SANTA CRUZ 108 ANOS (2)

 

 Entre frutas e verduras, os primeiros passos

 

José Luiz Vieira, primeiro presidente coral (Foto: blog Fernando Machado


A ata de fundação do Santa Cruz, redigida pelo secretário Luiz Barbalho, tinha o seguinte teor, respeitando-se a grafia da época:

“Aos trez de fevereiro de mil novecentos e quatorze à rua da Mangueira, nº 2, distrito de Boa Vista, pelas 19 horas reuniram-se os srs. Quintino Miranda Paes Barreto, José Luiz Vieira, José Glycério Bonfim, Abelardo Costa, Augusto Franklin Ramos, Luiz Gonzaga Barbalho Uchoa e Augusto Dornelas Câmara para a fundação de uma sociedade de foot-ball. Proclamado presidente o sr. Augusto Ramos é pelo mesmo aceito, tendo convidado o sr. Luiz Barbalho para secretariar a mesma. O presidente expôs o fim da reunião que é a de fundação de uma sociedade esportiva que tomará por título “Santa Cruz Foot-Ball Club”, adotando como principal esporte o “foot-ball”. Sendo posta em discussão, é aprovada. O presidente comunica que vai proceder a eleição para a primeira directoria. Procedida é eleita a seguinte directoria: Presidente – sr. José Luiz Vieira; Vice-presidente – sr. Quintino Miranda Paes Barreto; 1º Secretário – sr. Luiz de Gonzaga Barbalho Uchoa; 2º Secretário e Orador – Augusto Dornelas Câmara; Tesoureiro – sr. Augusto Franklin Ramos, Director de Sports – sr. Orlando Elias dos Santos, tendo sido empossada. O secretário lê os estatutos da nova sociedade que são aprovados. Em seguida tratou-se das cores que o clube adotaria a seu pavilhão, sendo escolhidas as cores branco e preta, sendo aprovada. Tendo o sr. Alexandre Carvalho portado-se mal é repreendido pelo presidente e posto em acta um voto de censura ao mesmo. Não havendo assunto a discutir-se o sr. Presidente dá por encerrada a reunião, depois de haver marcado o dia 7 de fevereiro para nova reunião”. 

       

ELEITO POR ACLAMAÇAO

Os fundadores do Santa Cruz se reuniam numa quitanda de frutas e verduras, situada na esquina das ruas da Mangueira e da Alegria. Seu proprietário não parecia gostar de futebol, mas era conhecido de toda a rapaziada, cuja idade variava entre 14 e 15 anos. O primeiro presidente, José Luiz Vieira, não estava presente à eleição da primeira diretoria, mas sua escolha foi feita por aclamação. Para isso pesou o fato de ser ele, entre aquele grupo de jovens, o único a dispor de economia própria, já que trabalhava no comércio. A primeira arrecadação entre os novos sócios somou 3.500 réis, o equivalente nos dias atuais a aproximadamente a 3 reais e 50 centavos.

O Santa Cruz juntava-se, assim, a outros clubes que já existiam no Recife, como Náutico, inicialmente dedicado apenas aos esportes náuticos, remo e natação, Sport, Paulistano, Internacional, Centro Esportivo do Peres, Coligação Sportiva Recifense, Agros, Caxangá, Flamengo, Olinda, Botafogo, João de Barros, hoje América, Velox e Americano.

        Eram dados os primeiros passos para a saga do hoje Tricolor do Arruda, que acaba de completar 108 anos.

 

 

Comentários