FUTEBOL & ESSA COISA TODA-Lenivaldo Aragão

 

Saulo, Aguirre e Vander (Reprosução)



COISAS DO TEMPO DO ARCO DA VELHA



Pisada de bola inexplicável a perda de prazo pelo Sport para a regularização dos jogadores Saulo, Aguirre, Vando e Jefferson. Ainda mais Havendo o perigo de perda de pontos por causa do zagueiro Paulo Henrique, vindo do Internacional. Mas isto, ao contrário da questão anterior, ainda não tem confirmação. Seja quem foi o culpado, a repercussão que se espalha Brasil afora, recai sobre o centenário clube da Ilha do Retiro. Amadorismo puro. Ou impuro? Talvez acontecesse no antigo Campeonato de Peladas. Lembram-se dele? Parece até que ainda estamos vivendo os primórdios do futebol, quando muito clube que entregava os pontos do jogo por não ter condições de ir a campo. Coisa do tempo do arco da velha.

 

MÁ FAMA

Ficar com os jogadores sob contrato, só podendo utilizá-los no próximo ano é demais para um time que está fazendo o maior esforço para sair da zona de rebaixamento do Brasileiro. Logicamente, a péssima colocação na classificação será usada como argumento para mostrar que o vice-campeão pernambucano não está estruturado profissionalmente, como deveria. Dentro e fora de campo.

VAIVÉM TIMBU

O técnico Hélio dos Anjos, o que saiu e não saiu, reaparece no comando do Náutico, à beira do gramado, neste jogo contra o Galo de Pajuçara. Em Belém acompanhou a derrota para o Remo de um camarote.  O treinador mineiro, que chegou a ameaçar – creio que não deu tempo para ele agir – levar o clube dos Aflitos à Justiça e foi bastante criticado, está de volta como salvador da pátria. Tomara que salve!

Hélio dos Anjos


CORROSÃO 

Na internet, vejo uma foto do Colosso do Arruda com algumas partes desgastadas. Além do fracasso em campo, mazelas em torno dele. É verdade que custa caro manter um mundão como aquele, principalmente quando o dinheiro que entra no clube é uma mixaria. Mas, quanto mais o desgaste aumentar, pior.

SAÍDA PREVISÍVEL

Roberto Fernandes não é mais o técnico do Santa Cruz. Saída esperada. Louve-se seu esforço para evitar o rebaixamento do Santinha para a Série D. Tudo em vão. Comenta-se nos meios escolares que não existe professor bom para aluno ruim. Roberto vai ficar marcado como o treinador que estava à frente da equipe por ocasião do segundo rebaixamento do Tricolor do Arruda à quarta divisão do Campeonato Brasileiro. Ninguém que essa informação no currículo. Como o Santa, seu ex-técnico vai ‘sair pra outra’. É bom que seja logo para Roberto procurar amainar essa mácula na sua ficha profissional.


Roberto lutou, mas não salvou o Santa

QUEBRA GALHO

Embora bastante criticada pela localização – eu também acho muito complicado chegar lá – a Arena de Pernambuco, além de receber os jogos a Seleção Brasileira e do novato Retrô, de um momento para outro tem sido um quebra galho para os grandes. Santa Cruz, Sport e Náutico, de repente, passaram a usá-lo, deixando de lado Arruda, Ilha do Retiro e Aflitos. É uma pena que o melhor estádio pernambucano, pelas dificuldades que todos conhecem, tenha esse destino.

FUTEBOL A OLHO NU

Depois de quase dois anos vendo jogo apenas pela televisão, o torcedor pernambucano volta à fase de futebol ao vivo. Uma pequena leva poderá ver o Náutico enfrentar o CRB às 19h desta terça-feira na Arena de Pernambuco. Por sinal, dois alvirrubros. Há quem ache uma medida precipitada a liberação. Acredito que as autoridades não tenham resistido ao constante zumbido dos dirigentes e outros seres interessados na volta. Há um protocolo a ser cumprido, visando à autoproteção do torcedor. Ótimo! Resta saber se haverá mesmo rigor quanto aos diversos itens estabelecidos, como uso de máscara, distanciamento e por aí vai.

SPORT DEU NO CEARÁ

Isso mesmo. Foi domingo passado. Atuando como mandante, o Leão derrotou o Vovô por 2 x 1, gols de Flávio (2) e Rafael Almada pelo Campeonato Brasileiro Sub-20. Em 15º lugar, o rubro-negro pernambucano, que não tem nada a aspirar, despede-se do certame nacional domingo que vem (3) contra o Internacional (9º), em partida marcada para 15h, na Ilha do Retiro.

CARLOS FALCÃO

O velho Carlito, uma figura lendária do mundo desportivo pernambucano, principalmente o voleibol, será a figura central do almoço do Panathlon Club nesta quinta-feira (30), no Círculo Militar. Ele militou nos três grandes e coordenou durante muito tempo as atividades esportivas do Sesi, no Recife, juntamente com Jaime de Brito Bastos, o popular Jaime da Galinha. O ex-atleta, treinador e dirigente acaba de completar 88 anos e por isso será homenageado. O Panathlon, uma organização mundial, com ‘filiais’ nos mais diferentes locais, reúne figuras que nos mais diferentes campos deram sua contribuição ao desporto, como atletas, dirigentes, treinadores etc.


Carlos Fslcão


POR FALAR NISSO...

Uma das muitas figuras que integram o Panathlon pernambucano é o comerciante Fortunato Russo Sobrinho, o conhecido Nato, ex-jogador de vôlei. Como rubro-negro, defendeu ardorosamente o Sport Club do Recife e a seleção pernambucana. Só agora vim a saber que ele há algum tempo sofreu um AVC. Graças a Deus não ficaram sequelas.

LA VÊM OS ARGENTINOS

Brasil e Argentina enfrentam-se às 14h desta quarta (29) pelas semifinais da Copa do Mundo de Futsal. A Globo e o SporTV transmitem. Em campo, portanto, a velha rivalidade entre os dois países mais importantes da América do Sul.

 

 

 


 

Comentários