NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

SELEÇÃO COM O VELHO TOQUE PERNAMBUCANO



ÍNDICE: 1) Seleção com o velho toque pernambucano. 2) Pernambucanidade 3) De Aliança para o Reino Unido 4) Vapt, Vupt 5) O quase bafafá das mulheres 6) Vencer é preciso 7) Hora da reação 8) Tiroteio 9) Quatro por quatro 10) Aquele gol.. 11) O homem é o nove  12) Campeonatos Subs

SELEÇÃO COM O VELHO TOQUE PERNAMBUCANO –  Fazia tempo que os pernambucanos não viam um conterrâneo na Seleção. A lacuna acaba de ser preenchida. Ao convocar a Amarelinha para enfrentar Guiné e Senegal, em Barcelona e Lisboa, dias 17 e 20 de junho, o técnico provisório Ramon Menezes relacionou o zagueiro Nino (foto), do Fluminense, e o meia Joelinton, do Newcastle (ING). Ambos são gente da gente.

Nino: orgulho de ser pernambucano (Reprodução)


PERNAMBUCANIDADE – Quando era garoto, o recifense Nino, nascido no bairro Campina do Barreto,  jogou futsal pelo Santa Cruz. Mudou-se para o campo, agora defendendo o Sport. Mas, com 15 anos,  como se canta na roda de ciranda, foi nadar em outras águas. A rigor, os pernambucanos só vieram a saber dele em 2021. Foi um dos jogadores que levaram o Brasil a se sagrar campeão olímpico, no Japão. Na hora da medalha de ouro fez questão de exibir uma camisa retratando a bandeira de Pernambuco, para orgulho de seus coestaduanos. Tinha esquecido de botar na bagagem o símbolo da amada terra. Recorreu ao repórter Tiago Medeiros, que recorreu ao seu colega André Galindo, ambos da Globo e pernambucanos, como Nino. Galho quebrado para satisfação do nosso campeão olímpico, que também orgulha o Fluminense, como primeiro jogador do clube a obter tal honraria.

DE ALIANÇA PARA O REINO UNIDO – Nascido em Aliança, na Zona Norte de Pernambuco, o meio-campista Joelinton, 27 anos, do Newcastle, é cria do Sport. E já vestiu a camisa amarela, mas como amador, em 2012 pela seleção sub-17, convocado pelo técnico Marquinhos Santos. No Leão subiu para o elenco profissional em 2013, quando Marcelo Martelotti, hoje no Retrô, era o treinador. Só estreou em 2014, já com Eduardo Baptista no comando do time. Substituiu Neto Baiano durante um clássico em que o Sport derrotou o Santa Cruz por 2 x 1 pela Copa do Nordeste, da qual o Rubro-Negro terminou campeão. Após brilhar no Brasileirão, em 2015 foi negociado com o Hoffenheim, da Alemanha. No ano seguinte foi emprestado ao Rapid de Viena. Terminou indo para o Newcastle, onde está desde 2019. De atacante passou a jogar como segundo volante em 2021. Por coincidência, a convocação para a Canarinha pegou-o em pleno período de férias com a família, no Recife

.

Joelinton: prestígio internacional (Reprodução)n 

VAPT, VUPT – Ramon Menezes nem teve tempo de descansar direito, depois de comandar o time do Brasil na vitória por 2 x 0 sobre a Nigéria, sábado 27, à noite, na Argentina, pela Copa do Mundo Sub-20.  No domingo logo cedo estava voando para o Rio, a fim de convocar a seleção principal para os amistosos contra guineenses e senegaleses.  Voltou imediatamente para a Argentina, onde sua rapaziada joga às 14h30 dessa quarta (31), em Mar del Plata. Na luta por uma vaga nas oitavas de final, o Brasil, líder do Grupo D, encara a Tunísia, terceira colocada do Grupo E, que tem a Inglaterra na liderança.

O QUASE BAFAFÁ DAS MULHERES – Parece brincadeira, mas não ia havendo confusão na Ilha do Retiro, no jogo Sport 4 x 1 ABC? Justamente na hora em que um grupo de torcedoras visitantes comemoravam o gol de seu time. Houve discussão com algumas rubro-negras. Não sei quem provocou quem, mas felizmente foi apenas um ensaio. A sensatez predominou.

VENCER É PRECISO – Tem bola rolando às 19h desta terça-feira (30), na Ilha do Retiro. O Sport recebe o Athlético Paranaense na rodada de ida das semifinais da Copa do Brasil Sub-17. Vencer aqui é necessário para que a meninada leonina saia para a partida de volta, quinta-feira 8/6, em  Curitiba, mais confiante.  A outra semifinal, com o primeiro jogo também nesta terça, em São Januário, reúne Vasco da Gama e Palmeiras.

HORA DA REAÇÃO – É justamente o que a torcida do Náutico espera de  Fernando Marchiori, o novo técnico do Timbu. Ele vai lutar para levar o Alvirrubro de volta à Série B do Campeonato Brasileiro, depois da saída de Dado Cavalcanti e da rápida passagem de Otávio Augusto, do sub-20. A equipe dos Aflitos tem feito uma campanha com altos e baixos na Série C. No momento está no meio da tabela de classificação. Entre 20 equipes é a 12ª colocada, com 7 pontos, 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. O objetivo imediato é chegar ao G 8.

Fernando Marchiori: depois do Frasqueirão, Aflitos (Reprodução) 


NO TIROTEIO – Fernando Marchiori nem terá tempo de conhecer melhor sua equipe e já entra no fogo cruzado. Sua estreia será sábado, 3, contra o Pouso Alegre (13º), em Minas Gerais. O time mineiro vem de uma derrota para o Operário-PR por 1 x 0, fora de casa. Adaptar uma equipe a um sistema de jogo, dessa maneira, é dose.

QUATRO POR QUATRO – Um no Grupo 3, outro no 4. Santa Cruz e Retrô ocupam a quarta colocação na Série D, com quatro jogos disputados. O Tricolor tem 7 pontos no 3, com 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota; no 4, o Retrô, ainda invicto, conta com 6 pontos, 1 vitória, 3 empates, 0 derrota. Sábado (3), a Cobrinha receberá o líder Sousa, e domingo (4), a Fênix visitará o Jacuipense (6º), na Bahia.

AQUELE GOL... – Na rodada passada, o Retrô se saiu bem ao obter sua primeira vitória na competição – 2 x 1 sobre o Atlético de Alagoinhas-BA. Porém, o Santa Cruz, que estava obtendo uma excelente vitória em cima do Nacional, em Patos-PB, entregou o ouro no finzinho do jogo. O empate foi recebido como derrota, principalmente porque o Santa jogou com um homem a mais durante um bom tempo da partida. Uma semana antes, o Santinha havia entregado o ouro, em Mossoró, por 2 x 1.

O HOMEM É O NOVE – Com 5 gols em 6 jogos, o veterano atacante Vágner Love é o principal artilheiro da Série B, no momento. Mais uma vez brilhou diante das mulheres, assinalando dois tentos na vitória do Sport por 4 x 1 sobre o lanterna ABC. Contra o Londrina (14º), domingo que vem (4), na cidade paranaense do mesmo nome, o homem da camisa 9 do Leão vai merecer todas as atenções da defesa do time da casa. Como o Sport dispõe de outros bons finalizadores, como Luciano Juba e Jorginho, certamente deve procurar escapar pela tangente. Na realidade, o Leão chegará a Londrina animado. O perigo é que a equipe da casa vem de uma derrota fora para o Ituano por 3 x 1 e vai ser imensamente cobrado por sua torcida.

CAMPEONATOS SUBs – Passada a sétima das 11 rodadas do Campeonato Pernambucano Sub-20, o Náutico está na liderança, com 15 pontos, seguido do Porto, com 13. O Sport também tem 13, mas perde para o Gavião no saldo de gol – 9 x 5 – depois de empate no número de vitórias – 4 x 4. Na categoria Sub-13, o Sport lidera, com 15 pontos. O Retrô é o vice-líder, com 10. O Náutico tem a mesma pontuação, mas a Fênix leva a melhor no saldo de gol por 8 x 4 após empate por 3 x 3 em vitórias.

Comentários