FUTEBOL & ESSA COISA TODA-Lenivaldo Aragão

 LAPADÁRIO



O termo acima não existe, mas façamos de conta que já foi incluído no dicionário, pelo menos do futebol pernambucano. Cabe inteirinho dentro dele. Uma lapada aqui, outra lapada acolá, e temos uma imagem exata da nossa realidade do momento, num giro de 360 graus, atingindo as quatro divisões do Campeonato Brasileiro.

Sábado (18) haja lapada para cima do Sport e do Náutico. Em Belo Horizonte, o Leão não mostrou condições de atormentar o Atlético. Este fez valer sua força de verdadeiro líder da Série A, vencendo o Sport por 3 x 0 e deixando o vice-campeão pernambucano na vice-lanterna, onde já estava. No Rio, pela Série B, o Timbu chegou a arranhar a Estrela Solitária, abrindo o placar no começo do jogo, com Jean Carlos. Mas logo recolheu suas garras e desmanchou-se em gentilezas diante de seu anfitrião. Levou uma virada e perdeu por 3 x 1.

COBRA MANSA

Leão manso, Timbu idem. O que dizer da Cobra Coral? A situação do Santa Cruz foi pior do que a de seus coirmãos. Antes de entrar em campo para encarar o Tombense, na cidade de Tombos, Minas Gerais, o Tricolor do Arruda já havia tombado.

Embora com dois jogos ainda a disputar, o decantado Terror do Nordeste, que atualmente só aterroriza sua imensa torcida, havia sido tragado pelo abismo que o conduziu à Série D, ou seja, a Quarta Divisão, escala indesejável na trajetória de clubes que têm um passado a zelar. A derrota por 2 x 1 para o Tombense foi apenas mais uma na desastrada caminhada tricolor. Teve um agravante, que foi a fixação do Clube das Multidões na lanterninha da Série C 2021. “Daqui não saio, daqui ninguém me tira”, parece cantar o Santa. É que seu time não deixa mais a última colocação, nem que derrote o Botafogo paraibano na rodada final. Uma situação vexaminosa, como diria Odorico Paraguaçu, o personagem interpretado pelo saudoso Paulo Gracindo na novela o Bem Amado.

PRÉ-NORDESTÃO

Antes de entrar em férias forçadas, o Santa Cruz ainda tentará, em outubro, uma vaga na Copa do Nordeste de 2022. Participará da segunda fase do Pré-Nordestão, enfrentando o vencedor do duelo Treze-PB x Floresta-CE. Obter um lugarzinho no grande torneio regional, que a cada ano ganha mais robustez seria um prêmio de consolação para a amargurada torcida coral.

RETRÔ, O APRENDIZ

Não ter passado de um empate no jogo de ida do primeiro mata-mata, em casa, tornou mais árdua a tarefa do Retrô na difícil missão de superar o ABC e chegar às oitavas de final da Série D. O time sediado em Aldeia, município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, não entregou o ouro facilmente. Porém, mesmo depois de uma virada no placar, não resistiu à pressão da equipe potiguar. Em pleno Frasqueirão curvou-se à tradição do antigo decacampeão do Rio Grande do Norte. Foi derrotado por 3 x 2 e deu adeus ao campeonato, a exemplo do que acontecera com o Central, que sequer chegou a sonhar com as oitavas. Ao Retrô dá-se o desconto de ser um time ainda em fase de aprendizado.

ATÉ OS LEÕEZINHOS

A desgraça que atinge o futebol pernambucano estendeu seus tentáculos para todos os lados. O Sport, presença constante nas últimas edições do Campeonato Brasileiro Sub-20, com participações dentro da média, saiu do Recife, depois de uma colossal vitória por 3 x 2 sobre o Corinthians, rumo ao Rio Grande do Sul, para levar uma surra do Grêmio por 7 x 2.

 HORA DE PENSAR

O atual fracasso do futebol pernambucano, que outrora se impunha no Nordeste e hoje já não é respeitado, não se restringe a uma simples rodada do Brasileirão. Tem sido flagrante a partir dos nossos fiascos na Copa do Nordeste, popularizada como Nordestão. Os representantes de Pernambuco já não são mencionados entre os favoritos, nem olhados de alto a baixo pelos adversários. É mister que dirigentes de clubes e da federação procurem realizar, junto com profissionais da área, um estudo profundo no sentido de encontrar uma nova diretriz para o futebol da Terra dos Altos Coqueiros, que, usando uma frase popular, não é mais aquele.

Há poucos anos, os treinadores Dado Cavalcanti e Roberto Fernandes, já prevendo o que estava por vir, promoveram um simpósio num hotel em Boa Viagem neste sentido. Muita gente do mundo da bola presente, mas como Roma não se fez num dia, não se conseguiu em tão pouco tempo evitar a queda, não obstante ter sido dado o alerta!

Comentários