BALAIO DE NOTAS – Lenivaldo Aragão

 

Mais uma queda do time do campeao pernambucano (Foto: CBF)

UM JACARÉ NO CAMINHO DO TIMBU


O Bahia, que havia derrotado o Náutico nos Aflitos por 1 x 0, no primeiro turno, massacrou o campeão pernambucano na Fonte Nova. O 3 x 0 dessa sexta-feira (29/7)  nem tão cedo será esquecido. Ou talvez nunca seja. O Timbu chegou a dar a impressão de que voltaria para o Recife com um “excelente” 0 x 0, porém desandou a partir do primeiro gol, sofrido aos 25 do segundo. E tome bola na rede. Coitado de Lucas Perri. Com uma defesa jogando daquele jeito não há goleiro que aguente. Ainda mais com um Jacaré perturbando. É bom lembrar que já no começo do jogo, a trave salvou o Alvirrubro.

ATOLEIRO

O Náutico volta para casa com os pés mais atolados no lodaçal da degola. Continua na vice-lanterna, com 18 pontos. Tudo bem que há um amplo terreno a percorrer para se livrar do temível rebaixamento para a Série C. Todavia, os números não são animadores: em 21 jogos, 18 pontos de 63 possíveis, 4 vitórias, 6 empates e 11 derrotas. O primeiro time fora do Z 4 é o Operário Ferroviário, com 21 pontos, somente três a mais, isto antes de enfrentar a Ponte Preta pela 21ª rodada. O Operário será o próximo adversário da equipe dos Aflitos, sexta-feira (5). Jogo em Ponta Grossa, no Paraná. E isso dificulta. Porém, o técnico Elano tem uma semana para ajustar as peças, inclusive Kieza, que parece ainda sem ritmo de jogo.

PERNAMBUCANOS NO ASPIRANTE

Vice-lanterna na Série B, o Náutico é o lanterna do Grupo C do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, que está assim após a disputa da quarta das seis rodadas, nesse meio de semana: 1º) Botafogo, 10; 2º) Sport, 7; 3º) Fluminense, 5; 4º) Náutico, 0. Resultados: quinta-feira (28), Náutico 0 x 1 Botafogo, sexta (29), Sport 2 x 0 Fluminense, gols de Flávio e Lucas André. Na próxima quinta-feira (4) haverá o segundo Clássico dos Clássicos, tendo como palco o gramado dos Aflitos. No jogo de ida, na Ilha, deu Sport, 1 x 0. Também na quinta, Botafogo e Fluminense emendam os bigodes.

A BATALHA DOS INGRESSOS

O Retrô levou a pior na sua pretensão de elevar para R$ 300 o preço do ingresso no jogo desta segunda-feira (1º) contra o Santa Cruz, que indicará qual dos dois permanecerá disputando a Série D 2022. Depois do 0 x 0 no Arruda, na Arena sairá o vencedor, nos 90 minutos ou nos pênaltis. Neste quesito, o Retrô guarda uma triste lembrança, depois de perder a final do Pernambucano 2022 para o Náutico. A bola rola a partir de 20h, e a entrada custa 80 mangos, com a meia entrada valendo 40.

TRINCA DO APITO

Na Bahia, como em outros Estados, a polícia não dá o menor espaço para abordagens agressivas ao trio de arbitragem após o jogo. No encontro  Bahia 3 x 0 Náutico, por exemplo, foi o juiz apitar para o policiamento entrar em campo, fazer o habitual cordão de isolamento e proteger a saída da turma.  

EVANDRO CORRE CAMPO

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, não brinca em serviço. Têm sido constantes suas visitas a ligas e clubes do Interior e da Região Metropolitana, como mostra o modernizado e melhorado noticiário oficial da entidade. Parece mais uma cobra corre campo, mudando sempre de lugar. O cartola mor de Pernambuco, é claro, sempre se faz acompanhar de alguém da mídia da FPF, principalmente do radialista Maciel Junior, homem de peso do seu estafe.  

Presidente da FPF em Petrolina (Foto: Ascom-FPF)


ESQUECERAM DE MIM...

O bafafá em torno dos ingressos para Retrô x Santa Cruz fez com que o Afogados caísse no esquecimento. A Coruja Sertaneja também está lutando por uma vaga na próxima fase da Série D. Só que começou perdendo. Jogando em casa, a equipe de Afogados da Ingazeira   levou uma pisa, como dizia o saudoso dirigente centralista Alcides Lima, do ASA, por 2 x 1. Sendo assim, precisa virar o jogo neste domingo (31) na alagoana e agradável Arapiraca, conhecida como a terra do fumo.

TORCEU EM VÃO

De nada valeu a torcida do Sport pelo Náutico. O Bahia avançou na classificação, enquanto o Leão, castigado ainda pela vitória do Tombense sobre o Sampaio Corrêa por 3 x 0, viu o time mineiro assumir a quinta posição da Série B, que lhe pertencia. Agora, o Rubro-Negro é o sexto. Terça-feira (2) recebe o Criciúma, quando procurará avançar na tabela.

BRASILEIRAS DE RAÇA

Neste sábado (30), às 21h, a Seleção Brasileira Feminina decide a Copa América, na qual tem realizado uma bela campanha, com cem por cento de aproveitamento sem levar um gol. Em Bucaramanga, na Colômbia, as brasileiras encaram  a equipe da casa. No futebol e na raça, o Brasil tem condições de trazer o caneco. O time da camisa amarela já está classificado para a Copa do Mundo de 2023, na Nova Zelândia e na Austrália, e para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Caso vença, o Brasil será octacampeão do Continente. Transmissão pelo SBT-TV Jornal e SporTV.

 DOS AFLITOS PARA AS PRINCESAS

Em 1947, duas personalidades saídas do Clube Náutico Capibaribe  disputaram o governo do Estado para substituir o interventor Amaro Gomes Pedrosa. Estiveram frente a frente na batalha eleitoral os recifenses Barbosa Lima Sobrinho, ex-remador do clube, e Neto Campelo Júnior, que presidira o Timbu em 1942/45. Barbosa Lima, do PSD (Partido Social Democrático), morreu com 103 anos, em 2000, no Rio. Além de deputado federal em várias legislaturas, foi advogado, escritor, historiador, ensaísta, jornalista, presidente do IAA (Instituto do Açúcar e do Álcool) e da ABI (Associação Brasileira de Imprensa). 

Barbosa Lima Sobrinho, ex-atleta do Náutico e ex-governador de Pernambuco

Neto Campelo era usineiro, filiado à UDN (União Democrática Nacional). Entre outros cargos, chegou também a presidir o IAA e foi ministro da Agricultura, tendo sido o primeiro ocupante da cadeira 27 da Academia Pernambucana de Letras. Também faleceu no Rio, em 1968. Barbosa levou a melhor por 91.985 votos (37,82%) contra 91.410 (37,58%) de Neto Campelo.

 

Comentários