comunicação", explica Isabela Marangoni, Creative Data Líder da Soko, agência responsável por desenvolver a ação.
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