O penta e a relação com a estreia

                                     

Do Oiapoque ao Chuí é grande a expectativa em relação à estreia da seleção canarinha na Copa do Mundo. No Catar, o time pentacampeão mundial de futebol entrará em campo pela primeira vez na quinta-feira (24), contra a Sérvia.

Único país a marcar presença em todas as edições do evento esportivo mais importante do planeta, o Brasil nem sempre iniciou a competição com o pé direito. Na primeira Copa do Mundo, realizada no Uruguai, em 1930, o escrete verde e amarelo foi derrotado pela Iugoslávia por 2 a 1.

Na Itália, quatro anos depois, um novo dissabor logo de cara. A derrota por 3 a 1 para Espanha custou caro para o Brasil, pois, naquela edição, as partidas eram eliminatórias e o revés inicial significou adeus.

A primeira alegria brasileira como estreante aconteceu apenas na França, em 1938. Numa partida acirrada de 11 gols, o Brasil venceu a Polônia por 6 a 5 e acabou com a sina das experiências anteriores. O duelo ficou marcado pelo gol de pé descalço de Leônidas, eleito melhor jogador e artilheiro da competição, com sete gols

Já, em 1978, na Argentina, o resultado de 1 a 1 diante da Suécia marcou o primeiro empate numa estreia. O segundo e último, desta vez, contra a anfitriã Rússia, também por 1 a 1, só voltou a acontecer após 30 anos, em 2018.

Campanha em estreias

Gols marcados 46

Gols sofridos 19      

Nas cinco vezes em que se sagrou campeão mundial, o Brasil largou na frente.

1958               Brasil 2 x 0 Áustria                          Suécia

1962               Brasil  2 x 0 México                         Chile

1970               Brasil 4 1 1 Tchecoslováquia       México

1994               Brasil 2 x 0 Rússia                         EUA

2002               Brasil 2 x 1 Turquia                        Coréia e Japão

Maior freguês

1950               Brasil 4 x 0 México                         Brasil

1962               Brasil 2 x 0 México                         Chile

 

           

 

 

    

Comentários