NO PÉ DA CONVERSA – Lenivaldo Aragão



Klever, goleiro tricolor (Foto: site do Santa Cruz)


CONTANDO AS HORAS – Há uma grande expectativa pela estreia dos três times de Pernambuco, Afogados, Retrô e Santa Cruz, neste domingo (17), na Série D do Brasileirão. A galera do Santa vinha contando os dias e agora conta as horas, aguardando o jogo contra o Lagarto, na cidade sergipana do mesmo nome, 106 mil habitantes, a 75 quilômetros da capital Aracaju. Bola rolando no Barretão a partir de 16h. O time do Arruda teve tempo para se preparar. E se reforçar. A RÁDIO JORNAL promete imagens via YouTube.  

NÔMADE – Quem sai de casa também é o Afogados, que vai à Região Metropolitana de João Pessoa enfrentar o São Paulo Crystal, em Cruz do Espírito Santo, 25 quilômetros da capital, aproximadamente 20 mil moradores. Esse time nasceu como Lucena Futebol Clube, em Lucena-PB. Mudou-se para Campina Grande, trocou de nome e de localização. É tão nômade, como alguns que temos por aqui.

EM CASA – Ou quase isso, posto que troca a Arena pela Ilha. O Retrô esquece um pouco a decisão com o Náutico para enfrentar o Crato-CE, às 16h. O Índio Cariri foi o oitavo colocado no Campeonato Cearense deste ano. Desde 2009, quando entrou, tem subido e descido. Sua cidade, Crato, vizinha a Juazeiro do Norte, localiza-se em pleno Cariri cearense, a 508 quilômetros de Fortaleza, e tem 133 mil habitantes. A equipe de Aldeia (Camaragibe) está embalada.

PULOU A FOGUEIRA – Com a eliminação do Salgueiro na luta para chegar à final do Pernambucano 2022, a Federação Pernambucana de Futebol deve ter se sentido aliviada. Caso tivesse vencido o Retrô, e se posteriormente ganhasse a decisão com o Náutico, o Carcará faria os mais velhos recordarem uma canção de Francisco Alves, o Rei da Voz, que indagava “que rei sou eu, sem reinado e sem coroa?” É que, mesmo campeão, o time sertanejo ficaria no ostracismo. Sem calendário, só voltará a jogar no estadual do próximo ano por ter abdicado da Série D. Alegou dificuldades financeiras. Ou seja, o popular liseu. E a federação teria que explicar essa anomalia Brasil afora.

Evandro Carvalho, presidente da FPF:(Foto: arquivo do Blog) 


SANTA NA COPA DO BRASIL – Ao contrário do Salgueiro, que duas vezes mandou às favas sua participação na Série D, o Santa Cruz, no momento disputando aquela categoria, equivalente à quarta divisão nacional, vive sonhando em voltar a ocupar um lugar ao sol no cenário nacional. O presidente Antônio Luiz Neto e sua turma devem ter dado pulos de alegria com a vaga na próxima Copa do Brasil, que caiu no colo do Mais Querido, via Retrô. O Tricolor não precisará batalhar no mata-mata da pré-Copa porque já está garantido. Clube do nível do Santinha não pode ficar à toa na vida, vendo a banda passar.

"INIMIGO" POR ENQUANTO - O Sport faz neste sábado, 18h30, seu primeiro jogo da Série B 2022 fora de casa. Encara o Guarani, cujo técnico é bastante familiar ao pessoal da Ilha do Retiro. Trata-se de Daniel Paulista, um ex-jogador e ex-treinador do clube, muito querido entre os profissionais rubro-negros. Logicamente haverá aqueles abraços cordiais e civilizados que tanto me encantam. Depois é cada um por si. O Bugre estreou com uma derrota por 1 x 0, fora de casa, para o Brusque-SC. O Leão começou com o pé direito ao vencer o Sampaio Corrêa, na Ilha do Retiro, também por 1 x 0. Jogando no Brinco de Ouro da Princesa, o Guarani será muito exigido por sua torcida. Porém, o Sport é uma equipe em ascensão e pode atrapalhar os planos de recuperação de Daniel.

Daniel Paulista: "amigos, amigos, negócios à parte (Foto: reprodução Hora Campinas)


POUPANÇA AÉREA – Fortaleza e Cuiabá enfrentaram-se domingo (10) pela Série A do Brasileirão em Fortaleza. No dia seguinte, os dois times viajaram no mesmo avião, fretado. Ambos jogariam na quarta-feira pela Libertadores e Sul-Americana, o Fortaleza na Argentina, e o Cuiabá na Venezuela. Ficou menos dispendioso e os jogadores puderam descansar mais, evitando escalas desnecessárias.

POUPANÇA NO APITO – Na arbitragem dos jogos da Série D, só o árbitro é de fora. O resto é local. Vejamos a turma que atuará na Ilha do Retiro, no encontro Retrô x Crato. O juiz é de Roraima, Daniel Alejandro Hidalgo Blanco. Os demais são pernambucanos: bandeirinhas, Fernando Antônio da Silva Junior e Eraise Juliana Santana Ferreira; quarto árbitro, Nairon Pereira de Lira; analista de campo, Ubirajara Ferraz Jota.

MACAXEIRÃO-Em 2003, o Palmares, da cidade do mesmo nome, entrou na Copa Pernambuco e indicou o estádio do Leão XIII, na vizinha Catende, como local de seus jogos. Só que o campo foi reprovado pela FPF. Entre as irregularidades encontradas pela Comissão de Vistoria estava uma plantação de macaxeira debaixo da arquibancada, que o presidente do clube se recusou a arrancar.

 

 

Comentários