SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

Reconhecimento dos conterrâneos ao cabo Otávio Aragão



Ainda escrevo sob a emoção vivida por mim e vários parentes do cabo Otávio Synésio Aragão, na rua que leva seu nome em Santa Cruz do Capibaribe. Emoção também sentida por autoridades civis e militares, bem como por simples populares, na homenagem prestada a um herói de guerra daquele município do Agreste Setentrional de Pernambuco.

Neusa Aragão, autora do livro sobre o tio (Divulgação)

Quarta-feira 20 de outubro, o cabo Otávio estaria fazendo 100 anos de idade. Seus conterrâneos resolveram homenageá-lo em data tão expressiva, como Herói da Pátria. Ele tombou, como integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), em solo italiano, quando a Segunda Guerra Mundial já caminhava para o fim. Conforme relata sua sobrinha Neusa Aragão Barros, no livro “História de um Expedicionário”, o cabo Otávio em 30 de novembro de 1944 foi mortalmente atingido por uma granada de morteiro, em Bombiana, no Vale do Rio Reno, Itália. Voltava, juntamente com a tropa, de mais uma das incursões dos soldados brasileiros na penosa campanha que culminaria com a célebre tomada do Monte Castelo. A vitória dos febianos, depois de muitas escaramuças, fez com que aquele acidente geográfico italiano se tornasse um símbolo do denodo e da determinação com que nossos pracinhas se lançaram à luta em defesa da Pátria.

Familiares de Otávio Synésio Aragão no palco (Divulgação)


Na noite em que o herói santa-cruzense teve o reconhecimento de seus conterrâneos, muitos que só o conheciam de nome passaram a compreender que aquela placa existente numa rua, desde os anos 50, depois de Santa Cruz do Capibaribe ter se emancipado de Taquaritinga do Norte (29-12-1953), tinha um significado mais amplo do que apresentava uma mera inscrição colocada numa parede. Sua mãe, dona Maria de Seu Tito, que a quem todos os netos tratavam por Maim, chegou a ver, em 1955, a placa dignificando seu filho herói, o que a emocionou bastante.

Lembro-me da passagem pelo Recife, em 1960, das urnas contendo os restos mortais dos pracinhas brasileiros, retirados do cemitério de Pistoia, na Itália. O destino era o Monumento do Pracinha, mandado construir no Aterro da Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, pelo presidente Juscelino Kubitschek. Entre os jovens brasileiros mortos, que o possante avião da FAB (Força Aérea Brasileira) transportava, oito eram de pernambucanos. Homenagens póstumas foram prestadas aos nossos heróis pelos seus colegas militares, em cerimônia que teve a presença de familiares. Como não poderia deixar de ser, todos os parentes estavam emocionados. A família do cabo Otávio foi representada por um dos irmãos do herói, José Synésio Aragão, residente em Caruaru, onde, durante muito tempo gerenciou a filial da Sanbra-Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileira.

Todos tiveram o cuidado de usar máscaras (Foto: Divulgação)

Em Santa Cruz, a Banda Musical Novo Século conta com mais uma peça musical no arquivo. Trata-se de um dobrado especialmente composto para a ocasião pelo maestro Rubinaldo Catanha. Como o sobrinho mais velho do homenageado presente ao evento, num simples discurso, agradeci o carinho com que o maestro elaborou o dobrado em honra do cabo Otávio Synésio Aragão.

Comentários