SPORT 117 ANOS

 

Em 1963, Leão representou o Brasil

no Torneio de Nova York

 

 

Em pé, Alemão, Valter, Leduar, Baixa, Tomires e Nenzinho; agachados,Garrinchinha, Djalma, Fescina, Abílio e Bentancor (Reprodução)


Nesta sexta-feira, 13 de maio de 2022, quando o Sport Club do Recife festeja seu 117º aniversário de fundação, pois surgiu em 13/05/1905, relembramos uma das passagens marcantes da história rubro-negra. Trata-se da sua participação,  em 1963, no Torneio Internacional de Nova York. Essa competição se realizava anualmente, reunindo equipes de vários países. O Brasil tinha cadeira cativa, contando a cada ano com um clube diferente, com preferência para o Centro-Sul. O futebol ainda era pouco conhecido no gigante da América do Norte e a finalidade do torneio era disseminar o “soccer” entre os americanos. Para isso aproveitava-se a paixão dos membros das colônias estrangeiras pelo popular esporte.

Naquele ano coube, portanto, ao Rubro-Negro representar o País. O locutor pernambucano Antônio Cordeiro, da Rádio Nacional do Rio, uma espécie de cônsul do futebol de Pernambuco na Cidade Maravilhosa, por sugestão do presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Rubem Moreira, deu a ideia a seu amigo Sérgio Vasconcelos, irmão da cônsul brasileira em Nova York, Dora Vasconcelos. Esta mexeu com os pauzinhos e enquadrou o Leão no torneio. Demais times que competiram em 1963: Oro (México), Münster (Alemanha), Mantova (Itália), Valenciennes (França), Kilmarnock (Escócia) e West Ham (Inglaterra).

Delegação rubro-negra. Em pé, José Ramos (massagista), Valter, Laxixa, Tomires, Fioti, Bentancor, Adelmo, Baixa, Palmeira, Nenzinho, Djalma e Adonias de Moura (jornalista); agachados, Alemão, Garrinchinha, Leduar, Alberto Galvão de Moura, Antônio Palmeira, Abílio, Dirceu, Juths e Fescna (Arquivo do Blog)

SUSTO NA VIAGEM

A delegação leonina, com 23 pessoas, viajou no fim de maio e hospedou-se no Hotel Croydon, onde morava o ex-presidente do Brasil Juscelino Kubistchek, o fundador de Brasília. A comitiva tinha estes integrantes:

Chefe, Eduardo Hipólito Cardoso, mais tarde presidente do clube (1967/68)

Diretores: Alberto Galvão de Moura e Antônio Palmeira

Jornalista oficial (na época, qualquer delegação esportiva que saísse do País era obrigada por lei a levar um representante da imprensa) Adonias de Moura (Diario de Pernambuco)

Convidados Antônio Cordeiro e Sérgio Vasconcelos

Técnico: José Mariano Carneiro Pessoa (Palmeira)

Massagista e roupeiro: José Ramos

Jogadores:

Valter e Dirceu (goleiros)

Baixa, Nenzinho e Juths (laterais)

Alemão, Fioti e Tomires (zagueiros)

Laxixa, Leduar, Bentancor e Fescina (meio-campistas)

Garrinchinha, Adelmo, Djalma e Abílio (atacantes).

Seguiram ainda Hélio Pinto (Jornal do Commercio), Lula Carlos (Última Hora), Renato Silva (Rádio Clube), César Brasil e Fernando Ramos (Rádio Jornal) e Lelino Manzela (Rádio Olinda).

Na ida, depois de uma escala na República Dominicana, o avião da Varig que conduzia a equipe leonina, teve que retornar ao aeroporto. Vazamento num dos tanques de combustível. Problema resolvido, logo o voo prosseguiu.

OS JOGOS DO LEÃO

Embora a sede fosse Nova York, o torneio tinha jogos também em Chicago, onde o Sport estreou. Na noite de 29 de maio, um sábado, o Leão debutou no torneio. Jogo disputadíssimo contra o Oro do México, tendo havido um empate por 3 x 3, resultado considerado bom. Gols de   Djalma, Adelmo e Alemão, tendo a equipe leonina alinhado: Valter; Baixa, Alemão, Tomires e Nenzinho; Leduar e Bentancor; Garrinchinha, Fescina, Adelmo (Abílio) e Djalma.

(Por causa de um equívoco do narrador Fernando Ramos, o único a transmitir o jogo ao vivo, todos os órgãos de comunicação de Pernambuco e do resto do Brasil noticiaram uma inexistente vitória do Sport por 4 x 3. Essa história será contada).

Dali para frente, só jogos em Nova York. Em 5 de junho, derrota para  o alemão Pressen Münster por 4 x 2, gols de Djalma e Adelmo. O lateral Alemão desperdiçou um pênalti. O time do Sport foi o mesmo da estreia, com uma modificação apenas. O centroavante Adelmo foi substituído por Abílio. Durante a partida, Adelmo foi acionado, substituindo Fescina.

No dia 12 de junho, contra o italiano Mantova, o Sport teve uma torcida especial, formada por tripulantes de um navio da Marinha de Guerra do Brasil, que estava atracado no porto de Nova York. Inicialmente, os marujos ficaram decepcionados porque o Sport chegou a estar perdendo por 2 x 0 e parecia destinado a levar uma goleada. Todavia, aconteceu a reação, e o representante brasileiro terminou obtendo uma consagradora vitória por 3 x 2. O Leão virou o placar com Djalma, Alemão e Abílio. O time entrou com Juths substituindo Nenzinho na lateral esquerda. Durante a partida, o goleiro reserva Dirceu substituiu Valter.

Após uma semana de descanso, salutar para a recuperação de alguns jogadores lesionados, o Sport voltou a jogar, no dia 19 de junho, tendo obtido sua segunda vitória. O adversário foi o Valenciennes, da França. Placar de 3 x 2. Adelmo assinalou os três gols, fazendo o que hoje se denomina hat-trick. O técnico Palmeira colocou em ação esta equipe: Dirceu; Baixa, Alemão, Tomires (Fioti) e Juths; Leduar e Bentancor; Garrinchinha, Adelmo, Abílio e Djalma.

Dia 23 de junho, véspera de São João, os jogadores do bicampeão pernambucano (1961/62), tinham os festejos juninos brasileiros, como uma lembrança distante. Sua preocupação era o Torneio Internacional de Nova York. Por mais que tenham se esforçado, os companheiros do uruguaio Bentancor não evitaram a segunda derrota. Perderam para o Kilmarnock, da Escócia, por 3 x 1. Fescina foi o autor do gol de honra. A equipe rubro-negra: Dirceu, Baixa, Alemão, Fioti e Juths; Leduar e Bentancor; Garrinchinha, Fescina, Adelmo e Djalma.

Três dias depois, em 26 de junho, a despedida. Empate de 1 x 1 com o West Ham, da Inglaterra, gol de Garrinchinha para os brasileiros, cuja formação foi esta: Dirceu; Baixa, Alemão, Tomires e Juths; Leduar e Bentancor; Garrinchinha, Adelmo, Abílio e Djalma.

O Sport foi o primeiro e único time de Pernambuco a jogar nos EUA, até hoje. O time pernambucano disputou seis partidas, e o balanço de sua participação foi plenamente equilibrado, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas,

 

Comentários