NO PÉ DA CONVERSA – Lenivaldo Aragão

(Um balaio de novidades nesta coluna)

 


PERNAMBUCO RESPIRA- A classificação de Náutico, Retrô e Santa Cruz para a segunda fase da Copa do Brasil (o Sport só entra na terceira etapa) pode ter sido um episódio esporádico. Mas, além de lembrar ao País que o futebol pernambucano ainda existe, levou o nosso torcedor a viver uma atmosfera favorável. É verdade que por não sermos atualmente representados na principal divisão do Brasileiro, continuamos a dar pano para as mangas, àqueles que nos olham de través, com o pensamento de que Pernambuco não é mais aquele. Nisso, convenhamos, têm lá suas razões, Alegria de pobre dura pouco? Então, vamos comemorar, na expectativa de que os bons tempos possam voltar.


CLÁSSICO VALORIZADO- O recente sucesso do Timbu, da Cobra Coral e da Fênix, em conjunto, respinga no Clássico dos Clássicos, no qual Náutico e Sport estarão envolvidos neste sábado (4), às 17h30, nos Aflitos. Pena que os torcedores rubro-negros não possam ir, a não ser às escondidas,  como já aconteceu. Está definido pelas autoridades policiais e a FPF: clássico só com torcida única. Recentemente houve empate de 2 x 2, lá mesmo nos Aflitos, pelo Campeonato Pernambucano. Alguns rubro-negros à paisana se infiltraram entre os alvirrubros e deu em confusão.

 

No último encontro deu empate (Foto: Portal de Prefeitura)


FILHO DE PEIXE- Nesse jogo em que o Náutico eliminou o São Bernardo-SP, lá, surpreendeu-me a presença de um grupo chamado Timbu da Garoa, que a TV mostrou. São pernambucanos e pernambucanas que amam o Alvirrubro, moram na Pauliceia Desvairada, e foram rever a equipe de sua paixão.  No meio da turma, divisei Manuel Amorim, jovem e dinâmico empresário da Tecnologia da Informação. Sua empresa, a Facilit, é sediada no Recife, mas ele está sempre no meio do mundo buscando novos negócios. Como se encontrava em São Paulo, foi a São Bernardo do Campo e se meteu na timbuzada. É alvirrubro de raiz. Seu pai, o já falecido advogado Lula Amorim, desempenhou vários cargos na diretoria do clube dos Aflitos, do qual também era conselheiro. A Manuel aplica-se com todo o peso o dito popular “filho de peixe, peixinho é”.


QUE TIME É ESSE?- Devem ter indagado os torcedores do Avaí, depois que sua equipe foi despachada da Copa do Brasil pelo Retrô, que tem apenas sete anos de atividades, pois foi fundado em 15-12-2016. Uma proeza e tanto da Fênix, que virou o jogo após estar perdendo por 1 x 0, esteve para cair fora na base do empate, mas no último minuto, como se estivesse saindo das cinzas, fez o gol da consagração, através de Fernandinho, um guerreiro veterano. Resultado do jogo, 3 x 2.

O Retrô começa a ganhar fama (ISTOÉ Independente-reprodução)


CORUJA ASSANHADA- Em 2020 quem comeu da banda podre diante de uma equipe da qual certamente nunca tinha ouvido falar foi o Atlético Mineiro. Em pleno Sertão pernambucano, o Galo foi despachado para seu poleiro por uma Coruja assanhada, ou seja o Afogados da Ingazeira Futebol Clube. Depois de um renhido empate por 2 x 2, o time da casa fez a festa ao  levar a melhor na decisão por pênaltis: 7 x 6. O Afogados  também é carne nova no pedaço. Foi fundado em 18-12-2013, estando, portanto, com   nove anos.


SALVE O CARCARÁ- Já que estamos falando em feitos heroicos por que não lembrar a façanha do Salgueiro? O Carcará foi o primeiro e até agora único time do Interior a levantar o Campeonato Pernambucano. Aconteceu em 2020,  numa decisão com o Santa Cruz, no Estádio Cornélio de Barros. O Salgueiro Atlético Clube foi fundado em 23/5/1972 e está com 51 anos.


COPA PARA MENORES-É a Copa do Brasil-Sub-17. Começa quarta-feira que vem (8) e conta inicialmente com 32 equipes. Na primeira fase os jogos são eliminatórios. Pernambuco terá o Sport como representante. Logo de saída, quarta, às 15h, na Ilha do Retiro, a garotada leonina receberá a visita do CSP, o Centro Sportivo Paraibano.


UMA RODADA DE EMOÇÕES- A sexta de um total de oito rodadas da Fase de Grupos da Copa do Nordeste, neste fim de semana, apresenta quatro clássicos estaduais: Ceará x Fortaleza, Náutico x Sport, CSA x CRB e  Bahia x Vitória.  Os cearenses lideram os dois grupos. O Fortaleza comanda o A, com 15 pontos, e o Ceará, o B, com 10. Em ambos os casos, os pernambucanos são vice-líderes – Sport no A, 9 pontos, e Náutico, no B, 10. No lado alagoano, o CRB é o terceiro do A, 9 pontos, e o CSA está em quinto, no B, 6. Os baianos andam mal das pernas. O Vitória é o vice-lanterna do A, com 2, pontos, e o Bahia carrega a lanterninha do B, com 4.  


ADREYLSON NO BAFAFÁ- Indiretamente, o zagueiro Adreylson provocou a confusão no Batistão, em Aracaju, que terminou com o campo invadido e o árbitro Bráulio da Silva Machado-SC agredido pelo presidente do Sergipe, Erivan Sena. Ao tentar agredir um dos bandeirinhas, o cartola levou uma bordoada com o pau da bandeira e foi ferido no rosto. Onde é que entra Adryelson na história? É que ele marcou o gol que levou o Botafogo a empatar o jogo (1 x 1) e assegurar sua permanência na Copa do Brasil, ao mesmo tempo em que eliminava o alvirrubro sergipano.


PASSOU DO TEMPO- Para fazer cera, jogadores do Sergipe caíam constantemente em campo. O juiz fez o devido acréscimo, de 9 minutos. O Botafogo entrou no abafa e até o goleiro Lucas Verri, ex-Náutico, ia para o ataque em bolas paradas. Houve uma sequência de três escanteios, o último cobrado com o tempo já esgotado. Foi daí que saiu o gol de Adryelson, gerando um grande tumulto.


QUE SUSTO! - O supermercado dos sogros de Messi, em Rosário, na Argentina, foi baleado. Os atiradores deixaram palavras ameaçadoras ao atual melhor do mundo. E isso porque ele deu uma forte contribuição para o país voltar a ser campeão do mundo.


O PACIFICADOR- Creio que o vice-presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Pedro Lacerda, a quem chamo de ministro da Casa Civil, já entrou em ação para evitar novo ‘tiroteio’ entre o técnico do Sport, Enderson Moreira, e o presidente da FPF, Evandro Carvalho. Coisa sem sentido. Pontos de vista podem e devem ser defendidos com elegância, jamais com beligerância.


NA HORA CERTA - Isso mesmo, o goleador Pipico estava lá para golpear de cabeça e estabelecer o empate contra o Democrata, que manteve o Santa Cruz na Copa do Brasil. Neste domingo (5) tem mais Pipico, agora contra o Sampaio Corrêa, pela Copa do Nordeste.



O TIME DELES

Fortunato Russo Sobrinho, Nato (comerciante)-SPORT


Geraldo Figueiroa (empresário do ramo gráfico)-SANTA CRUZ


Nonô Germano (cantor e compositor)-NÁUTICO

 

 

Comentários