Sebastião Rufino acossado pelos microfones

 

 

O militar árbitro cantando o Hino Nacional (Foto: Arquivo do Blog)

A foto relaciona-se com a data atual, 11 de setembro, quando no futebol brasileiro é celebrado o Dia do Árbitro. Vemos o trio de arbitragem de um jogo solene, antes de a bola rolar, na hora do Hino Nacional. Os repórteres Geraldo Freire (E) e Hélio Macedo têm o microfone colado ao rosto de Sebastião Rufino para levar aos ouvintes o árbitro da partida cantando a nossa canção pátria. Atrás, também empunhando um microfone, o jovem radialista Valter Leal, apelidado de A Pantera Cor de Rosa, que, depois de algum tempo foi viver no Japão.

Rufino, além de juiz da Fifa, era oficial da Polícia Militar. Começou a apitar nos campeonatos amadores promovidos pela Federação Pernambucana de Futebol, onde era tratado por Cabo Rufino, de acordo com sua graduação. Na bola atingiu o máximo, como árbitro internacional, e na PM idem, pois chegou a comandar a corporação. Também passou pela política, como prefeito de sua cidade, Bom Jardim, e deputado estadual. Hoje dirige a Escola de Arbitragem da FPF.

Os bandeirinhas são Gilson Cordeiro, policial aposentado e advogado (E) e Armando Camarinha, um paraense que passou uns tempos em Pernambuco.

Comentários