Burocracia no caminho do Cruzeiro e Ronaldo Fenômeno

Ronaldo aos 17 anos (Foto:espn.com.br0

Motivo de euforia entre os torcedores e de grande repercussão no mundo do futebol, a compra do Cruzeiro pelo ex-atacante Ronaldo Nazário, anunciada neste sábado (18), ainda depende de acertos burocráticos e demandará paciência até que seus principais efeitos práticos comecem a ser sentidos no clube mineiro.

Em meio a especulações, entrevistas do Fenômeno e de outros envolvidos no acerto já revelaram pistas sobre o que deve acontecer nos próximos meses.

Segundo anunciado pela XP Investimentos, principal mediadora do negócio, Ronaldo e o clube mineiro firmaram um protocolo de intenções para um aporte de R$ 400 milhões "ao longo dos próximos anos" na recém-criada Cruzeiro SAF. Essa é a primeira operação realizada no Brasil sob os termos da nova lei da Sociedade Anônima do Futebol.

Primeiramente, ainda será necessário oficializar a compra, correspondente a 90% das ações do "novo Cruzeiro". De acordo com a XP, a operação está sujeita a algumas condições, especialmente à verificação de contratos e documentos. O próprio Ronaldo destacou essa etapa de validação, conhecida como "due diligence", em entrevista concedida a seu canal de transmissões ao vivo pela internet. Esse tipo de auditoria costuma demorar alguns meses.

"Agora, depois desse anúncio, temos ainda um processo burocrático a seguir. Tem a toda a due diligence que vai ser feita no clube para a gente entender em qual situação real ele se encontra. E, a partir daí, vamos começar a planejar o nosso trabalho", afirmou o ex-jogador

Após a mudança de estatuto do Cruzeiro, aprovada sexta-feira (17), o advogado do clube celeste, Bruno Volpini, havia declarado em entrevista à rádio mineira Itatiaia que a conclusão de compra como essa levaria de quatro a cinco meses. "É uma operação muito complexa. Ela demanda a discussão de cláusula por cláusula de contratos que às vezes ultrapassam cem páginas."

Em entrevista ao canal ESPN  ontem (18), o presidente Sérgio Santos Rodrigues disse já considerar Ronaldo como sócio majoritário da sociedade.

(Folha Press)

Comentários