Uma reportagem com Manga, El Fenômeno

 


 

O médico e escritor Roberto Vieira reproduziu em seu Blog do Roberto reportagem que fiz para o DIARIO DE PERNAMBUCO em 1975, quando da presença do time do Internacional, no Recife, para jogo pelo Campeonato Brasileiro, então conhecido como Nacional.

A equipe colorada hospedou-se no Hotel São Domingos, na Praça Maciel Pinheiro, que recebia a maioria das delegações que chegavam à capital pernambucana. Também ali alojavam-se artistas que vinham se apresentar nos programas das TVs JORNAL e CLUBE, hoje GUARARAPES. Passei um longo tempo conversando com o célebre goleiro. Conversa várias vezes interrompida por amigos de Manguinha, inclusive antigos companheiros do Arco Íris, do central bairro dos Coelhos, onde o célebre jogador deu seus primeiros passos.

(O centenário Guarany de Camaragibe, orgulha-se do fato de Manga também ter integrado sua equipe).

Junto de El Fenômeno, como ele se denominava, durante a entrevista estava o ex-zagueiro Alemão, seu irmão, que o tratava familiarmente como Maninho. Além de Alemão, Manga, que em 28 de abril completará 85 anos de idade, pois nasceu em 28/4/1937, tinha outros dois irmãos jogadores, o goleiro Manguito e o zagueiro Dedé. Todos vestiram a camisa do Sport, clube que lançou Manga profissionalmente.

Manga, que brilhou no Sport-PE, Botafogo-RJ, Internacional e Grêmio-RS, Operário-MS, Coritiba-PR, Operário-MT, Nacional-URU e Barcelona-EQU, foi um dos pernambucanos que defenderam a Seleção Brasileira numa Copa do Mundo, o que aconteceu em 1966, na Inglaterra.

 

 

 

 

Comentários