SELEÇÃO DE JALECO

Onze corações divididos entre o futebol e a medicina


Os autores Roberto Vieira e Lucídio Oliveira ladeando os jornalistas Claudemir Gomes e Lenivaldo Aragão na festa de lançamento/Foto; Divulgação
 

Um técnico argentino comandando a Seleção Brasileira? Nunca ouviu falar? Pois, acredite. Carlos Salvador Bilardo, um dos mais expressivos treinadores do país do tango – e do futebol – acaba de ser escolhido para o cargo. Escolha feita pela dupla Lucídio José de Oliveira e Roberto Vieira, médicos, escritores e apaixonados por futebol.

A dupla, que tem vários livros publicados, individualmente ou em conjunto, revelando aos amantes do chamado esporte bretão, personagens e fatos históricos de Pernambuco e de outras partes do Brasil, acaba de lançar “Seleção de Jaleco”, de 164 páginas, pela editora Livro Rápido, onde a obra pode ser encontrada.

Um trabalho de fôlego, paciência e perspicácia, culminou com a escalação de 11 profissionais do futebol nacional, que, paralelamente à sua atividade pelos gramados, como jogadores, ou depois que descalçaram as chuteiras, em vez da bola passaram a ter o estetoscópio como instrumento de labuta diária, num cenário em que, como se fora um grito de gol, vibra-se com a preservação da vida.

Está aqui, a relação dos 11 doutores da bola, além do catedrático Bilardo, indicados pela dupla Lucídio-Roberto:

Marcial-MG

Nariz-MG

Gilson Saraiva-PE

Salomão-PB

Sócrates-PA

Afonsinho-SP

Pedro Amorim-BA

Carvalho Leite-RJ

Mário de Castro-MG

Tostão-MG.

A maioria migrou do Estado natal para outras plagas, em busca de cenários mais amplos para exibir sua arte de jogar futebol e de um campo com um maior potencial de obtenção ou aperfeiçoamento dos conhecimentos necessários na busca do cobiçado anel.

A trajetória de cada um deles na corrida em busca da bola em pleno gramado ou no corredor do hospital para atender uma urgência, é descrita por esta dupla de amantes do futebol e da profissão.

Lançado no saguão do Hospital de Olhos Santa Luzia, em Casa Forte, na noite de segunda-feira (6), o “Seleção de Jaleco”, que tem prefácio do consagrado Tostão, um dos campeões do mundo em 1970, médico e articulista esportivo, homenageia ainda os médicos Newton Paes Barreto, considerado o pai da medicina esportiva no Brasil, e Gilberto Cardoso, morto em consequência de um mal súbito, em 1955, após uma conquista do Flamengo no basquete, quando exercia a presidência do rubro-negro carioca.

Comentários