UMA ANTIGA DIRETORIA DA ACDP

 

Lenivaldo Aragão, Edvaldo Leandro, Aramis Trindade ,Lula Carlos, Viriato  Rodrigues e Esdras Bispo (arquivo pessoal de Lenivaldo)

Anos 60, diretoria da ACDP (Associação dos Cronistas Desportivos de Pernambuco), depois de tomar posse. Da esquerda para a direita estão Lenivaldo Aragão, Edvaldo Leandro, Aramis Trindade (presidente), Lula Carlos, Viriato Rodrigues e Esdras Bispo.

Lenivaldo Aragão, egresso de Santa Cruz do Capibaribe, a terra das confecções, foi um dos editores da Revista Clássico e é um dos responsáveis por este blog. Passou pelas rádios Clube, onde começou, Olinda e Folha FM, e na mídia impressa atuou no Diário de Pernambuco, Diário da Noite, Jornal do Commercio, Diário da Manhã e Tabloide Esportivo (Recife); Vanguarda (Caruaru); e, como correspondente, efetivo ou temporário, Jornal dos Sports (Rio de Janeiro), Estado de São Paulo e Jornal da Tarde (São Paulo) e Agência Sport Press (Rio); revista Placar (São Paulo) e Revista dos Esportes (Recife).

Edvaldo Leandro veio de Catende. Foi remador e dedicou-se ao noticiário do esporte em que era especialista. Durante muito tempo manteve uma coluna chamada Aquática e Tudo, no Jornal do Commercio.

O recifense Aramis Trindade foi editor de Esportes do Diário da Noite, tendo participado de programas na TV Jornal. Dotado de um fino humor e de uma imensa criatividade, elaborava epítetos que se consagravam, como “O Homem de Vidro”, dedicado ao atacante Erandir, do Santa Cruz, que se machucava muito; “O Homem do Rifle” – Bita, goleador do Náutico; e “A Raposa Prateada” – dirigente Leopoldo Casado, do Sport, que era distinguido a distância pela sua cabeleira grisalha. Aramis é autor dos livros “Centrefó de Armação” e “Beque de Espera”, em que mistura realidade e ficção numa simbiose inteligente e engraçada.

Lula Carlos, também nascido na capital pernambucana, atuou nos jornais Correio do Povo, Última Hora, Diário da Noite e Jornal do Commercio, tinha a picardia como um dos pontos fortes de seus comentários. Era um gozador nato. Com um vasto conhecimento em História Antiga, colocar nas suas crônicas personagens, como Teseu e o Minotauro, adaptando-os com muita argúcia ao futebol.

Viriato Rodrigues, nascido em Garanhuns, esteve vários anos à frente do esporte no Diário de Pernambuco, tendo passado também pelo Diário da Noite e pela Câmara Municipal do Recife. Foi radiator nas rádios Clube e Tamandaré, tendo trabalhado em algumas novelas.

Esdras Bispo era inicialmente correspondente do Diário de Pernambuco em sua cidade, Catende. Resolveu enfrentar a Capital e esteve ligado à então Empresa Jornal do Commercio, tendo sido um dos responsáveis pelo sucesso, através dos anos, do Campeonato da Usinas, ao lado de Barbosa Filho e Brivaldo Franklin.

 

Comentários

Postar um comentário