O Sport em 1961-em pé, Laxixa, Bria, Alemão, Manga (o paulista), Tomires e Nenzinho; agachados, Traçaia, Djalma, Osvaldo, Bentancor e Newton Adrião (Acervo do Blog). |
No dia 24 de fevereiro de 1959, o Santa Cruz, comandado pelo técnico Gentil Cardoso, preparava-se para disputar o Campeonato Pernambucano. O treinador, recifense do bairro da Torre, mas de vivência carioca, havia quatro anos estreara treinando um time de sua terra. E com sucesso, pois levara o Sport, em 1955, a se sagrar campeão, no ano de seu cinquentenário. Na fase de treinamento para o Estadual, o Tricolor realizou vários amistosos. Num desses jogos recebeu o Botafogo, na Ilha do Retiro. Não é preciso falar do interesse que o encontro despertou. Todos queriam ver o fenomenal Garrincha, que, menos de um ano antes, tinha sido um dos expoentes da conquista do título de campeão do mundo pelo Brasil em gramados da Suécia. Ao seu lado, os também campeões mundiais Didi e Zagallo.
Porém, quem esperava assistir a um show do “anjo das pernas tortas”, ficou deslumbrado com um jovem jogador do Santa. Era o ponta esquerda Newton Adrião, naquele dia jogando pela direita, que desnorteou a defesa botafoguense e balançou a rede duas vezes na vitória da Cobra Coral sobre o time da Estrela Solitária por 3 x 2. Só que ele não durou no Arruda. Logo estava vestindo a camisa 11 do Sport, cujo dono, até então, Mainha, se mudava para as Repúblicas Independentes do Arruda, onde seria campeão do ano. Na Ilha, Newton participou dos campeonatos de 1961/62, quando o Sport foi bi.
Cumprindo o périplo natural de qualquer ser vivente, Newton Adrião da Silva acaba de nos deixar. Será sepultado nesta segunda-feira (24), na sua cidade natal, João Alfredo, no Sgreste do Estado. O velório acontecerá das 8h às 11h, na Funerária PLAD, situada nas proximidades do cemitério da cidade.
O ex-jogador tinha 87 anos, completados em 5 de fevereiro de 2023 e morreu neste domingo,(23) no Recife. Depois de descalçar as chuteiras ele desempenhou as funções de veterinário e auditor da Receita do Estado de Pernambuco.
Comentários
Postar um comentário