Um equívoco em torno de Lula e sua simpatia pelo Náutico

Lula recebendo a delegação alvirrubra no Planalto (Foto: centraltimbudenoticias)


O DIARIO DE PERNAMBUCO publicou a seguinte matéria:



Circula nas redes sociais um trecho da entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Podpah, na última quinta-feira (2), onde o petista dá a entender que criou o clube Náutico Capibaribe de Pernambuco. Apesar do contexto do vídeo, o ex-presidente não afirmou isso durante o podcast.

Lula contou uma história sobre seu irmão, que teve a ideia de criar um time amador chamado Náutico, na Vila Carioca, bairro da zona sul de São Paulo, onde ele morava, inspirado no Náutico pernambucano.

"Nós criamos um time em 1962, ali na Vila Carioca (...) A gente criou um time chamado Náutico. Náutico é um time de Pernambuco. Foi meu irmão que falou: 'vamos criar um time de Pernambuco'", disse Lula.

Durante a conversa, Lula falou sobre os uniformes, de como o time dele e do irmão era inspirado no Náutico Capibaribe e mostrou pouca modéstia. “Eu era muito bom de bola, um centro-direita mais ou menos”, brincou. “Uma espécie de Kaká”, afirmou o petista.

 ALVIRRUBRO A DISTÂNCIA

 A verdade é que Lula, criado em São Paulo, um apaixonado pelo Corinthians, acho que nem sabia que o Náutico existia. Todavia, por influência do irmão mais velho tornou-se um simpatizante, a distância, do Timbu. Isso li numa longa entrevista concedida por ele à extinta revista MANCHETE, quando ainda, o então líder metalúrgico, sonhava em ser presidente da República.

O repórter perguntou-lhe como podia um operário, torcedor de um clube de massa, como o Corinthians, ser adepto de uma equipe que privilegiava a classe alta, como os usineiros e capitalistas, no qual só os ricos tinham vez.

Lula explicou que passou a assistir aos jogos do Náutico, em São Paulo, pela Taça Brasil, em meados dos anos 60, levado pelo irmão. Este chamava-o para “prestigiar o time de nossa terra”.  Na época, a equipe dos Aflitos empolgava e orgulhava a massa de pernambucanos e nordestinos que iam vê-la jogar, entre eles, Lula.


Foto: nautinet

Anos depois contei esse fato pelo JORNAL DO COMMERCIO, o que foi aproveitado pela diretoria do Náutico para oficializar o já presidente da República, como alvirrubro, presenteando-o com camisa e outras lembranças do clube, como faixa de campeão. 
Em 2004, Lula posou em meio à delegação alvirrubra, no Palácio do Planalto.   

Comentários

  1. Os torcedores dos outros times de Pernambuco não se conformam com o fato do presidente Lula ser torcedor do Náutico. Têm inveja.

    ResponderExcluir

Postar um comentário