BOLA, TRAVE E CANELA – Lenivaldo Aragão

 Festa com o Santa, bronca e um juiz atrás do outro em Caruaru

 

Santa Cruz e Central irmanados antes do jogo (Reprodução Blog Roberto Vieira)


Neco, um antigo garçom, muito considerado em Caruaru, era aspirante do Central nos idos de 1933 e ficou na reserva do time principal num amistoso contra o Santa Cruz. Naquele tempo, a presença de uma equipe do Recife na Capital do Agreste constituía um verdadeiro acontecimento. No caso do Santa, este era bicampeão pernambucano, lutava pelo tricampeonato e havia levado jogadores consagrados. Só para citar alguns: Lauro, Esteves, Limoeiro, Walfrido e Carlos Bening.  O Central, por sua vez, contava com Dedé, Raimundo, Zé Dantas, Tutu e Zé de Nane, como destaques. Tutu e Zé de Nane formavam uma poderosa ala esquerda, conforme se chamava à dupla integrada pelo meia armador e pelo ponta-esquerda. Os dois e o próprio Neco ainda defenderiam o clube patativa, cinco anos mais tarde, na primeira participação do Central no Campeonato Pernambucano, em 1937.

            Certa vez, Neco me rememorou o tal jogo, contando o fato com riqueza de detalhes. A delegação tricolor viajou de trem e foi festivamente recebida. Era um verdadeiro empurra-empurra, com os torcedores querendo ver de perto os craques corais. Os dirigentes do Santa tinham se deslocado a Caruaru dois dias antes da ida do time para tomar as providências necessárias. A recepção oficial foi na sede do Sport Club Caruaruense, com os tradicionais discursos, banda de música e muito “viva o Santa Cruz!”

            O jogo realizou-se no campo do Colégio de Caruaru, que estava superlotado. O Santa Cruz começou mostrando categoria, enquanto o Central fazia o maior esforço para resistir às suas investidas. No apito estava Tom, um conceituado empregado da Boxwell, empresa beneficiadora de algodão de muita importância, tanto em Caruaru, como no Agreste pernambucano, em geral.  Por volta dos 25 minutos de jogo, houve um bafafá na área do Central, e os jogadores do Santa Cruz partiram para cima do juiz, exigindo a marcação de um pênalti. Até o presidente do Santa, o temperamental Alcides Lima, entrou em campo. O homem do apito perdeu a paciência com tanta reclamação e caiu fora:

            – Sabe de uma coisa? Tomem essa porcaria e apite quem quiser.

            Dito isso, entregou o apito ao presidente tricolor e se mandou. A confusão aumentou e ninguém se entendia. O Santa Cruz chegou a ameaçar sair de campo. Foi quando o comendador e milionário José Victor de Albuquerque, presidente do Central, que tinha a colaboração do irmão Pedro Victor de Albuquerque, entrou na cancha e fez um apelo a Aristófanes de Andrade, um dos notáveis da diretoria do time visitante, para que o Santa Cruz permanecesse em ação, pelo menos, até o fim do primeiro tempo. Por sugestão de José Victor, o próprio Aristófanes assumiu a arbitragem. O Santa chegou ao término da primeira fase vencendo por 1x0.

A segunda etapa foi iniciada com outro árbitro, Harry Leça, cuja família tinha grande tradição no América. Ele integrava o quadro de árbitros da FPD (Federação Pernambucana de Desportos) e, por acaso, estava assistindo ao jogo. Com um árbitro de verdade, tudo ia bem até quando o novo juiz marcou um pênalti contra o Central. Agora foram os jogadores da terra que acossaram o homem, contestando a marcação da penalidade máxima.

            Bate, não bate, Harry Leça imitou o primeiro juiz e se mandou. A missão de comandar o resto do jogo foi confiada a Zezé Fernandes, o lendário lateral tricolor, irmão de Tiano, craque dos primeiros anos de atividade do Santinha, o mais tarde catedrático de medicina e senador Martiniano Fernandes.

Mesmo sendo jogador do Santa, Zezé Fernandes não estava em campo naquela partida. Os times fizeram um acordo, e o pênalti que Harry Leça havia assinalado, não foi batido. Com isso, o jogo prosseguiu. O Santa Cruz ainda marcou outro gol. Querem saber como? De pênalti. Desta vez aceito pelo Central.

Assim, o amistoso de quatro juízes e muita confusão chegou ao fim com a vitória do Santinha por 2x0.   

 

 

 

 

Comentários