BRASILEIRÃO 2023

Nordeste mais uma vez só com dois times na elite



Depois de participar da Copa Sul-Americana, o Ceará está de volta à Série B (Reprodução)

ste teve apenas  dois clubes na Série A do Campeonato Brasileiro, justamente a dupla cearense constituída pelo Ceará Sporting Club e pelo Fortaleza Esporte Clube.

Na quantidade de representantes na elite nacional, o futebol nordestino continua na mesma. Em 2023, não obstante o acesso do Esporte Clube Bahia, da segunda para a primeira divisão, a Região permanecerá com duas equipes, devido ao rebaixamento do Ceará para a Série B.

A vantagem que a volta do Esquadrão de Aço traz é que agora, em vez de um, a Região contará com dois Estados na Série A, Bahia e Ceará.

Mais uma vez Pernambuco, tido como uma das forças regionais estará de fogo baixo, uma vez que Náutico e Sport não lograram a ansiada ascensão da Série B para a A. O Náutico, além de, juntamente com o Sport, fracassar na tentativa da subida, amargou a segunda queda para a Série C, na qual esteve em 2018 e 2019 – aqui sagrou-se campeão.

No próximo ano, enquanto o Leão estará novamente batalhando para sair da B para a A, o Timbu lutará para retornar à B, de onde, caso tenha sucesso na sua próxima temporada, buscará a concretização do sonhado retorno à divisão maior. Mas isso só em 2024.

Quanto ao Santa Cruz, este viverá mais um ano de agruras, procurando mais uma vez se superar no deficiente e humilhante para um clube de tanta tradição, Série D;

NORDESTE A

Entre os 20 participantes da Série A do Campeonato Brasileiro existem apenas dois representantes do futebol nordestino. São eles, o Fortaleza, que voltou à divisão principal em 2019 após uma peregrinação de oito anos nas Séries C e B, e o Bahia, que este ano obteve o acesso da B para A 2023, juntamente com Cruzeiro, Vasco da Gama e Grêmio.  

NORDESTE B

Depois de algum tempo desfrutando das benesses da Série A, com maior projeção na mídia, do Oiapoque ao Chuí, e mais dinheiro no cofre, o rebaixado Ceará volta a participar da Série B. Fará parte do Bloco do Nordeste na segunda divisão nacional ao lado do ABC e do  Vitória, que emergiram da Série C, CRB, Sampaio Corrêa e Sport, os quais conseguiram se manter.

NORDESTE C

O CSA (AL) é mais um time nordestino na quarta divisão do Brasileirão. Fará companhia ao Náutico (PE), que caiu da Série B, América (RN), saído da Série D, como campeão, Altos (PI), Botafogo (PB), Confiança (SE) e Floresta (CE), que se seguraram em 2022.

NORDESTE D

Vinte entre os 64 clubes estarão representando os nove Estados nordestinos. Vejamos:

ALAGOAS – ASA e Cruzeiro (2)

BAHIA – Atlético, Bahia de Feira e Jacuípense (3)

CEARÁ – Atlético, Caucaia, Ferroviário, Iguatu e Pacajus (5)

MARANHÃO – Cordino (1)

PARAÍBA – Campinense, Nacional e Sousa (3)

PERNAMBUCO – Retrô e Santa Cruz (2)

PIAUÍ – Parnahyba e Fluminense (2)

RIO GRANDE DO NORTE – Globo e Potiguar (2)

SERGIPE – Sergipe e Falcon (2)

Comentários