FUTEBOL & ESSA COISA TODA-Lenivaldo Aragão

(Assuntos diversos focalizados)

 



UM GENERAL NO PELOTÃO TRICOLOR



Capitão do time? Nada disso. No Santa Cruz quem dá as ordens agora é o General. E com ele, o comandante geral Roberto Fernandes espera botar ordem na casa. Falo do centroavante Bruno Moraes, que chega com a esperança de ajudar a tirar o Santinha do abismo em que se encontra, a caminho da Série D do Brasileirão, cujo dissabor já conheceu. A galera da Cobrinha ainda recorda a continência que Bruno fazia, como se fosse um militar, depois que balançava a rede. Daí o apelido. Isso acontecia há cinco anos. Será que o gesto que tanto o marcou junto ao povão, voltará?


O General de novo (Foto: reproduçãol internet)


 ENQUANTO HÁ VIDA...

Todos conhecem o ditado “enquanto há vida há esperança”. O célebre adágio continua norteando os planos de Roberto Fernandes, à frente do Santa. Ao receber o Manaus, domingo (1º de agosto), na primeira das nove rodadas de volta, a Cobra Coral espera começar a trilhar um novo caminho. Por enquanto é só vexame, pois continua carregando a pesada lanterna do Grupo A da Série C. Dos 27 pontos em jogo nas nove partidas que disputou, ganhou apenas três. Sua campanha faz qualquer cobra enfiar a cabeça no buraco, de tanta vergonha: três empates, seis derrotas, nenhuma vitória.  

PELOTÃO

É hora de o General chamar na grande seu novo pelotão. No jogo de ida, o Santa perdeu para o Manaus, na capital do Amazonas, por 2 x 0. Os foguetões certamente cobrirão o espaço aéreo no Arruda e adjacências, caso o Santa entre com o pé direito na nova etapa, seguindo em marcha batida rumo ao futuro.

A REGRA DO JOGO

Os quatro primeiros colocados de cada grupo classificam-se para o mata mata, num total de oito, saindo daí os quatro que terão acesso à Série B de 2022. Já os dois últimos de cada turma descem para a D.  Situação do momento:

ACESSO

GRUPO A

1º) Botafogo-PB (15 pontos)

2º) Ferroviário-CE (15)

3º) Tombense-MG (14)

4º) Volta Redonda-RJ (14).

GRUPO B

1º) Ypiranga-RS (19)

2º) Novorizontino-SP (19)

3º) Criciúma-SC (17)

4º) Ituano-SP (16)

 

REBAIXAMENTO

GRUPO A

9º) Jacuipense-BA (9)

10º) Santa Cruz-PE (3)

GRUPO B

9º) São José-RS (8)

10º) Oeste-SP (3).

FRUSTRAÇÃO NOS AFLITOS

A timbuzada esperava que seu time avançasse na pontuação ao enfrentar o Brusque sábado (24), nos Aflitos. Kieza logo cedo reencontrou o caminho do gol, mas pouco tempo depois deixou o campo, machucado, isso depois que o meia Jean Carlos, a alma do time, havia abandonado o campo, também lesionado. A queda de produção da equipe foi sensível. Quem entrou não cobriu os claros deixados pelos dois. O Timbu terminou cedendo o empate, para a frustração de sua torcida. Em vez de três, só um ponto.  E a perda de Kieza por um tempão. Já o caso de Jean Carlos não é tão grave.

TREM PAROU COXA 

O prejuízo do Náutico só não foi maior porque 24 horas após seu empate com o Brusque, no duelo paranaense entre o Operário Ferroviário e o vice-líder Coritiba, o trem de Ponta Grossa passou por cima do Coxa, que estacionou nos 25 pontos, ficando a cinco de distância do líder invicto. Nesta sexta-feira (30), Coritiba e Náutico encaram-se na fria Curitiba. Com o Timbu desfalcado.

O TENDÃO DE KIEZA

As notícias sobre Kieza são desalentadoras para ele e para o time alvirrubro. Uma grave lesão de tornozelo levará o centroavante à mesa de operação. Segundo as previsões iniciais, o centroavante ficará inativo de quatro a seis meses. É lamentável, mas isso é coisa da profissão.

REFORÇO MARANHENSE

O provável substituto de Kieza no elenco alvirrubro é o paulista, de 28 anos, Caio Dantas, do Sampaio Corrêa, que está emprestado ao chinês Guaygzhou City. As negociações para sua vinda foram confirmadas pelo vice-presidente do Náutico, Diógenes Braga. Por coincidência foi do Sampaio que veio o também centroavante Salatiel, que não se firmou nos Aflitos. Atualmente, ele defende o Londrina.

Caio Dantas chegando para o Náutico
 

MENGÃO NO ALMEIDÃO

O prefeito Cícero Lucena, de João Pessoa, mantém negociações com o Flamengo para levar um dos jogos do rubro-negro carioca, pelo Brasileirão ou  Libertadores, para o Almeidão. Com o avanço do processo de imunização da população paraibana, o burgo mestre da capital da Paraíba espera que em agosto já haja condições para a realização de espetáculo com público pagante na sua cidade.

TERRORISMO!

Nesta quarta-feira (28), o vice-presidente do Santa Cruz, André Frutuoso, eleito em fevereiro, junto com presidente Joaquim Bezerra, licencia-se provisoriamente do cargo. Ele foi alvo do clima de intolerância que passou a reinar em torno das Repúblicas Independentes do Arruda ao ter seu escritório comercial invadido e em parte danificado por delinquentes identificados como membros de uma torcida (?) organizada.

André Frutuoso: vandalismo (acervo pessoal)

TERRORISMO 2!

Há poucos dias, quem se licenciou por três meses foi o presidente do Conselho Deliberativo, Mário Godoy porque, conforme relatou ao clube, vinha sendo ameaçado de agressão física. O dirigente em questão faz parte de uma geração de tricolores tradicionais, como os irmãos e ex-diretores do clube, Afrânio e Ribeiro Godoy, já falecidos, e dos quais fui amigo. Estes atos terroristas tornam-se incompreensíveis num mundo pretensamente civilizado.

 TIMBU NA CABEÇA

Feliz no jogo, infeliz no amor, diz o ditado. O Náutico está de bem com a bola (jogo) e com a torcida (amor). Para comprovar a máxima popular, no teste 1668 dessa terça-feira (27) da Timemania, saiu o campeão pernambucano, como “time do coração”.

POR FALAR NISSO...

Quem estava à frente da televisão, domingo à noite, vendo jogo em que Sport e Ceará empataram por 0 x 0, divertiu-se com um timbu correndo sob a chuva em plena arquibancada da Ilha do Retiro. Se o Timbu e o Leão estivessem na mesma competição, poder-se-ia até falar em ‘espionagem’.

CLASSICO PE-BA

Vai ser domingo (31), às 18h15, em Pituaçu, Salvador. Bahia e Sport medem forças em mais uma edição do tradicional clássico nordestino. O rubro-negro pernambucano é o 16º colocado e quer se distanciar da zona de rebaixamento. O tricolor baiano está em 9º lugar e buscará a reabilitação das três derrotas seguidas que sofreu: São Paulo 1x0 Bahia, Bahia 0x5 Flamengo e Atlético Mineiro 3x0 Bahia. O Sport nos últimos três jogos: Sport 1x2 Fluminense, América Mineiro 0x1 Sport e Sport 0x0 Ceará.

 

NOVOS EM CAMPO

Nesta quarta-feira (28), o Sport enfrenta o Botafogo, no Cefat, em Niterói-RJ, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20. O Glorioso é o sexto colocado, enquanto o Leão está em 11º lugar.

 PAPO DE BOLA

Pacoti e Carlos Alberto Oliveira (Foto: FPF

A foto é de 1999, na festa comemorativa do 85º aniversário de fundação da Federação Pernambucana de Futebol. O cearense Pacoti, campeão pernambucano de 1958 pelo Sport, e artilheiro do campeonato, com 36 gols, conversa com o presidente da entidade, Carlos Alberto Oliveira, que já se foi.  

 

 

.

 

Comentários