Rubem Moreira, Sérgio Magalhães e os antigos apagões

 

Jogo Santa Cruz 2x1 CSE. Mundão do Arruda no escuro (Reprodução folhape.com)

 Isso que aconteceu no jogo Santa Cruz 2 x 1 CSE-AL domingo (22/5/2022) não foi novidade para torcedores chegados nos anos, como eu. Vejamos o depoimento do médico Sérgio Magalhães para o livro SANTA CRUZ DE CORPO E ALMA escrito por vários jornalistas sob a coordenação de João Caixero de Vasconcelos Neto, recentemente falecido:

“O médico analista Sérgio Magalhães, um ferrenho tricolor, no início da carreira fez parte do  departamento médico do Santa Cruz, tendo trabalhado ao lado do alagoano pernambucanizado Bráulio Pimentel, uma referência na Região, em medicina esportiva. Sérgio fazia parte da imensa legião de amigos de Rubem Moreira, que, além de tudo era seu cliente. O Comodoro – assim conhecido porque foi o primeiro a ocupar a comodoria, ou presidência do Cabanga Iate Clube, fundado em 2/4/1947, tendo sido o responsável pela construção da atual sede, na Bacia do Pina – agraciou-o certa vez com um permanente. Isso ao constatar que ele, não obstante ser dirigente do Santa, pagava ingresso nos jogos. A tal carteirinha possibilitava ao jovem médico frequentar os estádios pernambucanos sem a necessidade de enfrentar filas, o que, na realidade, talvez não fosse necessário, pois na condição de diretor do Tricolor deveria encontrar alguma facilidade para a aquisição do bilhete, mesmo pago.

Sérgio Magalhães recebeu um belo dia, no seu laboratório de análises, a visita do presidente da Federação. Este fora fazer alguns exames e aproveitou a oportunidade para se referir a um episódio que estava ainda bem recente. Perguntou quem apagara a luz num clássico Santa Cruz x Sport, a 29 de agosto de 1983 - o campo do Arruda ficou às escuras, no momento em que, faltando nove minutos para o término do encontro, ia ser cobrado um pênalti contra o Santa. Como a iluminação não voltou, a partida encerrou-se ali.

– Foi a mesma pessoa que apagou a da Ilha – respondeu o médico tricolor, provocando alguns palavrões de Rubão.

Por prever a reação que sua resposta causaria, o que certamente deixaria a clientela escandalizada, Sérgio Magalhães, antes de responder tratou de levar Rubem para uma sala ao lado, longe dos demais clientes.

É que em 1975, num Clássico das Multidões, na Ilha do Retiro, a luz passou a falhar constantemente sempre que o Santa Cruz, perdendo por 1x0, ia ao ataque, o que levou o time do Arruda a se retirar de campo. Portanto, oito anos depois, o Mais Querido dera o troco, rejubilava-se Sérgio Magalhães.

 

 

 

 

Comentários