PANORAMA GERAL

 (Vários assuntos em pauta)



 UM FRANGO FORA DO CONTEXTO – Se o torcedor do Sport festejou efusivamente a caneta dada por Luciano Juba na Fonte Nova, antecedendo o gol de Rodrigão na vitória de virada (3 x 2) sobre o Bahia, pela Copa do Nordeste, a essa altura não falta quem lamente a grotesca falha cometida pelo goleiro Mailson no empate de ontem (terça-feira 8) por 1 x 1 com o Salgueiro em jogo do Campeonato Pernambucano. E logo quem? Justamente Mailson, um dos esteios do vice-campeão pernambucano. Falhas cometem todos os que estão em campo, desde o passe errado ao desperdício da chamada chance de gol. Só que quando a farrapada envolve o goleiro, o mais das vezes é fatal. Porém, o grande Mailson está perdoado, pois o lado positivo de suas atuações é amplamente superior à parte contrária.

E LUCÃO, COMO ESTARÁ? – Quem deve estar chateado, tanto quanto Mailson, é o zagueiro Lucão, do Salgueiro. O Carcará parecia se encaminhar para uma sensacional vitória sobre o Leão da Ilha, quando a bola chutada por Bruno Matias bateu em Lucão, tirou o goleiro Jeferson de tempo e... lona! É o lado irônico do futebol. O mesmo Lucão há poucos dias ganhou os noticiários, do Oiapoque ao Chuí, por ter marcado, da sua intermediária, o tal gol que Pelé não conseguiu fazer.

RETRÔ RECEBE O PÁSSARO PRETO  – A bola continua a rolar nesta quarta-feira (9). Logo cedo, às 15h, o líder Retrô recebe o Íbis, na moderna e bem aparelhada, só que de péssimo acesso, Arena de Pernambuco. Se vencer, a Fênix entra nas semifinais sem precisar  participar do quadrangular que indicará dois semifinalistas. É que o primeiro e o segundo colocados da primeira fase automaticamente estarão nas semis.

O TIMBU EM SUA TOCA – Às 21h30, um jogo que promete. Nos Aflitos, Náutico x Caruaru City. O Timbu dá a impressão de que vai entrando nos eixos, mas certamente estará cuidadoso em relação à eficiência demonstrada pelo novato do campeonato.

COMO ESTÃO – Para se ter uma ideia de como a coisa anda, aqui está a classificação do Estadual:

1º) Retrô, 18

2º) Santa Cruz, 16

3º) Náutico, 13

4º) Salgueiro, 11

5º) Caruaru City, 11

6º) Sport, 10

7º) Afogados, 7

8º) Vera Cruz, 5

9º) Íbis, 5

10º) Sete de Setembro, 0

Santa Cruz, Afogados e Sete de Setembro só têm um jogo a realizar nesta fase; os demais jogarão duas vezes, à exceção do Náutico que, incluindo o encontro desta noite com o Caruaru City, tem três jogos a realizar – Caruaru, Sport e Santa Cruz.  

CUIDADO NOS MARGINAIS – Sábado (12) é dia de clássico. Náutico e Sport enfrentam-se nos Aflitos, às 16h30. Creio que a FPF, a PMPE e os clubes, principalmente o mandante, estão tomando as medidas necessárias para coibir as ações dos marginais infiltrados no futebol, que a essa altura já se articulam. É indispensável a criação de leis rígidas para tirar os chefes das gangues de circulação. Medidas drásticas, para o povo tomar conhecimento. Com a passividade existente em todos os quadrantes do Brasil, a tendência é o crescimento da torcida de poltrona, com as arquibancadas sendo entregues às moscas.

VENDO A GALERA PASSAR – Morei uns tempos na Rua Bolívar, no Arruda, em cuja esquina ficava a antiga sede do Santa Cruz. Para se chegar ao Colosso é só atravessar a Avenida Beberibe. Era o tempo do apogeu do futebol pernambucano, com Minicopa, Campeonatos Pernambucano e Brasileiro de arromba. Época de casa cheia. Dia de jogo no Mundão, um dos passatempos dos moradores era botar as cadeiras na calçada para ver o desfile de torcedores do Santa, Náutico e Sport passando festivamente, fantasiados e embandeirados, rumo ao estádio. A turma da calçada, que também tinha sua paixão clubística, confraternizava-se com os passantes de seu time. Na volta, os vencedores faziam aquele alarido pacífico, respeitando os vencidos e sendo por eles respeitados. Hoje, o pessoal que mora nas cercanias das chamadas praça de esportes começa a tremer quando se aproxima a hora de um jogo como esse Clássico dos Clássicos de sábado.

NÃO DEU LIGA – Depois de ter empolgado a torcida do Santa Cruz, o atacante Valter está batendo em retirada. No encontro de sábado passado contra o Vera Cruz dava pena. Foi até substituído. Mas não pensem que parou. Como diz a ciranda, está indo nadar em outras águas. Vai defender o Amazonas, clube da Série D do Brasileirão, a mesma do Santinha. Com ele segue o volante Caetano, também ex-tricolor.

   

 

Comentários