A ARTE DA BOA CONVIVÊNCIA

 Por José Neves Cabral-Jornalista




 Ele chegava ao Pra Vocês por volta das 20h30. Às vezes, um pouco mais tarde, porque um amigo lhe prendera ao telefone de última hora. Mas sempre chegava. Pedia uma latinha de cerveja. Quando sentava à mesa, a última na extremidade do terraço, já havia uma latinha de cerveja lhe esperando, pois os garçons, ao avistá-lo, já providenciavam. Ele enchia o copo cuidadosamente para que a espuma subisse, pois, para ele, cerveja tinha que ter espuma. “Aqui no cantinho me livro das confusões e de muitos chatos”, dizia. 

Wallace gostava de alimentar conversas bem-humoradas, do futebol à política. Mas sem exaltações ou grosserias. Respeitava quem pensava diferente dele e dava um recado direto a um desavisado visitante de sua mesa que estava se exaltando ou sendo grosseiro com os demais na discussão de um determinado assunto. “Fulano, você precisa administrar melhor sua infelicidade para não incomodar o pessoal aqui da mesa”. Claro que num restaurante que se notabilizou por homenagear clientes ilustres com placas em sua Cidade Imaginária, Wallace Ramalho não escaparia. E então nós criamos uma placa em sua homenagem, sob o título “Presidente da Mesa”. 

E, naquela mesa, seu “escritório” por mais de 40 anos, ele recebia amigos e fazia amigos como só ele sabia. Contava histórias dos tempos em que brilhava no gol da Associação Atlética de Afogados. Era o irmão mais velho de Wendell, também goleiro que pontificou no Botafogo e na Seleção Brasileira. Nos fins de ano, reunia a família para festejar o Natal. Seu aniversário, invariavelmente, também era comemorado lá, organizado pelo sobrinho Marquinhos Ramalho. Jamais ficava embriagado, pois parava na quarta cerveja, por volta de meia-noite. E seguia caminhando lentamente para o Edifício Vila Carminha, a cerca de 300 metros do Pra Vocês. Formado em Direito, tornou-se funcionário da Câmara do Recife, onde trabalhou até a aposentadoria. 

Nesta quinta-feira, 13 de janeiro de 2022, Wallace se foi, aos 80 anos, e deixou uma leva de amigos saudosos, pois, como poucos, ele conhecia a arte da boa convivência. Nosssa homenagem a Wallace

Comentários