NO PÉ DA CONVERSA – Lenivaldo Aragão

1-Guerra e paz / 2- Briga de cachorro grande / 3- Retrô do povão / 4- Sport 75 / 5-Peito de Aço e Luciano Maravilha / 8- O messias Juba / 9- Gols celestiais / 10-O helicóptero Pelé / 11-Vôlei internacional no Geraldão



Tudo em paz com Souza e Marchiori (Foto Show de Bola-Reprodução)


 

GUERRA E PAZ – Nada a ver com o célebre romance do russo Lev Tolstói. Fico no Recife mesmo, mais propriamente no bairro dos Aflitos, Zona Norte da capital pernambucana. O tempo que andou ardendo por lá nesta fase de preparação para o duelo com o Paysandu, parece ter esfriado, após a oportuna intervenção da diretoria. O técnico Fernando Marchiori e o meia Souza, depois de um entrevero, chegaram às boas. A timbuzada espera que em Belém, em vez de se morderem, tratem de morder a turma do outro lado.

BRIGA DE CACHORRO GRANDE – A situação era outra, mas na noite de 01/12/1967, enquanto o Náutico estava eliminando da Taça Brasil o poderoso Atlético em pleno Mineirão,  aqui na Cidade Maurícia, seguidores de José Porfírio e de Wilson Campos debatiam-se acaloradamente numa reunião do Conselho Deliberativo. O ambiente era tão pesado, que até uma guarnição da Rádio Patrulha estava de plantão no chamado Palacete da Avenida Conselheiro Rosa e Silva. Porém, entre mortos e feridos, como diz o ditado, escaparam todos, e no fim porfiristas e wilsistas comemoraram o extraordinário feito de Ivan Brondi e seus capitaneados, sob o comando do inesquecível Duque. Jogo pela televisão ainda estava por vir, e as emoções chegavam via radinho de pilha.  

RETRÔ DO POVÃO – No momento, sem eira e nem beira, não podendo vibrar com as três cores, o povão tem no Retrô sua escapatória. A Fênix precisa ficar entre os quatro semifinalistas deste ano, passando automaticamente para a Série C, a fim de que sua vaga na Série D 2024 seja assumida pelo necessitado Santa Cruz. Neste domingo, 13, o que não vai faltar é tricolor fazendo figa para os lados do Maranhão.




SPORT 75 – O músico e advogado Rogério Andrade, autor de várias músicas homenageando seu Sport, como “ninguém segura o Sport não...”, telefona-me para lembrar que nessa quarta-feira 10 de agosto, fez 48 anos que o Leão tirou o pé do atoleiro. Depois de 12 anos vendo Náutico e Santa Cruz levantarem a taça, o time da Praça da Bandeira sagrou-se campeão pernambucano. Foi o ano do slogan criado para a participação do Leão no campeonato “Sport 75, 20 vezes campeão”.

PEITO DE AÇO E LUCIANO MARAVILHA – Era no tempo da chamada Seleção do Nordeste, com Dario Peito de Aço, Luciano Maravilha etc. Como já caminhava para o 13º ano de jejum, o Leão da Ilha havia entrado na galhofa de alvirrubros e tricolores, como “Leão XIII” – nome de um papa da Igreja Católica, e do famoso time da Usina Catende, que participava do Campeonato das Usinas.



O MESSIAS JUBA – Pelo que me diz, via internet, Elney Pitangueira de Andrade, a torcida do Bahia aguarda com muita expectativa a chegada de Luciano Juba. Todos esperam que o time, que não vai muito bem das pernas, suba de produção. Elney é um fervoroso torcedor do Esquadrão de Aço, desde quando seu pai, o lateral esquerdo potiguar Ney Andrade – defendeu o Sport e o América-PE – jogava lá.  Chegou a pertencer à base do “inimigo” Vitória, que ele e a galera do Bahia tratam por “Vicetória”.  Criança, morou no Recife. Como o pai, acompanha o futebol  pernambucano, principalmente o Sport.   

GOLS CELESTIAIS – “Lasalvia em Pernambuco é sobrenome de craques de futebol e de pessoas do bem. Agora Celso vai dar assistências para seus irmãos Nado e Bita fazerem gols celestiais.”

(Do paraibano de Bananeiras Erandy Montenegro, ex-atacante e ex-treinador do Santa Cruz e de vários clubes da Região, hoje residindo em Fortaleza. O Vasco da Gama foi o clube mais famoso que defendeu).

O HELICÓPTERO PELÉ

“Subimos juntos para cabecear. Eu e Pelé. A lei da gravidade obrigou-me a descer ao solo. Perplexo, olhei para o alto. Ele permanecia, como um helicóptero, tentando a cabeçada. Conseguiu.”

(FACHETTI, zagueiro da Seleção Italiana)

 VÔLEI INTERNACIONAL NO GERALDÃO – A recuperação do Geraldão recolocou o Recife na rota dos grandes eventos esportivos. Depois de várias competições, teremos neste mês, o XV Campeonato Sul-Americano de Vôlei Feminino. O Brasil é o atual campeão e a maior atração. 



Confira a programação:

19/08 (sábado)

18h00-Argentina x Peru

20h30-BRASIL x Chile  

20/08 (domingo)

16h00 Chile x Colômbia

18h30 BRASIL x Argentina  

21/08 (segunda-feira)

18h00-Peru x Colômbia

20h30-Chile x Argentina

22/08 (terça-feira)

18h00-Argentina x Colômbia

20h30-BRASIL x Peru

23/08 (quarta-feira)

18h00 Peru x Chile

20h30-BRASIL x Colômbia

Foto: Show de Bola - Reprodução

Comentários