NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 (Diversos assuntos focalizados nesta coluna)


 

TIMBU E LEÃO SUPERAM O DESCRÉDITO – No início da Copa do Nordeste não se fazia fé na participação dos representantes de Pernambuco. Começava pelo fato de não termos nenhum time na Série A 1 nacional. Sem dúvida, um indicador nada estimulante. Na realidade, Náutico e Sport passavam por maus momentos. Ainda não deram de todo a volta por cima, mas já respiram. Não pode haver euforia, todavia chegar às semifinais, deixando vários  favoritos para trás, já foi um passo adiante. Torcedores timbus e leoninos andam mostrando largos sorrisos, principalmente diante das circunstâncias em que ambas as equipes lograram a classificação, com dois empates fora de casa e a decisão nos pênaltis, quando os goleiros Lucas Peri e Maílson tiveram participação direta.

ÚLTIMA QUEDA – Domingo que vem, 27/3, haverá a última rodada do Quadrangular da Permanência, ou do Rebaixamento, do Campeonato Pernambucano 2022. Um time já caiu, o Vera Cruz (4º / 0), que receberá o Sete de Setembro (3º / 2), na Arena de Pernambuco. Os líderes Afogados (1º / 4) e Íbis (2º / 4) enfrentar-se-ão em Afogados da Ingazeira. São candidatíssimos às duas  vagas em disputa para a continuação na Série A 1 em 2023. O Sete ainda tem chances matemáticas, porém há alguns obstáculos que precisa ultrapassar a partir de um triunfo como uma folgada diferença no placar.  

EDNALDO É DO RAMO – Não conheço o novo presidente da CBF, o baiano Ednaldo Costa, primeiro nordestino a assumir o comando do futebol brasileiro. Sentará na cadeira presidencial de 2022 a 2026. Chega ao posto, que já ocupava interinamente após o afastamento de Rogério Caboclo, com experiência no Meier. Seus conhecimentos sobre as minúcias do futebol, principalmente no ramo administrativo e político, foram alicerçados na época de presidente da Liga de sua cidade, Vitória da Conquista, tendo sido solidificadas depois, na presidência da Federação Baiana de Futebol. Como dirigente-mor na Boa Terra, certamente aprendeu o caminho que o levou a ocupar um lugar na cartolagem nacional.

BOM DE CONTA – Uma coisa se pode esperar do novo comandante é a correção na contabilidade da entidade. Formado em Ciências Contábeis, há muitos anos ele trabalha justamente com a exatidão dos números. Na CBF não pode ser diferente.

FOI O GRAMADO – O técnico Mozart Santos, do CSA, botou a culpa no gramado encharcado do Rei Pelé pela eliminação de seu time nas quartas de final da Copa do Nordeste. Esqueceu de falar nas sensacionais defesas do goleiro Maílson, do Sport. Como está no regulamento, a cobrança de penalidades máximas faz parte do jogo e os cobradores e defensores devem estar preparados para sua execução.

A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM – Com o tufão em que se transformou o movimento eleitoral no Santa Cruz, que culminou com a eleição à presidência de Joaquim Bezerra, que com menos de um ano já deu nos calos, o Tricolor do Arruda passou por uma verdadeira fase de expurgo. Antigos dirigentes, com inestimáveis serviços prestados ao clube foram alijados do processo. Um novo Santa Cruz estava surgindo e não havia lugar para a ‘velharia’. Agora, com a volta de um deles, Antônio Luiz Neto ao comando, muitos dos expurgados estão sendo convocados para ajudar a tirar a Cobrinha do buraco que, é bom que se diga, não é recente e vem de muitos anos.

RAPOSA NA SOLIDÃO – O Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba não vai permitir que haja público no jogo Campinense x Sport-PB nesta sexta-feira (25) pelo Campeonato Paraibano. A medida cautelar preventiva é uma consequência da balbúrdia havida quarta-feira da semana passada e enquadra-se no inquérito aberto para apurar os responsáveis pelo arrombamento de um portão no Amigão, quando da realização do Clássico dos Maiorais – Treze x Campinense, no setor reservado à torcida da Raposa. O Tribunal quer que o Campinense aponte os responsáveis pelo punível ato, sob a alegação de que o rubro-negro paraibano está capacitado a indicar os culpados. Como não atendeu, vai jogar sem torcida.   

BOLA AO CESTO – O renovado e recuperado Geraldo (Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães Melo) vem sendo palco de interessante competição. Até domingo (27) ali se realiza o Campeonato Brasileiro Interclubes de Basquete Sub-20 Feminino, considerado o principal certame nacional das categorias de base. Clubes participantes: GRUPO A-Instituto Vitaliza/Nosso Clube-PE, São José Basketball-SP, Foz Basquete-PR e Aeroclube-RN; GRUPO B-Bradesco-SP, AADB-PE, Sociedade Thalita-PR e Sport Club do Recife-PE). Os jogos realizam-se a partir de 14h. É o chamado esporte amador voltando a ter vez na Terra dos Altos Coqueiros.

 

Comentários