O TRIO DE FERRO QUE SE CUIDE

 

O Caruaru City tomou um precioso ponto do Sport na Ilha (Foto: esportedp.com.br)

Não gosto muito desta denominação dada ao conjunto formado por Náutico, Santa Cruz e Sport, os poderosos do futebol pernambucano, todos centenários, mas vá lá. Trata-se de uma mera imitação, posto que nos anos 70 os paranaenses assim se referiam à junção Atlético, Coritiba e o extinto Colorado.

Agora em 2022, as primeiras quatro das nove rodadas do Campeonato Pernambucano mostraram que os eternos candidatos ao título de campeão não têm a mesma tranquilidade de tempos atrás. Situação, aliás, quebrada em 2020 pelo Salgueiro ao tornar-se o primeiro clube do Interior a levantar a taça.

Em tempos idos, no começo do certame, aqui, acolá um grande tropeçava, no entanto, com o prosseguimento da competição, que tinha entre dois e quatro turnos, obtinha o badalado entrosamento e formava seu cabedal, como verdadeiro pretendente ao trono. Hoje, como definiu Carlos Alberto Oliveira, quando era presidente da FPF, temos apenas um torneio, não um campeonato verdadeiramente digno desse nome. Não adianta querer botar a culpa em Evandro Carvalho, o atual presidente da casa que comanda o futebol da Terra dos Altos Coqueiros. A regra do encurtamento parte da CBF, a organizadora do calendário nacional, e vale para todos os Estados, mesmo os mais poderosos.

Além do retornado Íbis que, como sempre, continua lutando para sobreviver, há duas novidades, as quais, além da curiosidade, têm despertado o interesse do torcedor. Trata-se do estreante Caruaru City, o novo representante da city, desculpem, cidade de Caruaru, no contexto estadual, e do Retrô, partícipe pela segunda vez.

Não têm sido meros figurantes, o que se pode avaliar dos seus encontros com os integrantes do tal Trio de Ferro. O Retrô já deu no Sport e no Náutico, e o Caruaru City, embora tenha perdido em casa para o Santa Cruz, empatou com o Sport em plena Ilha do Retiro. Ou seja, não vieram para fazer graça.

Neste momento, o Retrô é vice-líder. O Santa Cruz ocupa a liderança. Vale lembrar que ao término da fase inicial, os dois primeiros colocados entram diretamente nas semifinais sem passar pelo quadrangular em que os times situados da terceira à sexta colocações lutarão pelas duas vagas restantes de semifinalistas. No momento participariam da disputa, Sport (3º), Salgueiro (4º), Náutico (5º) e Íbis (6º). Neste contexto, o Caruaru City iria para o ‘torneio do fico’, com Afogados, Vera Cruz e Sete de Setembro. Aqui, os dois últimos descem para a Série A 2 e os dois primeiros permanecem na A 1.

A configuração focalizada neste texto está valendo só para o momento, é claro.

Comentários