JÁ DEU BODE NOS AFLITOS

 

Lenivaldo Aragão

 

 

Charge: reprodução PNGWing

 

Hexacampeão pernambucano, o Náutico, em 1969, tentava o heptacampeonato, embora já estivesse nas últimas, dando mostras de que não tinha mais fôlego para tanto. Terminaria sendo desbancado pelo Santa Cruz, que iniciaria a trajetória que levaria à conquista do pentacampeonato. Na pior, o Sport mudava constantemente de técnico e de jogadores para, no fim, ver os outros fazerem a festa.

Haveria mais um Clássico dos Clássicos. Um trio de dirigentes do Rubro-Negro, que tudo fazia para infernizar a vida dos alvirrubros, procurou o repórter Amaury Veloso, do Diário de Pernambuco, mais tarde assessor de imprensa do Leão. Eles queriam que o jornalista os levasse à presença do pai-de-santo Edu, morto em maio de 2011. Edu vangloriava-se de ter dado o Hexa ao Náutico, com seus banhos de sal, de arruda, coisa e tal.

Certo dia, lá se foi Amaury, que na época cobria o Sport para o DP, ao Palácio de Iemanjá, em Olinda. Em sua companhia, José da Silveira Barros, conhecido por Coca, que chegou a ser vereador do Recife, João Brito e Fernando Samico. Os três eram figuras de proa no departamento de futebol do clube da Ilha do Retiro. Formavam o trio CBF – Coca, Brito e Fernando. Havia outra sigla dedicada a eles, que era o DC – Departamento de Caralh...

A missão do Sport naquele jogo era espinhosa porque o Náutico fazia cinco anos e três meses que não perdia nos Aflitos, a sua casa. A última derrota tinha sido em 9 de dezembro de 1963 para o Santa Cruz. Então, era necessário recorrer aos ‘poderes’ sobrenaturais para derrubá-lo naquele domingo, 30 de março de 1969. Foi passado o bizu por Edu, mas o pessoal queria se garantir mais e resolveu, por sugestão de Samico, aprovada pelo pai-de-santo, botar um bode em cena. Da fazenda de Coca foi enviado um caprino para o Recife, o qual ficou sob cuidados de Gaguinho, o zeloso gerente da concentração rubro-negra.

Debaixo de sete capas, eles levaram o quadrúpede para o estádio, depois de uma parada na casa de Samico, no bairro dos Aflitos, portanto, pertinho do palco da luta, o Estádio Eládio de Barros Carvalho.

Pouco antes de as equipes entrarem em campo, Ilo, um ex-centroavante do Sport, jogou o bicho, envolto num pano com as cores alvirrubras, por cima do alambrado do lado da sede do clube.

O animal ficou espantado e começou a correr em meio a uma grande gritaria que o deixava mais perturbado ainda. Uns achavam que se tratava de mais uma jogada do técnico Duque, acostumado a apelar para os poderes da macumba, via Pai Edu. Outros, que conheciam de perto o trio CBF, pensavam que tinha partido dos três a tal presepada. Ou seria mesmo um “serviço” do outro lado para anular algum “trabalho” feito por Edu.

A verdade é que o bode ficou atarantado. Em vão tentaram pegá-lo. Os fotógrafos perseguiam-no. O coitado do bode cada vez mais tomado de pavor com o alarido da multidão. Até que ele em toda velocidade entrou na barra do lado da Rua da Angustura e ficou embaralhado na rede. Mais risos dos torcedores. Deu trabalho, mas conseguiram tirá-lo dali.

O epílogo dessa história é que a invencibilidade do Náutico em seu campo foi quebrada. O Sport venceu o jogo por 1 x 0. O gol foi contra, marcado naquela mesma barra por Newton dos Santos, um quarto-zagueiro que tinha sido do Leão e estava estreando pelo Timbu.

 

Comentários