Brasil assusta, mas reage diante da lanterna Venezuela

 

Everton Ribeiro cercado por venezuelanos (Foto: Lucs Figueiredo/AGIF)


A Venezuela nunca foi páreo para o Brasil, no futebol. Mas nesta quinta-feira (7) deixou a torcida brasileira apreensiva. Durante boa parte do encontro das duas seleções pela 11ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, nossos vizinhos do Norte estiveram em vantagem no placar.

Jogando com Alisson, Danilo (Emerson), Marquinhos, Thiago Silva e Guilherme Arana (Alex Sandro); Fabinho, Gerson, Lucas Paquetá (Vinicius Jr) e Everton Ribeiro (Raphinha); Gabriel Jesus (Antony) e Gabi, o Brasil terminou ganhando de virada, por 3 x 1. Assim, manteve o percentual de 100 por cento de aproveitamento na competição,

O jogo foi disputado no Estádio de La Universidad Central de Venezuela, conhecido como Olímpico de Caracas. Os gols brasileiros foram assinalados por Marquinhos, Gabi e Antony. Eric Ramirez marcou para os venezuelanos, abrindo a contagem.

No próximo domingo (10), a equipe comandada por Tite defenderá sua invencibilidade nas Eliminatórias, novamente fora de casa, enfrentando a Colômbia, em Barranquilla, às 18h (de Brasília).

Depois, no dia 14, será contra o Uruguai, às 21h30 (de Brasília), em Manaus.

COMO FOI

A Seleção Brasileira, que jogou abaixo do seu potencial, pelo menos no primeiro tempo, começou a partida pressionando a Venezuela, mas a equipe da casa terminou abrindo o placar, com Eric Ramírez, com uma cabeçada aos 10 minutos.

O Brasil tinha mais posse de bola, no entanto, a Venezuela jogava com velocidade. Aos 17 minutos, Paquetá finalizou com perigo, e a bola sobrou para Gabriel Jesus, que “tirou tinta” da trave direita de Graterol. No lance seguinte, o camisa 9 brasileiro completou cruzamento da esquerda, mas cabeceou para fora.

O Brasil, sem Neymar, seguiu no campo de ataque e quase empatou aos 21. Everton Ribeiro recebeu de Paquetá pela esquerda e cruzou para o meio, tentando encontrar Gabi. A bola desviou na marcação e foi direto para a trave. Nos instantes finais antes da saída para o intervalo, a Venezuela voltou a finalizar e arriscou com Peñaranda e Machís, que foram parados em boas defesas de Alisson.

O Brasil voltou para o segundo tempo já no ataque. Antes do primeiro minuto, Raphinha recebeu bom passe de Gerson, avançou para o meio e cruzou na área, mas Ferraresi cortou. Aos 11, Thiago Silva cabeceou para o fundo da rede após cobrança de falta por Guilherme Arana, mas estava impedido. No 25º minuto, Raphinha cobrou escanteio da esquerda, e Marquinhos empatou a partida, de cabeça.

Após igualar o placar em 1 x 1, o Brasil manteve-se no ataque. Aos 36, Vinicius Jr recebeu a bola na área e finalizou. Boa defesa de Graterol. No rebote, Gabi dominou e foi derrubado. Pênalti que o próprio camisa 21 bateu e virou o jogo: Brasil 2 x 1. Já nos acréscimos, aos 50, Emerson passou a Raphinha, que levou até a linha de fundo pelo lado direito e tocou na medida para Antony completar finalizar e dar números finais à partida: 3 a 1.

A Venezuela, dirigida por Leo González, contou com Graterol, Ronald Hernández, Josua Mejías (Chancellor), Nahuel Ferraresi e Óscar González; Tomás Rincón (Moreno), José Martínez (Castillo) e Soteldo; Machís (Córdova), Peñaranda (Bello) e Eric Ramírez. 

Arbitragem do peruano Kevin Ortega.

A RODADA

Venezuela 1 x 3 Brasil

Uruguai 0 x 0 Colômbia

Paraguai 0 x 0 Argentina

Equador 3 x 0 Colômbia

Peru 2 x 0 Chile

CLASSIFICAÇÃO

1º) Brasil, 27

2º) Argentina, 19

3º) Equador, 16

4º) Uruguai, 16

5º) Colômbia, 14

6º) Paraguai,12

7º) Peru, 11

8º) Chile, 7

9º) Bolívia, 6

10º) Venezuela, 4

Comentários