NO PÉ DA CONVERSA – Lenivaldo Aragão

 

 

O palco da esperada decisão (Foto: Divulgação)

É HOJE O DIA...

Está chegando a hora da esperada decisão do Campeonato Pernambucano de 2022. De um lado, o centenário Náutico (7/4/1901) e o ainda incipiente, mas afoito Retrô (15/1/2016). A Arena de Pernambuco será palco da grande final. O Timbu foi campeão 23 vezes e busca seu quinto bicampeonato após ter sido Bi em 1950 / 51, no seu primeiro tricampeonato; 1963 / 64, no Hexa; 1984 / 85 e 2001 / 02. O Retrô, que passou a perna no Santa Cruz e no Sport, tradicionais e centenários, como o Timbu, classificando-se para esta decisão, tem a vantagem de só precisar empatar por ter vencido a primeira partida final (1 x 0), em pleno domínio do adversário, o Estádio dos Aflitos. Espera-se que os torcedores se comportem dignamente e não obriguem a polícia a agir como deve. Os jogadores também têm sua responsabilidade na parte disciplinar. Bola em jogo!

ÚLTIMA FORMA

A repercussão causada pela proibição do uso de rádio portátil nos estádios pernambucanos fez com que um dilúvio de críticas, algumas até raivosas, desabasse sobre o bairro do Derby, no Recife, onde se situa o comando da PMPE. O bom senso funcionou, e o dito foi dado pelo não dito. O tradicional radinho voltou a ser permitido. Urge que seus usuários não deem motivo para que haja um retrocesso sem direito a meia volta.

O TRICOLOR NAGEL

O ex-zagueiro Nagel sempre cruza meu caminho no terminal de Boa Viagem. Aos 82 anos, desfruta de merecida aposentadoria. Mostra a mesma calma e a fineza dos tempos em que jogava bola. Sua primeira camisa foi a do Santa Cruz, onde também jogou seu irmão Norberto, já falecido. Campeão pernambucano de 1959, sob o comando de Gentil Cardoso, em 1962 teve seu passe vendido ao Botafogo. Lá, atuou ao lado do conterrâneo Manga, de Nilton Santos, Garrincha, Zagallo, Quarentinha, Amarildo etc. Com o tempo passou a correr mundo: Madureira-RJ, Democrata-MG, Alianza Lima-PER, Remo-PA e Ceará. No Vovô foi bicampeão cearense em 1972 / 73. Ao descalçar as chuteiras passou a auxiliar o técnico Carlos Castilho, até que voltou para a terra natal. Não é de badalações. 



Caseiro, acompanha pelos noticiários e jogos via TV, a trajetória do Santa, cada vez mais entristecido com a situação a que a Cobra Coral chegou. Algo para ele inimaginável. Ainda bem que a vaga na Série D do próximo ano já está assegurada, caso o Santinha não consiga subir para a C. “O Fortaleza passou oito anos lutando, voltou à Série B, pulou para a Série A e hoje está brilhando. Espero que o Santa Cruz não passe fique tempo lá em baixo”, torce o tricolor Nagel.  

O JOGO DOS MISTOS

Neste domingo (1º), no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil contra o Flamengo, o Altos do Piauí poupará vários titulares. É que o novo técnico do Jacaré, Francisco Diá, está mais ligado no encontro de quarta-feIra (4), em Teresina, com o ABC pela Série C. O time piauiense encontra-se em 19º lugar, portanto, na zona de rebaixamento, com 3 derrotas em 3 jogos, precisando reagir imediatamente. Não seja por isso. O Urubu também irá a campo com uma equipe mista, ou alternativa, o novo eufemismo usado para se referir ao time de reservas.

MACAQUITOS

Desde os primórdios do futebol na América do Sul, nos encontros entre brasileiros e argentinos, principalmente seleções, eles nos insultam, chamando nossos jogadores de “macaquitos”.Muitas vezes o pau comeu em pleno gramado. No campo parece que, apesar da rivalidade, tais ofensas não existem mais, pelo menos em tanta profusão. Porém, nas arquibancadas sempre há um torcedor desrespeitoso fazendo  suas provocações. A Conmebol resolveu punir os clubes seriamente. Por causa de um “hincha” do River Plate que atirou uma banana num adepto do Fortaleza, o clube platino foi multado em 30 mil dólares, o equivalente a 148 mil reais. Vêm mais punições por aí.         

AFOGADOS NAS DUNAS

Depois da vitória contra o Icasa, o Afogados vai encarar o América potiguar em sua caminhada na Série D. Jogo marcado para este sábado (30), às 17h, na Arena das Dunas, onde algumas seleções se exibiram na Copa do Mundo de 2014. O América é o terceiro colocado do Grupo 3, e o Afogados está na sexta posição.



SANTA E RETRÔ

Quanto a Santa Cruz e Retrô, só quarta-feira (4). A Fênix, que lidera o Grupo 3, receberá o Globo-RN, ocupante da sétima posição. Jogo na Arena, 20h.

O Santa jogará em Juazeiro-BA, encarando o Juazeirense. O Tricolor do Arruda é o lanterna do Grupo 4, e o Juazeitense está em 4º lugar.



NÁUTICO X GUARANI

O Náutico, que vive suas últimas horas como campeão pernambucano de 2021, estará em ação terça-feira (3) pela Série B contra o Guarani, às 21h30. Jogará em casa.

 

Comentários